segunda-feira, 22 de junho de 2009

Guiné 63/74 - P4560: IV Encontro Nacional do Nosso Blogue (6): De São Miguel, Açores, com emoção e amizade (Tomás Carneiro, CCAÇ 4745, 1973/74)


Quinta do Paul, Ortigosa, Monte Real, Leiria > IV Encontro Nacional do nosso blogue > 20 de Junho de 2009 > Dois camaradas da CCAÇ 4745/73 - Águias de Binta (1973/74) que caiem nos braços um do outro ao fim de 35 anos!!!... O Tomás Carneiro (aqui à direita) veio expressamente da sua terra, São Miguel, para reencontrar-se com o seu amigo José Pedro Neves (e esposa, Ana Maria, primeira foto de cima) (*)

Fotos: © Eduadro Magalhães Ribeiro (2009). Direitos reservados

1. Mensagem do novo membro da nossa Tabanca Grande, Tomás Carneiro, residente em São Miguel - Região Autónoma dos Açores, e que pertenceu à CCAÇ 475/73:


Olá, amigos de ontem, de hoje e para sempre: neste momento ainda sinto um nó na garganta, mas estou teimoso, vou continuar a escrever. O ir [à Ortigosa], com a garantia de encontrar o meu amigo Pedro, deu-me uma força que não resisti, fui por aí fora, no sábado estava com os nervos à flor da pele, porque só conhecia o Pedro, e como falar com os amigos desconhecidos?

Mas estava seguro da minha muleta que era o Pedro,e aquele momento, que jamais esquecerei... u chego ao pé,ele olha-me, eu fico estático, dois palavrões e abraço, choro, tremideira sem articular palavra... Com a Ana foi o mesmo, não sei,fiquei atordoado, passaram-se 35 anos sem nos vermos depois relaxámos com o passar do tempo.

Pois é, meus amigos, aqui estou a agradecer todo o carinho que demonstraram por mim, fico agradecido pela atenção, e que eu possa corresponder às expectativas ontem criadas.

Um abraço para todos os camaradas, obrigado Vinhal pela persistência junto do Pedro, em ela não sei o que sentiria hoje.

telf. 296298757 (casa)
mail: tomascarneiro@sapo.pt

2. A Ana Maria acaba, por sua vez, de lhe mandar o seguinte mail:

Olá, Amigo Tomás.

Posso tratar-te assim?

Hoje quem escreve sou eu, Ana.

Obrigada por teres proporcionado um dia muito feliz ao meu marido.

Também gostei muito de te conhecer, és tal e qual a pessoa que o Zé Pedro me descrevia, pessoa simples e genuína, o Magalhães Ribeiro mandou as nossas fotos,
o que muito agradeço ao amigo de longa data, M.R.

Espero que haja muitos encontros desta natureza, foi um momento muito bonito, agradeço também ao amigo Vinhal, ele sabe o porquê...

Um beijo muito grande para ti, Tomás.
Da amiga Ana.

3. Comentário de L.G.:

No meio de tudo, não fora a insistência do Carlos Vinhal, o Tomás e José Pedro (e já agora, a Ana) ter-se-iam desencontrado... Enfim, tudo está bem quando acaba em bem... Foi uma feliz coincidência e o mínimo que se pode dizer é que o mundo é pequeno e o nosso blogue... é grande.

Quando cheguei a Monte Real, por volta das 11h de sábdo, fui directo à Pensão Rita, para estar com os elementos da Comissão Organizadora do nosso encontro (Carlos Vinhal, J. Mexia Alves e Miguel Pessoa), tendo-me deparado com o Tomás Carneiro que eu não conhecia pessoalmente e que confundi com...o pessoal de serviço na recepção... Imaginem!... Com o seu ar tímido, só mais tarde é que ele se deu a conhecer.... Em suma, uma das muitas histórias de emoção, amizade e camaradagem que aconteceram no sábado passado, no âmbito do nosso IV Encontro... Esta fica aqui sumariamente contada, para mais tarde... recordar. (**)

Vou só pedir ao Tomás mais alguns elementos informativos a seu respeito, e mais a concretamente algumas fotos da época em que esteve na Guiné (1973/74), para que a sua apresentação à Tabanca Grande fique completa. Para, para a o José Pedro e para a Ana (e para o fotógrafo de ocasião), um Alfa Bravo.
______

Notas de L.G.:

(*) Vd. poste de 21 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4556: IV Encontro Nacional do Nosso Blogue (2): Os meus agradecimentos (José Pedro Neves, CCAÇ 4745, Águias de Binta )

(...) "Após 36 anos, rencontrar o Tomás Carneiro, que veio de propósito dos Açores - S. Miguel, sem me avisar, e que se colocou junto de mim, quando eu trocava umas palavras com outros camaradas e reconheci de imediato, como sendo um dos elementos da nossa CCaç 4745- Águias de Binta... O Tomás quis fazer-me esta surpresa e conseguiu, uma vez que ele sabia que eu ia ao Encontro Nacional e inscreveu-se à última da hora, para eu não ver o nome dele na lista de presenças e assim conseguir proporcionar o efeito surpresa. Obrigado por esta surpresa, Tomás!!!" (...)



(**) Vd. os outros postes anteriores desta série :

22 de Junho de 2009 >Guiné 63/74 - P4559: IV Encontro Nacional do Nosso Blogue (5): Esse nobre sentimento..., na voz do fadista J. Mexia Alves... (Luís Graça)

21 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4558: IV Encontro Nacional do Nosso Blogue (4): Até nem faltou o Lion Brand, o repelente antimosquito... (Luís Graça)

21 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4557: IV Encontro Nacional do Nosso Blogue (3): Um dia caloroso, em que fizemos novos amigos (Joaquim e Margarida Peixoto)

21 de Junho de 2009 >Guiné 63/74 - P4555: IV Encontro Nacional do Nosso Blogue (1): Muito calor físico e humano... (Luís Graça)

Sem comentários: