quinta-feira, 5 de março de 2009

Guiné 63/74 - P3986: O Nosso Livro de Visitas (57): Tony Grilo, Canadá: Artilheiro, apontador de obus 8,8 (Bissau, Cabedu, Cacine, Cameconde,1966/68)


Guiné-Bissau > Região de Tombali > Sector de Bedanda > Cantanhez > Cabedu > Restos (arqueológicos...) do antigo destacamento de Cabedu... Por aqui passaram, em 1963/56, os valorosos e esforçados militares portgueses da CCAÇ 555, comandados pelo Cap Inf António Ritto e de que fazia parte o Fur Mil At Inf Norberto Gomes da Costa, hoje mestre em história, e que passa a integrar a nossa Tabanca Grande.

Foto: © José Teixeira(2008). Direitos reservados.

1. Mensagem de Tony Grilo com data de 26 de Fevereiro de 2009 dirigida ao nosso Blogue

Amigo Graça:

Desculpa o meu começo Pois eu sigo os teus conselhos. Na tabanca todos nos tratamos por tu, e aí vai.

Caro amigo Graça, primeiro que tudo quero felicitar-te pela tua obra.

Agora se me dás licença, vou-me apresentar: O meu nome é Tony Grilo, cumpri o serviço militar, um ano e meio, em Portugal, e em 1966 fui mobilizado para a Guiné.

Saímos, no dia 31 de Maio de 1966, do cais de Alcântara no navio Alfredo da Silva. A viagem demorou 6 dias, percorremos 3666 milhas marítimas e chegámos no dia 6 de Junho de 1966.

O navio ficou ao largo, à espera do capitão de porto para o rebocar para o cais. E ali também vinham 6 pessoas.

Isto é apenas uma pequena história que sucedeu.

Agora vou contar-te algo mais sobre a minha pessoa!

Estive 24 meses na Guiné, era Apontador do obus 8,8 e a nossa Bateria, estava situada no QG em Bissau.

Estive ali só 2 semanas, pois fui enviado logo para o mato, Cabedu, ao Sul da Guiné, na célebre mata do Cantanhez.

Estive lá longos 18 meses, onde a vida era difícil, muita fome aí passávamos.

Ao fim desse tempo regressei a Bissau.

Como era bom rapaz e o capitão engraçou comigo, disse logo ao Primeiro para me marcar viagem para o mato. O motivo foi por me desenfiar do quartel. Não havendo sítio melhor, fui logo para Cacine e Cameconde, também ao Sul, na área do Cantanhez.

Graça, isto é só um pequeno apontamento, pois agora que tenho o vosso E-Mail, já é mais fácil contar as minhas histórias da passagem pela Guiné.

Actualmente vivo no Canadá, já há 38 anos, estou reformado e estou a pensar regressar ao nosso lindo Portugal em fins de Maio deste ano.

Graça, em breve vou-te enviar as minhas fotos.

Queria pedir-te um especial favor: gostaria de saber como contactar com camaradas da [CCAÇ] 1427, [CART] 1614 e da BAC que estiveram nos anos 1966 a 1968.

Um grande abraço a todos os camaradas da Tabanca Grande.

Para o Graça um forte abraço, deste teu camarada que terá muito gosto em conhecer-te pessoalmente.

Talvez em breve aquando do meu regresso a Portugal!

Até breve, caro AMIGO!

Tony Grilo

2. Mensagem de Luís Graça para Tony Grilo, com data de 27 de Fevereiro de 2009:

Tony:

Sê bem-vindo. Vou publicar (eu ou o Carlos Vinhal) a tua mensagem. Presumo que queiras figurar no nosso blogue (e na nossa Tabanca Grande) com as fotos da praxe (pelo menos uma antiga, do teu tempo de artilheiro) e outra actual.

Então vives no Canadá... Em que sítio? Toronto? E já agora, em que terra nasceste ou aonde costumas vir, de férias?

Olha, tenho ideia que me mandaste mais dois mails, a seguir a este. Pode ter acontecido eu tê-los eliminado sem querer, pensando tratar-se de Spam... Podes fazer o favor de os reencaminhar de novo para mim ?

Um bom fim de semana, camarada e amigo Tony. Vai gozando a tua reforma com saúde.
Recebe um abração do Luís


3. Comentário de CV

Caro Tony, esperamos as tuas notícias e as fotos da praxe.

Suponho que foste em rendição individual para seres colocado na Artlharia (BAC]em Bissau.

Hás-de contar-nos mais pormenores das tuas aventuras durante a tua estadia no mato, disparando aquelas velhas, mas eficazes peças.

Como diz o Luís Graça, gostaríamos de saber mais de ti, como por exemplo, o teu antigo posto militar, onde é a tua terra natal e outras coisas mais que nos possas contar.

Recebe um abraço em nome da tertúlia.
__________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 25 de Janeiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3792: O Nosso Livro de Visitas (56): Paulo Botelho procura fotos da CCAÇ 2789, Guiné, 1970/72

4 comentários:

Anónimo disse...

Luis Graça após contacto com o blog e sendo um visitante assidúo e ao mesmo venho apresentarme:
Fui combatente na Guiné e subscrevo os comentários do Tony Grilo enviados do Canadá.
Então con toda a liberdade aí vai sóu Orlando Pinela da CART 1614, e fui ferido em Setembro de 67 em Cabedú, para avibar a memória era o Quarteleiro deixo o meu endereço electrónico - opinela@gmail.com

Luís Graça disse...

Mensagem do João S. Parreira, dos velhos comandos de Brá (1965/66)

Caros Editores

São só uma linhas para mencionar que, depois de ter recebido recentemente um telefonema do Canadá do meu amigo de longa data, o Tony Grilo, e com o
qual me tenho encontrado anualmente numa das nossas
belas vilas alentejanas, altura em que lhe falava no Luís Graça e Camaradas, estava convicto que mais
cedo ou mais tarde o Tony entrasse em contacto com os Editores da nossa Tabanca Grande.

Depois das fotos da praxe que lhe foram pedidas, ficamos a aguardar as suas histórias vividas naquela
terra inesquecível.

Abraço.
João Parreira

Unknown disse...

Boa tarde pessoal da tabanca grande, li os comentários do Tony Grilo e verifiquei que fiz o percurso inverso, pois cheguei a Bissau integrado na Cart.6552 em maio de 1973 tive como destino Cameconde onde permaneci Junho de 1974, Cacine tambem foi ponto de passagem para Cabedu onde permaneci Até Agosto do mesmo ano, data que não me vou esquecer numca pois calhou-me em sorte, de ter arriar a bandeira Portuguesa pela ultima vez, e podem crer que me lembrei de todos que por lá devem ter passado e o quanto devem ter sofrido para a defenderem, pois sei o quanto sofri entre Cacine e Cameconde e em toda a zona envolvente até oa Quitafine. Sobre Cabedu sei que fui o ultimo soldado Português a sair e não me vou esquecer nunca da viagem até ao cais para embarcar para Cufar e depois Catió, pois como eramos a companhia mais velha no sul da Guiné pareceu-nos que estavamos condenados a correr todos os quarteis do sul até chegarmos a Bissau. E não era nada fácil depois de termos vivido todos os terriveis acontecimentos de Guileje, Gadamael, a chegada a Cacine da C.Cav. que teve de abandonar Guileje assistir à maneira como foram tratados, ao sofrimento do pessoal das Comp. de Páras, a 121-122 e 123 que tinham acorrido a Cacine para dai partirem para Gadamael e tendo Cacine como ponto de descanso.
Não me alongo mais na minha conversa, o meu nome é Manuel Ribeiro com atrás referi fiz parte da Catr.6552 com Furriel Mil.
Um até breve para todo o pessoal da tabanca.
Um forte abraço.

Fernandes disse...

Lembro-me bem de ti Grilo e do pessoal dos obuses (nossa salvação). Fui da Compª Caç. 1427 (1965/67) e o último da Compª a sair de Cabedú. Ainda fiz uma operação com os "Piriquitos" lá para os lados de Cabanta (Nino Vieira).O Pataias (Transmissões) e n/fotografo também estava comigo.
Talvez te recordes de mim dada a minha função na Compª. Furriel Miliciano Enfermeiro Fernandes.
Lembras-te do Fur/Sarg. Rosário dos Obuses? Já depois do 25 de Abril estivemos na converssa em Lisboa; ele licenciou-se em Economia se não erro estudando em França, e continuava a viver em Bissau. Quando nos encontramos ele estava ligado ao Governo na área das Finanças. O Fur. Fonseca, o Alf. Machado e Fradique (OBUS) já estiveram presentes em almoços da Compª que são sempre entre 23e 25 de Abril) data da nossa chegada a Lisboa no Uíge. Deixo o meu e-mail e se entenderes depois darei contactos vários da CC.1427
ze_sf@sapo.pt

Abração

Fernandes