domingo, 7 de dezembro de 2008

Guiné 63/74 - P3582: Cancioneiro de Bambadinca (2): Brito, que és militar... (Gabriel Gonçalves, ex-1º Cabo Cripto, CCAÇ 12, 1969/71)

Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > 1970 > Vista aérea do aquartelamento, tirada no sentido leste-oeste, ou seja, do lado da grande bolanha de Bambadinca.

Foto: © Humberto Reis (2006). Direitos reservados.

Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > 1969 > CCAÇ 12 > O Levezinho [ Tony] e o Henriques [ Luís Graça], à civil, junto às instalações do comando, das messes e dos quartos dos oficiais e sargentos (assinaladas na primeira foto de cima, em rectângulo a vermelho)

Foto: © António Levezinho (2006). Direitos reservados

1. Mensagem do nosso querido amigo e camarada Gabriel Gonçalves, enviada ao editor do blogue, Luís Graça, com conhecimento ao Tony Levezinho e ao Humberto Reis

Rapaziada: Lembrei-me deste fado que a malta cantava e que foi feito de homenagem ao 1º Brito [, da CCS do BART 2917, Bambadinca, 1970/72] ? (*)

Não tenho a certeza de quem foi o autor (ou autores) do poema, também não tenho a certeza que o poema esteja correcto, por isso agradeço que façam o favor de corrijir o que estiver mal.

Depois, era giro ser publicado no blogue,

Um abraço
GG


2. Comentário de L.G.:

Obrigado, GG, é uma preciosidade... Agora acendeu-se uma luzinha nos meus neurónios.. Reconheço a letra, que julgo ser da lavra do Tony (talvez com a ajuda do Humberto, não sei)... O Fernando Brito mora (ou morava) em Coimbra, julgo que ainda seja vivo... Está reformado como major... O Durães publicou a lista do pessoal da CCS do BAQRT 2917 e subunidades adidas (onde se inclui a nossa CCAÇ 2590/ CCAÇ 12)...

Vou publicar na série Cancioneiro de Bambadinca. Ontem falei com o Abilio Machado, vou ver se me encontro com ele, antes do Natal. Mora na Maia. Telefone: 22 948 0783.

Tudo isto me faz recordar, com alguma saudade e muita emoção, as noites loucas de Bambadinca, no bar de sargentos ou no famoso quarto das putas, que era o meu, do Humberto, do Tony, do Fernandes, do Sousa e do Marques (**). Tu fostes sempre um gajo da corda. Quando não estavas de serviço, alinhavas com a malta, operacional, ajudando, também tu, a "dar de beber à dor"... Tu e o Bilocas (que pertencia à CCS do 1º Brito).

Bem hajas por teres salvo mais uma letra do nosso vasto cancioneiro de Bambadinca... Se alguém se lembrar, eventualmente, do resto dos versos (não sei se havia mais...), entre em contacto connosco. Muita da versalhada que cantávamos, fora de horas mas alto e bom som, nos nossos aquartelamentos, vai-se perder, por falta de registos em suporte de papel.

O Fernando Brito era um "senhor primeiro sargento", que se impunha não só pelo físico e pelo verbo fácil como pela tarimba ed pela autoridade... Tinha idade de ser nosso pai, era um homem esperto e sobretudo sedutor... Tinha uma cultura acima da média, se considerarmos o meio social de origem dos sargentos do quadro. Fazia questão de sublinhar que pertencia à arme de artilharia. Quando ouvímaos um disparo de obus, no Xime ou em Mansambo, comentava ele: "Lá se foi mais um fato"... Não sei por quê, criámos - os furriéis da CCAÇ 12, já velhinhos - uma relação de empatia com o nosso 1º Brito, dos periquitos da CCS do BART 2917...

A nossa CCAÇ 12 deixou de ter 1º Sargento (O Fragata foi tirar o curso de oficial em Águeda), sendo essas funções desempenhadas pelo nosso querido 2º Sargento José Manuel Rosado Piça, alentejano dos quatro costados, grande cúmplice, grande camarada, grande amigo... Tinha 37 ou 38 anos mas não se foi embora da Guiné sem levar o seu baptismo de fogo... Já no final, nos princípios de 1971, obrigámo-lo a ir ao Poindon, desenfurrejar as pernas e a G-3...

Um Alfa Bravo. Luís

3. Cancioneiro de Bambadinca (***)

BRITO, QUE ÉS MILITAR

Letra: Tony Levezinho/Humberto Reis (?)
Música: Fado "Povo que lavas no rio"
[Música: Fado Victoória; Letra: Pedro Homem de Melo; criação de Amália Rodrigues, 1961]


Brito, que és militar,
Que vieste p'rá Guiné,
Em mais uma comissão,
(Bis)
Na CCS ficaste,
Para aturar o Baldé,
A pedir-te patacão.
(Bis)

Fui ver à secretaria,
Por ouvir a gritaria
Que fazia confusão:
(Bis)
- Mim quer saco de bianda!
- Põe-te nas putas, desanda,
Que a mim cá têm patacão!
(Bis)

Filho da puta e sacana
É o que eles te chamam,
Tenho a mesma condição
(Bis).
- Mim quer saco de bianda!
- Põe-te nas putas, desanda,
Que a mim cá têm patacão.
(Bis)

FIM

Recolha da letra (sujeita a eventuais correcções): GG
Revisão e fixação do texto: LG
_____________

Notas de L.G.:

(*) Vd. poste de 15 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1527: Lista de ex-militares da CCS do BART 2917 (Bambadinca, 1970/72) e unidades adidas (Benjamim Durães)

FERNANDO BRITO, Major (na altura, 1º Sargento da CCS do BART 2917)
Telefone - 239 087 243 / Telemóvel - Não tem / E-Mail: Não tem

Morada:

Rua Mouzinho de Albuquerque, Bloco B12 – 1º Frt.
3030-063 COIMBRA

Vd. poste de 14 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1525: Tertúlia: Durães, Vinagre & Cª Lda, do BART 2917 (Humberto Reis)

(...) "Lembro-me perfeitamente do vosso 1º sargento, o Brito (até lhe fizemos um fado com a música do Povo Que Lavas no Rio), do alf de Intendência, o Abílio Machado (de Riba d'Ave, pois visitei-o lá em Riba d'Ave, já depois de vocês terem regressado da Guiné), do médico, o Dr. Vilar (já estive com ele num almoço de confraternização de malta de Bambadinca do tempo da CCAÇ 12).

"Lembro-me ainda de um furriel que gostava muito de jogar à lerpa (não o pequenino do Pel Daimler, que tinha metido o chico), mas da CCS, e que fazia muito bluff, pelo que eu o alcunhei de Zé Bliuf (não sei se seria o Gancho), tal como me lembro do 2º sargento Saúl que tinha umas faces bastante rosadas...

"Recordo-me bem do Cap Passos Marques, que é de Faro, tal como o antecessor dele, o meu querido amigo Cap Figueiras. Há 2 anos foi o actual coronel na reserva, Figueiras, que organizou o almoço da malta de Bambadinca do tempo da CCAÇ 12" (...).

(**) Vd. poste de 13 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1520: Bambadinca, CCS do BART 2917: Alferes Abílo Ferreira Machado, o Bilocas da Cooperativa (Humberto Reis)


(...) "És o mesmo que animou algumas noites no nosso quarto (também conhecido por quarto das putas, não por elas que não existiam, mas por ser um quarto de rebaldaria só habitado por gente bem: eu, o Tony Levezinho, o Joaquim Fernandes, o Henriques - hoje, Luís Graça, o editor do nosso blogue - e o José Luís Sousa - o madeirense -, em Bambadinca, juntamente com o Vacas de Carvalho, do pelotão Daimler, e o Gabriel Gonçalves, o cripto da minha CCAÇ 12 ?" (...).

(***) Vd. poste de 24 de Abril de 2007 > Guiné 63/74 - P1695: Cancioneiro de Bambadinca: Isto é tão bera (Gabriel Gonçalves)

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá pessoal.

O Reis já vos disse como termina o fado:

Mamadús eu vos adoro,
se for preciso eu choro,
mas Patacão é que não!

Vá lá, emendem lá isso!

Um abraço
GG