sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Guiné 63/74 - P3818: Apontamentos sobre Guileje e Gadamael (Manuel Reis) (1): Gadamael, eu te amo, eu te odeio



Guiné > Região de Tombali > Guileje > CCAV 8350 (1972/74) > O Alf Mil Manuel Reis, gozando as delícias do sistema... Duas Fotos tiradas em 1973, seguramente antes de 22 de Maio de 1973 (data de retirada das NT para Gadamael)...

Fotos: © Manuel Reis (2009). Direitos reservados


1. Mensagem do Manuel Augusto Reis, que vive em Aveiro (*):

Amigo Luís:

Agora passo a enviar alguns folhetins, pequenos episódios que presenciei ou partilhei durante a minha presença na Guiné e que nos momentos de ócio aproveitava para transpor para o papel. São episódios verídicos, em que apenas me limitei, por vezes, a ocultar a identidade dos participantes.

GADAMAEL-PORTO, EU TE AMO, EU TE ODEIO

Na vala recordo os dias alegres da infância, os tempos de boémia coimbrã e a ti Isabel.

Chove, troveja.

Não, não é um trovão, alerta o João.

Deito-me na vala, o mundo parece desabar.

Outra saída, outra e mais outra….

Ouço gemidos, o João calara-se para sempre.

É manhã. Ai o café quente do Mandarim!

Os rebentamentos não param.

Abdulai, nosso guia de Guileje, chora os nossos mortos

com palavras sentidas e comoventes.

Na vala refilo, protesto, com palavras obscenas contra tudo e contra todos.

Abdulai, o nosso guia, o nosso amigo, morreu.


Manuel Reis
__________

Nota de L.G.:

(*) Vd. postes anteriores:

24 de Janeiro de 2009 >Guiné 63/74 - P3788: Dossiê Guileje / Gadamael 1973 (1): Depoimento de Manuel Reis (ex-Alf Mil, CCav 8350)

24 de Janeiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3789: Dossiê Guileje / Gadamael 1973 (2): Esclarecimento adicional de Manuel Reis (ex-Alf Mil, CCav 8350)

Sem comentários: