sábado, 3 de janeiro de 2009

Guiné 63/74 - P3692: Tabanca Grande (107): José Carlos G. Ferreira, ex-1.º Cabo Caixeiro da CCS/BCAÇ 3832, Mansoa, 1971/73

1. Mensagem de José Carlos Gonçalves Ferreira, com data de 19 de Setembro de 2008

Amigo Luís
Dei com o vosso blogue e encontrei notícias que me fez lembrar o que passámos na Guiné.

Vou começar pela minha identificação:
Sou o ex-1.º Cabo Caixeiro José Carlos Ferreira da CCS/BCAÇ 3832 que esteve em Mansoa de 70/73.

Vi que o César Dias contactou com o Germano Santos que esteve também em Mansoa na mesma altura, fala no Alferes Rito Rodrigues das Transmissões. Conheci esse senhor que tinha por hábito no início de cada mês chatear com belas frases como, Zé Carlos esta merda deu prejuízo, desculpa o termo, mas era isso mesmo que eu ouvia, nessa altura estava no bar de oficiais, onde tinha alguns amigos como o Major Rocha das com quem tinha amizade. Adorava encontrar e ter notícias do Alferes Monteiro da Companhia de Milícias, julgo que era do Porto, e do Alferes Amorim, o nosso fotografo, era ele quem nos tirava as fotos e deve ter algumas bem bonitas dessa altura.

Mais teria a contar, espero um dia ter a possibilidade de me encontrar com vocês pelo que espero notícias vossas.

Um abraço a até um dia destes.
Zé Carlos

2. No dia 28, o José Carlos Ferreira enviava esta mensagem:

Amigo Luís
Segue em anexo alguma fotos de Mansoa pelo que solicito que dês uma vista de olhos e selecciones as que entenderes por bem utilizar.

Um abraço.
José Carlos Ferreira

3. Comentário de CV

Caro José Carlos, bem-vindo ao nosso Blogue

A demora na resposta deve-se a tu teres utilizado o endereço particular do Luís Graça e a tua mensagem ter ficado por lá perdida. Aceita as nossas desculpas.

Vamos publicar algumas das fotos que mandaste, ficando as restantes para quando enviares alguma história.

Não te esqueças de nos enviar uma foto actual.

Recebe um abraço da Tertúlia.
CV

4. Fotos

Mansoa, 28 de Agosto de 1971 > Bar de Oficiais

Mansoa, 22 de Dezembro de 1971 > Com o Delfim Delães

Mansoa, 26 de Julho de 1972 > Bomba de gasolina depois do ataque à povoação e aquartelamento

Mansoa > Pista depois do ataque

Entrada de Mansoa, 31 de Agosto de 2008 > Posto de controlo

Mansoa, 31 de Agosto de 1972

Mansoa > Com o Zé Rodrigues das Transmissões. Dia para esquecer, grandes copos

Mansoa > Festa na Tabanca

Fotos e legendas: © José Carlos (2008). Direitos reservados


____________

Nota de CV

Vd. último poste da série de 29 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3681: Tabanca Grande (106): George Freire, ex-Comandante da 4ªCCaç (Fulacunda, Bissau, N. Lamego, Bedanda). Maio 1961/Maio 1963)

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro José Carlos
Tendo tu pertencido ao BCaç 3832, que rendeu em Fevereiro de 1971 aquele a que a "minha" CCaç pertencia, aproveito para pessoalmente te dar as boas-vindas a esta Grande Tabanca e fico com muita curioso a aguardar as tuas histórias dessa época.
Na 1.ª foto, "Bar de Oficiais", noto que estava tudo muito ajardinado. Não me estou a lembrar de tanta vegetação nas construções do lado esquerdo. As minhas recordações identificam-se mais com o aspecto visivel no lado direito. Pergunto? Foram "vocês" que procederam a esse embelezamento?
Recebe um Abraço do também MANSOANCA
Jorge Picado.

Cesar Dias disse...

Caro José Carlos

É sempre uma satisfação ver chegar alguém de Mansoa, sê benvindo ao ceio destes teus camaradas. Como sabes pelo post do Germano Santos, ainda tenho dúvidas sobre a morte dos Furrieis sapadores (Alho e Fernandes), se souberes mais detalhes, e se fôr um assunto que queiras falar ou investigar, uma vez que eram da tua companhia, agradeço-te antecipadamente.

Sobre o Comentário do Jorge Picado, vou-lhe dizer, "olhe que não Sr Eng, olhe que não" pois nós BCAÇ2885 deixámos o quartel ajardinado, na base de rama de batata doce, com algumas árvores de fruto á mistura em canteiros delimitados com garrafas de cerveja, posso provar o que digo com fotos que te faculto se o desejares. Tudo obra a cargo do "Arquiteto Paisagista" o Sargento Dores da CCS.

Um abraço aos dois, extensivo também a todos na Tabanca

César Dias

Anónimo disse...

Caro César
Não é que duvide do que dizes, mas as minhas palavras apenas refletem um estado de quase total desconhecimento dos cenários por onde passei...e, bem vistas as coisas, em Mansoa foram qase 8 meses seguidos (descontei o mês de férias e os quase 4 meses finais de Cutia). Isto só prova quão traumatizante foi para mim aquele período da minha vida que, como já disse, ou não "fotografei" cá na caixinha que anda em cima dos ombros ou "remeti" posteriormente para uma gaveta que não há maneira de se abrir...
Julgo que já me mandáste umas fotos do quartel, pois tenho guardadas no arquivo 3 fotos, mas não me recordo se foste tu.
Um Abraço do MANSOANCA, que esmorece por não ver o pessoal da CCaç 2589 e também do BCaç 2885 a escrever as suas memórias.
Jorge Picado

Anónimo disse...

Bon dia! sou filha do sr José maria da conceiçao machado se conhecer pode contactarme sobre o meu adresse mail:Libellule.91@live.fr