terça-feira, 28 de abril de 2009

Guiné 63/74 - P4258: FAP (27): Miguel, já não poderás apertar a mão ao homem do Strela que te quis matar... O Caba Fati morreu em 1998 (Luís Graça)

1. Mensagem de Miguel Pessoa, ex-Ten Pilav, BA 12, 1972/74 (aqui ao lado da esposa, Giselda, antiga enfermeira pára-quedista, também ela 'strelada' na Guiné), enviada em 20 em Abril último:

Caro Luís

Lamento se estas palavras te vão desapontar, mas devo dizer desde já que não estou muito interessado em encontrar-me pessoalmente com o oficial guineense que me abateu (*). Apenas referi num comentário que pensava que ele tivesse outro nome mas, como vês, nem sequer me dei muito ao trabalho de o fixar...

Ao fim de tantos anos o assunto está enterrado e há muito que deixei de procurar o "homem do Strela", mais propriamente no dia em que embarquei em Bissau de regresso a Lisboa, no fim da minha comissão.

De uma coisa não me podem acusar - é o de não respeitar o meu adversário; talvez por isso ainda esteja cá. E se um encontro se proporcionasse, cumprimentaria o meu ex-inimigo com o respeito que lhe é devido como cidadão e militar guineense. Mas, vais-me desculpar, um abraço nessa situação seria para mim uma atitude hipócrita que eu muito dificilmente teria.

E não é por mim, que eu aguento bem tudo o que passei... e muito mais... Afinal, cada um de nós estava a cumprir a sua missão.

Mas ao cumprimentar amistosamente o meu ex-adversário, ficaria sempre com a dúvida se não estaria a cumprimentar o mesmo que abateu o Ten Cor [Pilav] Brito, pouco depois. E isso seria muito dfifícil de aceitar para mim, pelo respeito que me merece a sua memória.

Este blogue defende a partilha de memórias e de afectos. Esta minha atitude, parecendo pouco amistosa (que afinal nem o é), não terá por isso razão de ser publicada. Assim, prefiro enviar-te este e-mail para ti directamente, não o tendo integrado como comentário a este Poste.

As leituras que tenho feito no blogue deixam-me no entanto antever a possibilidade de distribuir uns bons abraços a uns tantos tertulianos. Talvez isso possa suceder já no próximo Encontro da Tabanca Grande.

Um abraço
Miguel Pessoa

2. Resposta do Luís Graça, na volta do correio:

Miguel:

Não me desapontas, bem pelo contrário. É essa tua frontalidade e ao mesmo tempo fairplay que eu aprecio em ti. Longe de mim a ideia de que este blogue tem que ser "politicamente correcto"... Eu quis ser irónico e provocador ao mesmo, indo na tua onda. Ora, aqui tenho a resposta de um homem sincero, vertical, amigo do seu amigo, camarada do seu camarada, que não andou a brincar às guerras... Há coisas com que se não pode brincar... a começar pelos nossos sentimentos profundos... Se calhar eu próprio pisei o risco... I ' m sorry.

De qualquer modo, se queres a minha opinião gostava de poder publicar o teu comentário, até para reafirmar o nosso (do blogue) pluralismo. Não fazemos fretes a ninguém, e muito menos aos nossos inimigos de ontem... A minha admiração por ti subiu mais uns palmos.

Uma boa semana. Luís

3. Réplica do Miguel:

Caro Luís:

Não vejo inconveniente em que publiques o meu comentário anterior. Não gosto de comprar guerras inúteis, mas também não costumo fugir a elas. Gostaria no entanto de fazer um reparo ao meu próprio comentário. No calor da resposta, a quente, ao próprio Post, acabado de publicar, referi-me apenas à memória do Ten Cor Brito (na foto, à esquerda), o que é profundamente injusto para com os outros pilotos que na mesma época foram igualmente vítimas do Strela. Assim, a frase estaria mais correcta se referisse:

"Mas ao cumprimentar amistosamente o meu ex-adversário, ficaria sempre com a dúvida se não estaria a cumprimentar o mesmo que, poucos dias depois, abateu o Ten Cor Brito, o Maj Mantovanni, o Fur Baltazar ou o Fur Ferreira. E isso seria muito dfifícil de aceitar para mim, pelo respeito que me merece a memória destes meus camaradas".

Dispõe do texto, de preferência com esta minha correcção.
Um abraço
Miguel

PS - Só para ti, a máxima do dia: "Não escolhemos os nossos inimigos, mas já o mesmo não se passa com os amigos que queremos" - Miguel Pessoa, 20 de Abril de 2009 (E esta, hein?)




4.
Comentário do L.G.:

Miguel:

Obrigado. Vou publicar com a tua correcção e uma pequena explicação minha... Concordo contigo: Entre as poucas coisas que podemos escolher, estão de facto os amigos... Andas inspirado. Um abraço.

5. Nova mensagem , com duplo endereço:

Miguel: Quem conta um conto... Vamos à procura do Caba Fati... Vou pedir ajuda aos meus/nossos amigos de Bissau... Um abraço. Luís

Pepito: A tua gente... pode dar uma ajuda a localizar o major Caba Fati que apontou o Strela ao hoje Cor Pilav Ref Miguel Pessoa, em Guileje, em 25 de Março de 1973 ? Tens o contacto do Féfé Gomes... Um abraço para todos os nossos amigos da AD... Já vi o relatório [a AD, 2008], viu divulgá-lo... Luís

6. O meu/nosso amigo Pepito, da AD - Acção para o Desenvolvimento, acaba de me responder ao pedido meu para saber novas do homem que apontou o Strela ao Fiat G-91, pilotado pelo Ten Pilav Miguel Pessoa, na tarde do dia 25 de Março de 1973, sob os céus de Guileje:

Luís:

O Caba Fati faleceu durante a nossa guerra de 7 de Junho de 1998.



7. Eis a lacónico comentário que acabo de enviar, com o mail supra, ao Miguel:

Miguel: Já não poderás apertar a mão (e muito nenos dar um abraço) ao homem que te quis matar... Luís

PS - Esquecemo-nos, com frequência, que a Guiné-Bissau figura na lista dos países com menor esperança de vida média do mundo: menos de 45 anos, para os homens (em 2006)... contra mais de 75, em Portugal...
_________

Nota de L.G.:

(*) Vd. poste de 19 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4217: FAP (24): Afinal quem foi o camarada artilheiro do PAIGC que me 'strelou' em 25 de Março de 1973 ? Caba Fati ? (Miguel Pessoa)

Vd. també14 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4185: Nino: Vídeos (4): Guidaje, Guileje, Gadamael: A Op Amílcar Cabral

Sem comentários: