domingo, 29 de março de 2009

Guiné 63/74 - P4094: Bandos... A frase, no mínimo infeliz, de um general (5): Não esperava ouvir tal coisa (Manuel Amaro)


1. Mensagem, de 26 de Março, de Manuel Amaro (ex-Fur Mil Enf, CCAÇ 2615/BCAÇ 2892, Nhacra, Aldeia Formosa e Nhala, 1969/71)

Camarada Luís Graça:

Ontem estava em casa e vi quase tudo do episódio (*). Principalmente a parte referente à Guiné, incluindo a retirada de Madina e acidente do Cheche.

Os dados já conhecia da leitura do nosso blogue. As imagens, sim, impressionaram-me.

As declarações do General Almeida Bruno deixaram-me, por momentos, sem acção. Não esperava ouvir tal coisa.

Mas é uma visão do problema. Exagerada? Talvez. Injusta? Sim, pelo menos para muita gente que deu o "corpo ao manifesto" e agora podem aparecer os familiares e amigos a dizer que o General disse... tal... e tal.

Também não gostei de ouvir o Coronel José Aparício. Até porque, a sua postura me fez lembrar os meus colegas de escola, que depois de fazerem uma "patifaria", confessavam e punham aquele ar ingénuo...

Não vi no Coronel Aparício a imagem que eu tenho dos Coronéis do nosso Exército. Eu sei que há temas muito polémicos, Madina, Cheche, Guileje... e cada um de nós tem os seus heróis e vai elegendo os seus vilões.

Tento manter-me equidistante, mas sei que é difícil.

Por isso, hoje manifesto o meu desagrado pelas declarações, tanto do General Almeida Bruno, como do Coronel José Aparício.

Um Alfa Bravo

Manuel Amaro

____________

Nota de L.G.:

(*) Vd postes anteriores:

29 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4092: Bandos... A frase, no mínimo infeliz, de um general (4): Bolas, não nos deixam em paz! (Paulo Salgado)

29 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4091: Bandos... A frase, no mínimo infeliz, de um general (3): Fui desrespeitado de maneira ignóbil (António Matos)

29 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4090: Bandos... A frase, no mínimo infeliz, de um general (2): Recuso-me a ser um bandalho e um rato cheio de medo (David Guimarães)

28 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4089: Bandos... A frase, no mínino infeliz, de um general (1): O nosso direito à indignação (Luís Graça / Mário Pinto / Jorge Canhão)

1 comentário:

Colaço disse...

Não vi este programa da RTP.
Faço a pergunta pelo que tenho lido o ex-alferes Dinis responsável pela jangada e desautorizado por os galões superiores se pertence ao mundo dos vivos e não fez parte dos entrevistados do desastre de Cheche penso que também é como se diz uma pedra no sapato do programa.