sábado, 10 de janeiro de 2009

Guiné 63/74 - P3717: História de Vida (20): Completamento de dados (George Freire)

1. Em 31 de Dezembro de 2008, foi enviada esta mensagem a George Freire (*):

Caro camarada George Freire :

Bem-vindo ao nosso Blogue. Espero que nos conte coisas do seu tempo que é coincidente com o início da Guerra na Guiné.

Temos poucos camaradas desse tempo a escrever, pois a imensa maioria não domina estas modernices da informática.

Venho ao seu contacto, porque entre várias funções faço o registo dos tertulianos e faço-o com o mínimo de informações de ordem militar, o mais correctas possível.
Assim peço-lhe que me diga com que posto passou à Reforma. Capitão? A sua primeira Unidade, Companhia 164, era CCAÇ ou tinha outra designação?

O resto, sei que esteve lá entre 1961 e 1963, andou por Fulacunda, Nova Lamego e Bedanda.

Deixo-lhe um grande abraço e votos de um Ano Novo pleno de saúde, junto dos que lhe são mais queridos.

Este camarada que fica ao seu dispôr,
arlos Vinhal
Co-editor do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné



2. No mesmo dia era recebida esta resposta do nosso camarada George Freire, Cap Ref, CCAÇ 153 e 4.ª CCAÇ, Fulacunda, Nova Lamego e Bedanda, 1961/63.

Caro Carlos Vinhal,

Obrigado pelo e-mail. Como já tinha dito ao Luís Graça, tenho seguido com grande interesse o vosso Blog.

Achei-o por acaso, pois também sigo o Blog do João Soares, (http://www.domirante.blogspot.com/), meu camarada de curso e agora coronel na reforma. Um dos seguidores deste Blog é o António Manuel Marques Lopes, o qual segue o vosso Blog Luís Graça & Camaradas da Guiné. Foi assim que vos descobri.

Ontem enviei um novo e-mail ao Luís Graça, com mais entradas do meu diário e algumas fotografias, (se não muito boas), e não sei se ele recebeu este e-mail. Tenho que desculpar a soletração, mas é difícil escrever no meu computador sem usar os acentos graves, agudos, tiles, circunflexos, etc. o que torna o texto às vezes difícil de ler. Contudo o Luís fez a correcção do texto, como devia ser.

Agora quanto às tuas perguntas:

A companhia que originalmente fiz parte quando partimos para a Guiné, no dia 26 de Maio de 1961, foi criada em Vila Real de Trás-os-Montes, onde eu ainda tenente, segundo comandante e o capitão Curto, comandante, (do curso um ano mais velho do que o meu), passámos semanas a organizar a companhia.

De Vila Real todo o pessoal viajou para Lisboa de comboio e passados talvez uma ou duas semanas, partimos de avião, (dois aviões transportes da FA), do aeroporto de Lisboa para Bissau, onde chegámos no mesmo dia ao anoitecer. Com o passar do tempo, a memória prega-nos partidas e não tenho bem a certeza se a companhia era a CCAÇ 164 ou CCAÇ 153.

De Bissau, onde passámos a noite, seguimos logo para Fulacunda, onde permaneci à volta de dois meses, após os quais chegou a minha promoção a capitão. De Fulacunda fui transferido para Bissau para comandar uma companhia de nativos e render o capitão Helder Reis. Passei 4 ou 5 meses em Bissau, daí para o Gabu (outros 6 meses) e daí para Bedanda onde passei o resto da minha comissão.

Voltei para Portugal e fui novamente colocado na Academia Militar, (nesse tempo ainda chamada Escola do Exército), onde tinha sido instrutor desde 1957 até à minha ida para a Guiné.

Durante os anos de 1958 até 1961, tive a oportunidade de trabalhar (nas horas livres) com um tio direito, que tinha uma firma de serviços de engenharia e caldeiras industriais. Durante as férias de verão todos esses anos viajei aos EUA duas ou três semanas para ajudar o meu tio em assuntos relativos aos seus negócios com duas companhias no estada da Pensilvânia.

Quando voltei da Guiné, uma dessas companhias ofereceu-me uma posição, (com o título de gerente de operações internacionais), e com uma remuneração muito difícil de recusar.

Nos fins de Agosto pedi a minha demissão e parti com a minha família, (mulher e duas filhas de 3 e 2 anos), para os EUA onde me encontro faz este ano 45 anos. Desde então tirei um curso de engenharia mecânica, trabalhei para outras duas companhias e, em 1989, formei a minha própria companhia de consultaria de projectos relacionados com energia de gás, co-geração, etc.

Em 2001 parei de trabalhar full time, e estou basicamente reformado. Felizmente de boa saúde, vou a Portugal todos os anos onde me encontro com um bom grupo de antigos camaradas de curso e família. Tenho 3 filhas, a mais nova nasceu aqui, embora todas casadas, somente tenho um neto e uma neta da filha mais velha. A filha do meio e a mais nova não têm descendentes.

Comecei há pouco um Blog dedicado a ajudar amigos e quem quer que o siga, sobre problemas de computadores:

http://whatisyourquestionblog.blogspot.com/ (faz-lhe uma visita!)




Um Bom Ano Novo para todos vocês e famílias e um forte abraço.
George Freire

3. Comentário de CV

É sempre com algum orgulho que publicamos Histórias de Vida, quando elas coincidem com histórias de êxito e principalmente de compatriotas que na diáspora se distinguem pelo seu trabalho e emprendedorismo.

O nosso camarada George Freire é um caso de sucesso nos States, onde há muitas décadas decidiu viver. Longa vida para ele para desfrutar do repouso do guerreiro.

Com respeito à dificuldade em escrever-nos, caro George, não há problemas, pois temos imensos camaradas a residir no estrangeiro e o problema põe-se igualmente para todos. Nós cá nos comprometemos a tornar os textos em português de Portugal.

Já fui espreitar o teu utilíssimo blogue, mas como o meu inglês é muito básico, não consigo tirar partido dele. No entanto aconselho quem tem alguma desenvoltura na língua de Sua Majestade a visitá-lo.

Julgo que a tua Companhia original seria a CCAÇ 153 que foi formada em Vila Real. Da 164 não tenho registos.

Daqui de Portugal, para ti, um abraço e até um possível encontro.
____________

Notas de CV

(*) Vd. poste de 29 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3681: Tabanca Grande (106): George Freire, ex-Comandante da 4ª CCaç (Fulacunda, Bissau, N. Lamego, Bedanda). Maio 1961/Maio 1963)

Vd. último poste da série de 30 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3685: História da CCAÇ 2679 (11): Encontro imediato e estórias contemporâneas (José Manuel Dinis)

Sem comentários: