quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Guiné 63/74 - P3443: Guiné/Vietname. Por favor, deixem-me sair de Gandembel. Hugo Guerra.

Mensagem do Hugo Guerra, a pedir que o deixem sair de vez de Gandembel






Caro Camarada
Há dias li aquela entrada no blogue do António Matos em que ele faz a descrição de como se safou nas 16.000 minas que colocaram entre Bula e São Vicente.

Penso que o comentário é teu (vb) e escrevi, também, um comentário no qual me referia á comparação que fazias com o Vietnam e remetia para uma reportagem dum jornalista do Diário Popular publicada em Março de 1969.


Só que a data que disse não estava correcta, eu disse 19 de Março e é 17 de Março de 1969, pág 8..... Daí este esclarecimento.
Como o meu comentário não foi publicado e não sei se virá a ser, junto estas duas fotos da pág do Diário Popular que fui hoje buscar à Biblioteca Naacional.

reportagem do Diário Popular com data de 17 de Março de 1969 sobre Gandembel, assinada pelo jornalista César da Silva.
Na foto de cima do lado direito eu estou no meio do Alferes Barge e do Capitão Barroso de Moura , Cmdt da 2317.
Quem for capaz de ler o texto verá que a foto foi tirada em Ponte Balana no dia seguinte à Missa de Natal de 1968, celebrada pelo Bispo de Madarsuma, em Gandembel.....

Eu estava lá (Ponte Balana) nesse mês e também estive no seguinte quando mandei enterrar dezenas de cunhetes de munições num buraco na areia junto ao pilar da Ponte e quando fiquei com os polegares cheios de bolhas a imaginar que conseguia deitar abaixo uma árvore enorme , fora do arame e no caminho para Aldeia Formosa ,enchendo-a de tiros de Breda.

Estas cenas e outras parecidas, pois toda a gente estava autorizada a "despachar" munições passou-se em cima dos dias do encerramento ...

Peço desculpa, se não me lembro bem do nome dos meus 6 filhos mas que eu estava lá ...estava.


Gandembel/Ponte Balana Dez 1968.

Um abraço grande e, por favor, deixem-me sair de Gandembel.

Hugo Guerra
__________

Notas:

1. Caro Hugo, a comparação que eu arrisquei foi isso mesmo, um excesso da minha parte. Não estive em Saigão, nem em Da Nang sequer. Estive na Guiné, como dezenas e dezenas de milhares de Portugueses. E todas as comparações são falíveis. Terá havido Vietname pior para quem esteve meses e meses em Guileje, Gadamael, Gandembel, Madina do Boé, Jabadá, Guidage e em tantos outros locais?

2. Hugo Guerra foi Alf Mil, comandante do Pel Caç Nat 55 e Pel Caç Nat 50 (
Gandembel, Ponte Balana, Chamarra e S. Domingos, 1968/70) e é hoje Coronel DFA.

3. artigos relacionados em


Sem comentários: