segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Guiné 63/74 - P3758: Fauna & flora (13): Macaco cão a ladrar, gente do PAIGC a chegar (Joaquim Mexia Alves)

1. Mensagem de Joaquim Mexia Alves, com data de 13 do corrente:

Assunto - Macaco-cão

Caro Luís: Respondo-te só hoje, desculpa, à tua "provocação" sobre o macaco-cão (*).

Em primeiro lugar iria jurar que as duas fotografias foram tiradas na mesma altura e com o mesmo macaco, mas talvez não.

Uma coisa é certa, são as duas tiradas no Mato Cão, disso não tenho dúvidas.

Na segunda fotografia quem está comigo é o Tomango Baldé, que era um "tipo" um bocado arrevezado, mas bom combatente e muito valoroso.

A expressão "cabrito pé de rocha" nunca a tinha ouvido, portanto não era utilizada por aquelas paragens.

A "minha" gente deve ter comido aquele macaco, mas ao que me lembro era coisa muito esporádica.

Agora ratos, como conta o Jorge Cabral, isso sim! E era bem bom, pois tinha uns bocados que pareciam coxas de perdiz ou coisa parecida.

Comi uma ou duas vezes. Era, (pelo menos ali), cozinhado por alguns em óleo de palma/óleo de dendem, como o saborosíssimo chabéu, de que tenho grandes saudades de comer na varanda do Jamil Nasser, no Xitole.

Lembro-me também de ter morto um Facochero, e de me terem preparado um bife frito com banha da cobra, propriamente dita.

Quanto ao macaco cão, da zona do Mato Cão [, a noroeste de Bambadinca, na margem direita do Geba Estreito, frente a Nhabijões,] já andava um pouco arredado, daquilo que me lembro.

Mas tal como te contei, junto da Ponte dos Fulas [, destacamento no Rio Pulom, a norte do Xitole], e para a direita, para quem está voltado para Bambadinca, havia, depois de andar um pouco na mata, uma mata de cajueiros onde o macaco cão fazia poiso.

Lembro-me que era um grupo relativamente grande, mas quantos machos, fêmeas e crias, ó Luis, tem paciência mas não estava para aí voltado!!!

Recordo, sim, que os guias diziam que, se o macaco cão fazia muito barulho, era porque andavam perto o pessoal do PAIGC, e a explicação era que eles os comiam e era uma forma do grupo de macacos cães se avisarem uns aos outros.

Experimentei uma vez a carne, que ao que me lembro era adocicada, mas um dia vi numa tabanca, (da qual não me lembro o nome), a caminho do Saltinho, um macaco cão esfolado e pareceu-me um bébé recém nascido, pelo que pararam por aí as minhas degustações gastronómicas do referido animal.

Espero não chocar ninguém que leia os escritos da nossa Tabanca e não esteja habituado a estas coisas.

Se me lembrar de mais alguma coisa, logo te informarei.

Penso que o que aqui escrevo não serve para estudo nenhum, mas são sempre recordações.

Abraço camarigo do
Joaquim Mexia Alves
Ex-Alf Mil Pel Caç Nat 52
Mato Cão, 1973
joquim.alves@gmail.com

___________

Nota de L.G.:

(*) Vd. poste de 11 de Janeiro de 2009 > Guiné 63774 - P3720: Fauna & flora (2): Os macacos-cães do nosso tempo (Luís Graça / J. Mexia Alves)

3 comentários:

Anónimo disse...

Pois Camarigo bom proveito lhe tenham feito semelhantes pitéus. Ou do adiantado da hora ou da saudade, abriu-me o apetite. Vou tratar de comer algo. Se tivesse macaco-cão ou uma canjinha de cobra...bem bom!!!
Não duvides a "bicharada" avisava ambas as partes da contenda...melhor que o telegrafo.
AB do TM

Luís Graça disse...

Era sempre um momento de grande tensão, deparar com um bando de babuínos, agitados e ruidosos, em pleno mato... Aperravam-se as armas, os olhos e os ouvidos ficavam mais atentos, o coração batia mais de depressa...

Fui bastante vezes ao Mato Cão, felizmente sem contacto directo com os tipos do PAIGC, cuja base (Madina / Belel), a nordeste, já fora dos limites do Cuor, era longe... Era mais fácil, para eles, atacar a navagegão na outra margem do Geba, em Ponta Varela, antes do Xime...

Mas acho que temos de estar gratos ao macaco-cão (o babuíno da Guiné, o 'papio-papio', para os zoólogos). Bem vistas as coisas, ele simpatizava mais connosco do que com o PAIGC... Receio que estejam agora a pagar essa 'traição'...

Luís Graça disse...

A base de Madina / Belel ficava a noroeste do Mato Cão e não a nordeste... As minhas desculpas pelo erro... LG