domingo, 1 de março de 2009

Guiné 63/74 - P3953: O Spínola que eu conheci (3): Um homem de carácter (Jorge Félix)

1. Mensagem, de 25 de Fevereiro de 2009, do Jorge Félix, residente em Vila Nova de Gaia e frequentador da Tabanca de Matosinhos (na outra vida, foi Alf Pil Al III, BA 12, Bissalanca, Guiné, 1968/70), a quem saudamos, pelo seu regresso ao nosso convívio, e a quem desejamos as melhoras (de saúde):


Caro Luís:

Por motivos menos agradáveis tenho esquecido o PC. A 'cabeça' ainda não vai respondendo como quero, e o corpo teima em envelhecer.

Li alguns postes e dois merecem que fale, mesmo com a precariedade da minha gramática actual.

Agradeço que os emendes e, caso não mereçam algum interesse os comentários, 'delete' com eles.

Jorge



Comentário ao poste P3929 - O Spinola que eu conheci.


Escrevi um comentário neste Poste (*) para atestar a admiração que tinha (e tenho) pelo Gen Spínola, mas não coloquei datas e nomes de pessoas referenciadas. Envio-as e, caso não vejas mal, pois acho que o Gen Vasques ainda está no activo (**), Blogue com elas.

Então vamos aos factos:

(i) A Operação foi no dia 7 de Março de 1969.

(ii) De Catió saíram dez Helis com Páras para o Quitafine, local onde o IN tinha varias antiaéreas.

(iii) Os Fiats fizeram o habitual bombardeamento e os Helis descarregam os Páras.

(iv) Uma PEQUENA descoordenação, tempo do bombardeamento e descarga do pessoal, fez com que os atiradores das quádruplas antiaéreas não conseguissem sair das suas posições, o que resultou numa aguerrida defesa das mesmas. Com os Helis à vista e os Fiats no ar, o IN não parou de disparar. Os Páras não conseguiram avançar contra o fogo das antiaéreas. Foram atingidos dois Fiats e uma DO 27.

Os Páras foram retirados na Zops.

(v) À noite, na residência do Comandante Spinola, num reunião com alguns dos Oficiais intervenientes, disse ele a determinada altura:
- Hoje era o dia para distribuir medalhas!

O Cap Vasques atalhou:
- Só se fosse a titulo póstumo.

Spinola ouviu e nada disse.

(vi) É destes momentos que se moldam certos homens. Por estas e por outras eu gostava do Comandante.
___________

Notas de L.G.:

(*) Vd. poste de 24 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3929: O Spínola que eu conheci (1): Antes que me chamem spinolista... (Vasco da Gama)

(Não consta nenhum comentário anterior neste poste, da autoria do Jorge Félix)

Vd. também o último poste desta série > 24 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3935: O Spínola que eu conheci (2): O artigo da Visão e o meu direito à indignação (Vasco da Gama)

(**) Será o Ten Gen Vasques Osório, da FAP, que passou à reserva em 2003 ?

Sem comentários: