segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Guiné 63/74 - P3511: O meu baptismo de fogo (23): Uma vacina para o enjoo... (António Paiva)

1. Primeira colaboração, para o nosso Blogue, de António Paiva (*), ex-Sold Cond no HM 241 de Bissau, 1968/70, enviada no dia 22 de Novembro de 2008. 

 Inserimos este baptismo que foi não de fogo real, mas um baptismo com contornos quiçá mais violentos, naquela casa de horrores que era o HM 241. Não devia ser fácil ser condutor de ambulância. CV 

  O meu Batismo ou vacina para o enjôo 


 Dia 9 de Junho de 1968, pelas 7 ou 8 horas da manhã chego à Guiné a bordo de um 707 da TAP. Daqui me levou para um mundo desconhecido, com destino ao Hospital de Bissau. Posso dizer que parti com um pouco mais de alegria do que muitos, porque ia dentro de mim a convicção de que voltava. 

 Nesse voo com 181 militares, três iam destinados ao HM 241. Da parte da tarde os outros foram chamados para serem levados ao seu destino. Não tendo eu sido chamado, fui perguntar ao sargento a causa. Prontamente me respondeu: 

- Tu ficas. Chegaste adiantado mais de um mês, talvez vás para o mato substituir um condutor que morreu. 

- Estou lixado, vou para o lugar do morto. 

 Devem imaginar o que senti e o que pensei. Passei a noite nos Adidos, deitado no chão, agarrado às coisas que levei comigo e com toda a roupinha no corpo. Fui um petisco para os mosquitos, que não me largaram toda a noite. 

De manhã, não sei se me levantei ou se já estava em pé, podia ir à cidade. Pelas 10 horas lá fui eu numa boleia. Chegado a Bissau fiquei só, não sabia para que lado me virar, mas fui andando por ali de rua em rua vendo o que ia ter durante os 24meses seguintes. Almocei no Hotel Portugal. 

 Em voltas e reviravoltas voltei a apanhar boleia e regressei aos Adidos pelas l6 horas, sendo informado de que o sargento tinha andado à minha procura. Fui ter com ele que estava de mau humor e que mandou levarem-me ao Hospital. Cheguei pelas 17 horas e perguntei onde me devia dirigir. Indicaram-me a Formação, depois daí a caserna onde encontrei cama e armário para mim. Assentei praça no mundo das agonias 

 Depois de tudo arrumado no seu lugar, porque os mosquitos se tinham requintado comigo na noite anterior, dirigi-me ao Posto de Socorros a ver o que me dariam para alívio das borbulhas e comichões. Entro e, para principio, não estava mau. Do lado esquerdo estava uma maca tapada e ao centro um ferido a ser assistido pelo enfermeiro de serviço. Ficámo-nos a conhecer e eu disse-lhe ao que ia. Indicou-me que o álcool era o melhor, fez-me um favor, mas tive de lhe pagar com outro. Pediu-me que visse o número que tinha o morto, a etiqueta estava no pé, daquele lado, indicou-me com o dedo. Parte de fraco não quis dar, fui, o lado era o outro, tremi de alto a baixo, serrei os dentes, os olhos fecharam-se ao encontro da escuridão e o estômago comprimiu-se, tentando expelir o que continha. 

 Foi a vacina contra o enjoo, podia ter sido mais suave, mandam as regras que... primeiro se esfrega o local suavemente com álcool ou éter e depois se espeta. Mas será que a GUERRA tem regras? Claro que não! Ela é selvagem, desumana e destruidora, pondo aos nossos olhos a miséria causada pelo seu resultado. Era triste e horrendo o que por ali se via, mas a minha missão ia ser longa e a vacina, algumas semanas depois a retardador, ia produzir o seu efeito. Se ia ser o prato de todos os dias, valia mais passar fome. 

 Um abraço a todos António Paiva
 _____________ 


1 comentário:

Anónimo disse...

Também lá estive em serviço como electricista,a fazer a remodelação eléctrica de uma Sala de Operações.
Na morgue também me fizeram uma partida quase idêntica,só que o corpo estava aberto depois da autópsia.No dia do ensaio ao equipamento,o Médico dizia que que os projectores da mesa de operações dava choque eléctrico e Eu dizia que não,pois estava com aquelas botas de lona que eram isolantes,descalceime e de facto dava mesmo,toca a arranjar uma terra eficaz,e lá se resolveu a situação.Pedi para sair porque de facto era preciso estômago para lá se trabalhar,aos Camaradas que lá trabalharam merecem todo o nosso
apreço,pois muitas vivas lá foram salvas,lembrome do Dr.Malicia o tal que jogou na Académica.
José Nunes ex.1ºCabo Mec.Electri.
Centrais.BENG 447 68/70