quinta-feira, 21 de maio de 2009

Guiné 63/74 - P4393: Tabanca Grande (146): José Eduardo Alves, ex-Soldado Condutor Auto da CART 6250/72 (Mampatá, 1972/74)

1. Mensagem de José Eduardo Alves, com data de 19 de Maio de 2009:

Boa noite dr. Luís
Eu sou J.E.S. Alves (Leça), ex-Condutor da Cart 6250, Mampatá, 1972/74, um afincado leitor do vosso blogue, pelo qual admiro todos quantos fazem com ele seja maior que o mundo.

Gostava de escrever para o blogue, mas devo confessar que da tropa nem do pré gostava, um dia ia levando um castigo por não ter ido receber, era tão pouco que não valia a pena.

Depois, eu era contra tudo o que fosse amarelo, mas um dia hei-de arranjar jeito para mostrar o porquê da minha indignação na altura.

Hoje falo da minha ida à Guiné no mês de Fevereiro passado. Fui com a minha esposa de carro, com a caravana do Moreira de Coimbra.

Lá, fomos tão bem recebidos que a minha esposa quer lá voltar para o ano que vem.

Quando chegámos a Pirada, perguntei se já estávamos na Guiné Portuguesa, mas logo corrigi o erro. Um guineense deu-me um abraço e disse:

- Sim, esta é a Guiné Portuguesa.

Quando cheguei a Mámpatá, fui reconhecido por algumas pessoas que me perguntaram porque é que só agora fui.

Vou terminar por hoje.
Vou tentar enviar um foto da Guiné, porque em exposição ganha um prémio.

Se acharem, deve ser publicado. Deixo ao seu critério.

Um abraço do tamanho do blogue
J. Eduardo Alves
Leça da Palmeira

Nesta foto Eduardo Alves e António Carvalho, dois ex-militares da CART 6250, no meio de gente bonita e calorosa da Guiné-Bissau

Uma singela homenagem a camaradas da CCAÇ 2406 e Pel Caç Nat 53 que perderam a vida na guerra da Guiné

O nosso camarada Eduardo Alves, nas cerimónias do 10 de Junho de 2008, no Cemitério de Leça da Palmeira


2. Comentário de CV:

Caro Eduardo. Olá vizinho.
Nas palavras do nosso Editor Luís Graça, és desde já um elemento da nossa Tabanca Grande, uma vez que foste a Meca.

Quer ele referir-se à tua ida à Guiné-Bissau, de carro, e levando a tua esposa como pendura. Embora integrado em coluna com pessoas experientes, foi uma proeza.
Para complicar, ainda por cima nos puseram em sobressalto face aos acontecimentos da Guiné-Bissau convosco lá. Felizmente correu tudo bem e vocês voltaram sãos e salvos.

Se tiveres algum tempo disponível (és patrão, logo tens outras responsabilidades) escreve as tuas estórias, mesmo aquelas contra os amarelos. Já agora não os meças todos pela mesma medida. Havia bons e maus amararelos.

Manda-me uma foto actual e outra antiga para os nossos arquivos. Se quiseres passas por minha casa e entregas-me ou metes na caixa do correio.

Como saberás, no próximo dia 20 de Junho vamos estar em Monte Real. Vais aparecer? O teu camarada Zé Manel já se inscreveu, o Carvalho ainda não se manifestou.

Se não fores, vais ser o único leceiro do Blogue a não ir ao Encontro. Vamos: o Agostinho, o Zé Carlos e eu. Vê lá nos nos deixes ficar mal.

Não sei se reparaste que o Luís Graça te chamou a atenção para o facto de aqui no Blogue nos tratarmos por tu, assim, a partir de hoje nada de insultos.

Caro vizinho, se não for antes, dia 10 de Junho, estaremos juntos no Cemitério de Leça da Palmeira a homenagear os nossos camaradas que perderam a sua vida na Guerra Colonial.

Recebe um abraço em nome da Tertúlia.
Carlos Vinhal
__________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 19 de Maio de 2009 > Guiné 63/74 - P4377: Tabanca Grande (145): João Lourenço, ex-Alf Mil do PINT 9288 (Cufar, 1973/74)

1 comentário:

Luís Graça disse...

É verdade, já tinha saudado, por mail, o nosso novo 'tabanqueiro':

José Eduardo, meu caro camarada: O Dr. não é para aqui chamado... No blogue tratamo-nos por tu...

Fico feliz por apareceres e pertenceres à Companhia dos Unidos... O Zé Manel e a mulher, Luísa, vão estar no nosso encontro, a 20 de Junho, em Ortigosa, Mint Real, Leiria (IV Encontro Nacional do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné)...

Tu vais querer e poder aparecer ?
Um abraço. Luís