segunda-feira, 29 de junho de 2009

Guiné 63/74 - P4602: IV Encontro Nacional do Nosso Blogue (15): Reais personagens em Monte Real no dia 6 de Junho de 2009 (Manuel Maia)

1. Mensagem de Manuel Maia, ex-Fur Mil da 2.ª CCAÇ/BCAÇ 4610, Bissum Naga, Cafal Balanta e Cafine, 1972/74) (*), com data de 24 de Junho de 2009, que não tendo estado pessoalmente em Ortigosa, quis a seu modo participar no acontecimento:

Caros Luís e Carlos,

(Dirijo-me a vós pois sois normalmente um ou outro quem faz o subido favor de me aturar...)

Estive uns dias sem computador e finalmente hoje saí do estádio de hibernação em que me encontrava para dizer de minha justiça...

Foi interessante ler sobre a festa e concluir que porventura terá sido de arromba.

A escolha do local parece-me óbvia pois já só algo REAL estara à altura de receber tão REAIS PERSONAGENS.
Pena minha não ter podido dizer presente, mas a vida é isto mesmo está em constante mudança.

Isto não implicou um alheamento da minha parte já que através dum sistema novo que está ainda em fase de testes e ao qual acedi por influência da irmã do primo do motorista do tecnico adjunto do engenheiro principal, ele também pessoa que afinal conheço de relanço pois um dia foi ao teatro ver a mesma peça que eu espreitava por trás de uma porta de acesso às frizas, e topei-o logo pois andava com uma vizinha minha, por sinal muito engraçada e jeitosa que só visto...

Vai daí e atendendo a este conhecimento, minimo é certo, pude ter imagens da Quinta do Paúl do dia 20 do corrente...
Por favor não me perguntem como pois é uma espécie de segredo de estado, e com isto não se brinca...

Já sabeis que a razão subjacente a este meu interesse pelas novas tecnologias (uma vez mais sou obrigado a informar-vos de que se trata dum segredo de estado e que, como tal, tenho de preservar, sob pena de a tal vizinha deixar de me cumprimentar se acaso souber que dei com a língua nos dentes...), a razão dizia, independentemente de me aperceber da evolução do acontecimento - embirro com a palavra evento - foi confirmar ou não da presença de certa figura (todos sabeis quem é, daí me abster de referir o nome...) que, por informações de que dispunha talvez pudesse ter aparecido no 10 de Junho ou então agora - uma vez que falhara o dia da Raça devido ao mau tempo - aí na Ortigosa escondido atrás de uns óculos Paco Rabane em vez dos Ray-Ban, sem lenço, desprovido de medalhas, disfarçado de jardineiro, ou empregado de mesa mas imbuido da ideia de silenciar o escriba agora de serviço.

Houve um período em que as imagens me fugiram, ali junto à piscina e jardim (uns bons dez a quinze minutos...) e tive a ilusão de o ter visto mas evidentemente que não posso jurar sobre a Biblia de que se tratava dele...

Agora, analizando a frio, concluo que provavelmente não era o dito cujo, pois se eu dispunha de informações da probabilidade da sua presença, naturalmente que ele acederia a meios sofisticadíssimos (não os que vos falei mas de outra agência efebiana ou kapagebeana qualquer...) que poderiam tê-lo informado da probabilidade da minha ausência...

Enfim, coisas da espionagem e contra espionagem que eu agora não posso esmiuçar numa explicação que implicaria a possibilidade desta nobre arte poder vir a ser considerada um acto menor e longe de mim tal coisa...

É que para além dos postos de trabalho que se perderiam com essa asserção haveria ainda consequências graves para mim como a que vos referi já da minha vizinha deixar de me cumprimentar...

Quer queiram quer não, é uma espécie de teoria da conspiração...

Agradecia pois que me informassem se porventura (dentro do contexto por mim referenciado de jardineiro ou empregado de mesa...) não vislumbraram alguém passível de ser enquadrado nas minhas suspeitas.

Até lá envio-vos umas sextilhas alusivas ao acto.

Já só Monte REAL seria opção
p´ra honrar, com qualidade a recepção
aos ex-guinéus, tabanca virtual.
A Quinta do Paúl na Ortigosa
virou de conhecida a mais famosa
num âmbito ´inda além do nacional.

Centena ultrapassada nas presenças
com credos, cor e outras diferenças,
brilhou, estou certo, a aura da harmonia.
Histórias mil levadas à exaustão
contadas, recontadas, pois então,
o dia era de festa e de alegria...

De AB ausência foi mui comentada
por causa até da prenda preparada,
nas Caldas, onde oleiros se esmeraram...
Apostas com rigor da simetria,
medalhas refulgiam, noite e dia,
no busto, e não naquilo em que pensaram...

Um abraço camarigo (palavra, da lavra do Mexia Alves que passarei a usar com sua licença e que acho deveras interessante.)

Manuel Maia

Grupo das bajudas presentes em Ortigosa/Monte Real

Grupo dos atabancados, alguns a... BANDO... nados tempo demais entre o arame farpado

Fotos: © David Guimarães (2009). Direitos reservados


2. Comentário de CV:

Caro Manuel, que eu reparasse todos os presentes eram conhecidos pelos seus nomes escritos com todas as letras, como Manuel, Carlos, Luís, José, Miguel, David, etc, etc. Por siglas, só, ninguém. Satisfeito?

Para tua completa informação tínhamos camaradas não pertencentes aos tais bandos que passaram a sua vida refastelados dentro do arame farpado, com todas as comodidades que ele cercava, pois, com muito prazer, compartilhámos o espaço da Quinta do Paúl com alguns camaradas da Força Aérea e da Marinha. Como sabes, era complicado voar ou navegar cercado com arame farpado, não dava lá muito jeito.

Como pudeste constatar pela visualização das fotos já publicadas, o ambiente foi óptimo, porque não tivemos a presença de indesejáveis.

Quem fala de indesejáveis, fala do contrário, assim esperamos que no próximo Encontro faças parte do grupo dos presentes desejáveis.

Um abraço da Tertúlia.
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 22 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4561: Blogpoesia (49): História de Portugal em sextilhas (Manuel Maia) (VI Parte): IV Dinastia (Brigantina) (até 1755)

Vd. último poste da série de 25 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - 4575: IV Encontro Nacional do Nosso Blogue (14): Gostei muito, nunca vou esquecer (Amadu Djaló / Virgínio Biote)

2 comentários:

Joaquim Mexia Alves disse...

Quanto ao camarigo, meu caro Manuel Maia, entreguei os "direitos de autor" à Tabanca Grande para que todos a possam usar se assim o desejarem.

E por isso mesmo aqui vai um abraço camarigo para ti e para os outros camarigos

JD disse...

Caro Manel,
Andas na onda literária e, a avaliar pelo tempo em que foste mobilizado para as férias africanas, também leste "A Mosca", esse suplemento aviltante do D. Lisboa que parecia escrita de buldozer, passando por cima das vulgares resgras de acentuação. Mas como disse outro consagrado, sofremos das influências que nos caem no goto.
Quanto ao resto, posso afiançar, ele andou por lá, sofisticadíssimo, com disfarce de espírito. Mas o pessoal saudoso das mordomias africanas nem tinha olhos para perscrutar os ares, talvez porque a amesendação ficava ao nível das mesas, onde se concentrava a nossa atenção. Farás o favor de apresentar cumprimentos à tua linda vizinha, e garante-lhe qu o segredo continua garantido.
Um abraço
J.Dinis