sábado, 9 de maio de 2009

Guiné 63/74 - P4307: Humor de caserna (11): Amizades muito especiais (António M. Conceição Santos / Magalhães Ribeiro)


Amigos, tenho andado aqui atrapalhado a arranjar uns minutos, para escrever estas palavras que se seguem.  
São palavras que demoram sempre muito tempo a delinear no pensamento e depois, outro tanto ou mais, a teclar no PC.  
Os meus professores - Luís e Vinhal -, lá me vão explicando como se trabalha com o blogue, que tipos de letra se devem usar, os tamanhos ideais e correctos para as fotos, etc.  
Podem crer que não tem sido nada fácil. Escrevo, apago, volto a escrever e volto a apagar.  
Depois é a colocação do material no blogue... XIÇA!  
É a foto que se introduz mal e, ou, não está formatada e, ou desapareceu! É o texto que se encavalita nas fotos, ou as fotos que se desenquadram... APRE!  
Só vos digo que isto, de "trabalhar" no blogue apostando-se na qualidade da disposição e apresentação de cada um dos "posts" custa... MUITO TEMPO.  
Bom, desde que comecei a dar uma mãozinha no blogue, quase ainda nem tive tempo para ver sequer os meus e-mails "culturais", que se vão acumulando nas "caixas".  
Mas agora que consegui uns minutos vou-vos contar que, para se apresentar aquilo que vos é dado ver no blogue, tem que haver outro tanto "trabalho" nos "bastidores", coisa que, como facilmente se pode deduzir, é indispensável à equipa Luís Graça, Virgínio Briote e Carlos Vinhal, agora com a minha ainda muito recente colaboração.  
Sosseguem não vos vou martirizar com a descrição dos tais "trabalhos" mas, tão simplesmente, contar-vos uma das diversas trocas de e-mails, que se tornou hilariante entre os envolvidos no passado dia 27 de Abril.  
A ver:  
1- Recebi um e-mail do António Manuel da Conceição Santos, de Faro  
Dizia assim:  
"Parabéns, já te vi no blogue de Luís Graça & Camaradas da Guiné. Agora é só ocupares o teu tempo, pois segundo penso, estás disponível para estas coisas. Dou-te a maior força deste mundo.  
Um abração para ti e para todos os membros do respectivo Blogue.  
Louvo-vos e ergo a minha voz aos céus com um só pensamento comum: 

  • Ao Luís Graça, com toda a justiça te digo, parabéns por continuares com esta tarefa inacabada;
  • Ao Carlos Vinhal, com toda a justiça te digo, parabéns por continuares com esta tarefa inabalável;
  • Ao Virgílio Briote, com toda a justiça te digo, parabéns por continuares com esta tarefa sem fim;
  • Ao Humberto Reis, com toda a justiça te digo, parabéns por continuares com esta tarefa indestrutível;
  • Ao Magalhães Ribeiro, com toda a justiça te digo, parabéns por continuares com esta tarefa imperdível.  
É que, este trabalho só terá fim, quando todos os camaradas que passaram pela Guiné entre 1963 e 1974, tenham contado as suas histórias. Muitos, mas muitos já contaram as suas, mas ainda faltam muitos, mais que ainda não as contaram.  
Histórias de recordações, boas ou más. Histórias de angústia. Histórias de dor, de amor e de saudades.  
São as nossas histórias, memórias do passado, que neste singelo blogue nos é permitido escrever.  
Um grande alfa-bravo para a equipa.  
De um leitor que faz parte da lista do vosso/nosso blogue.  
António Manuel da Conceição Santos - Faro 
Ex-Furriel de Operações Especiais - Ranger 
Guiné (Cadique) 1972 a 1974 - CCAÇ 4540  
2- Logo de seguida reenviei-o para o L. Graça, C. Vinhal e B. Vriote 
Amigos Luís, Vinhal e Briote,
Reenvio-vos o e-mail abaixo, que me foi enviado, para vosso conhecimento. 
Já estou a receber parabéns e ainda não fiz nada... eheheheheheheh... 
Estas palavras são 100% para vós! Merecidas sem qualquer dúvida.  
Um abraço para todos vós do MR  
3- Respondi então ao Santos
Boa noite Amigo Santos,
Vamos a ver se eu consigo dar conta do recado. 
Eu, na EDP, estou só c/ mais 4 engenheiros mecânicos para a manutenção de cerca de 30 grandes barragens e quase 50 mini-hídricas.  
Além de ter que "alimentar" o meu blogue... eheheheheheh... ainda dou algum contributo, para 4 Associações, pois neste momento, sou Vice-Presidente da Delegação do Porto, da A.P.V.G. (Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra), Membro da Assembleia Geral da A.O.E. (Associação de Operações Especiais), Membro da Assembleia Geral da L.A.M.M.P. (Liga dos Amigos de Museu Militar do Porto) e Membro da Assembleia Geral da Beneficiência do Porto. 
Tenho a meu favor o método e a organização, senão estava lixado.  
Tempo precisava 27 ou 28 horas por dia... eheheheheheheh... 
São assim os RANGERS.  
Grande abraço para ti e até 10 de Junho se Deus quiser. 
MR  
4- Passados uns minutos recebi do Santos
Desculpa a minha intromissão: "como é que tens tempo para trik e trik?" heheheheheheh.   
5- A minha resposta 
Ó pá a mulher ainda não se queixou... palavra de honra!
Quando saio para as barragens, por muitos dias e durmo fora, ela vai comigo... eheheheheheheheh...  
Abraço Amigo do MR 


A Barragem de Belver situada no Rio Tejo, a cerca de 7 kms a montante da cidade Abrantes, está equipada com 6 grupos geradores
_________
Nota de MR:
Vd. último poste da série de:


9 comentários:

Anónimo disse...

Magalhães Ribeiro

Os meus parabens e o meu obrigado por estares(começares) a dar uma "mãozinha" aos Timoneiros.
Mereces um Abraço

Luis Faria

Jorge Fontinha disse...

É sempre bom haver gente como tu, não só para libertar um pouco os já "lendários" Luis;Vinhal e Briote, mas e sobretudo para dar continuidade ao seu trabalho.Eu já conhecia os teus atributos, pois todos os dias ou dia sim, dia sim..., me encontro na Esplanada da Sírios da Régua, com o Nosso comum amigo, RANGER ORLANDO CARDOSO, com o qual tenho trocado muitas impressões a teu respeito.Há uma coisa que nos liga aos tres.O tempo passado em PENUDE.
Sou do 1º Curso Op.Esp. do ano de 1970.
Integrante, na Guiné, da CCaç. 2791juntamente com o Luis Faria.
Parabens, continua.

JORGE FONTINHA

Julio Vilar pereira Pinto disse...

Realmente só um Ranger pode ter o tempo tão ocupado, parabens MR e sempre em frente pois quando se faz alguma coisa por gosto, custa muito menos.
No meu tempo em 67 os Rangers eram só em Stª Cruz, em Penude formavam as Companhias de Comandos, quando por lá andei estava a formar-se a Companhia Comando do Capitão Saraiva.

Unknown disse...

Ganda Ribeiro
Com tantas barragens e mini qualquer coisa a teu cargo e só de mais quatro manfios, deves cá fazer um pé de meia bem jeitoso. Pareces o dono da água (ou da electricidade ?)em Portugal. Depois com as aglomerações de mais quatro actividades em Associações é sempre a somar. Imagino que para dares aqui no blogue uma mão também acrescentas mais algum bago. Hum, já me cheira que organizaste um secretariado. Mas isso pouco importa. O que importa é que vens dar um grande contributo ao espaço deste bando que ainda respira com ou sem ajuda de aparelhos.

Anónimo disse...

Amigos e Camaradas Luís Faria, Jorge Fontinha, Júlio Pinto e Portojo, muito obrigado pelos vossos comentários,
Jorge Fontinha, é com muita satisfação que li que temos um amigo/irmão comum, o Orlando Cardoso.
Por estranha coincidência, ainda hoje, dia 9 de Maio, estive em Viana do Castelo, com um homem do teu curso 1º/70 - o Rui Souto -, que serviu nos GEs em Moçambique.
Eu fui a Viana do Castelo com o Casimiro de Carvalho ao fraterno e animado Almoço dos TIGRES DE CUMBIJÃ, que foram superior e competentemente (palavras unânimes dos seus homens), comandados por um nosso camarada “bloguista”, capitão de nome Vasco da Gama.
Como o Rui Souto é de Viana liguei-lhe para ele ir tomar café connosco.
Foi um almoço a que teremos (vou pedir a colaboração ao Vasco da Gama), que dedicar um post.
Amigo Portojo quanto te enganas… eheheheheheheh…
Somos 4 + eu, da EDP, aqui no Porto, mas atenção que as barragens estão divididas em grupos de centrais hidro-eléctricas: PHCL, PHDR e PHTM. Sendo que, o PH é comum a todas e quer dizer Produção Hidráulica (Água), acrescidas das iniciais dos maiores rios. Assim, CL = Cávado Lima, DR = Douro e TM = Tejo Mondego.
Nestes 3 grupos, existem eficazes e eficientes profissionais, devidamente organizados em equipas de trabalho, que prestam diariamente uma manutenção sistemática aos grupos geradores.
Nós no Porto, colaboramos, quando isso é superiormente determinado, nos trabalhos em grandes manutenções, reparações, beneficiações, licenciamentos, etc.
Quanto a categorias e ordenados, só te posso dizer que trago a EDP em tribunal.
Para te falar dos lucros Associativos, espero que a minha mulher jamais leia isto, mas devem rondar anualmente uns – 500 € (menos quinhentos Euros) mais euro, menos coisa.
4 anos de Corpos Directivos, nunca debitei 1 cêntimo que seja à A.P.V.G. (Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra), vá à inauguração de monumentos, festas, reuniões, Assembleias Gerais, etc.
12 anos de Corpos Directivos, nunca debitei 1 cêntimo à A.O.E. (Associação de Operações Especiais), vá à inauguração de monumentos, festas, reuniões, Assembleias Gerais, etc.
2 anos de Corpos Directivos, nunca debitei 1 cêntimo à L.A.M.M.P. (Liga dos Amigos de Museu Militar do Porto), vá à colóquios, seminários, Assembleias Gerais, etc.
Como vês Portojo, estou muito longe de facturar seja o que for. A conta do Banco só tem um débito por mês: o ordenado. Depois é sempre a creditar: menos xis, menos ípsilon, menos zê, etc.
Sou filho de militar, que em ensinou que o dinheiro não é tudo na vida. Obrigou-me a ser organizado, metódico e a não ser cobarde nem traidor.
Reconheço, no entanto, que sou MUITO rico em Amigos, felicidade, e satisfação pessoal.
Acabo mandando aquilo que sempre envio aos grandes Amigos,
Para todos vós um abração Amigo do MR

Unknown disse...

Caro Ribeiro
Acho que tomaste a sério o meu comentário.
Ou será que estou a interpretar como a "sério" a tua resposta ?
Melhor sossegarmos antes que cada um pense o que não quer pensar que pensa
Um abraço

Anónimo disse...

Amigo Portojo,
Claro que o meu... eheheheheheh... é de riso.
Claro que achei o teu comentário amigável e brincalhão.
A minha resposta respondendo à tua "provocação", está, penso eu engraçada, embora dizendo
Nada de confusões, a sério.
Alias eu detesto escrever nas entrelinhas, quando quero dizer algo mais contundente, não costumo pedir a terceiros.
Considero-te um Amigo (com A maiúsculo).
Um abração Amigo do MR

Anónimo disse...

Senhor M.R.
Deixe-se de diálogos espúrios e de revelar a sua vida particular. Só alimenta especulações e atrasa o trabalhinho!
Como V.Exa. referiu hà alguns dias atrás, em mail que me enviou, é preciso é treino!
Rendo-lhe homenagem pela posição que abraça,tornando-se mais um a quem fico devedor pela pujança do blogue.
Ainda vou combinar com o Portojo uma visita surpresa, a ver se o apanhamos com as belas secretárias, e pela hora do almoço, a ver se puxa do cartão para o rega-bofe. Noblesse oblige.
Abraços
J.Dinis

Anónimo disse...

Combinado Amigo Dinis, de preferência a uma 4ª feira, pois assim juntamo-nos e vamos almoçar com o pessoal da Tertúlia de Matosinhos.
Embora tenha que ir num pé e vir no outro, hei-de arranjar um tempinho para devorar uma boa sardinhada.
Mas aqui, à boa moda do Porto, cada um paga o seu... eheheheheheheh...
"Não há baldas p'ra ninguém."
Um abraço Amigo do MR