terça-feira, 11 de novembro de 2008

Guiné 63/74 - P3439: Falando sobre o seu amigo Gregório (António Santos)


1. Mensagem do nosso camarada António Santos, ex-Soldado do Pel Mort 4574, Nova Lamego, 1972/74, com data de 10 de Novembro de 2008

Saúde para todos.
Caros camaradas e amigos da tabanca.

No ultimo sábado, momentos depois do Carlos introduzir o poste em assunto na nossa tabanca, e porque eu estava online a escrever no meu blogue precisamente um texto em que relato que o Gregório vai à minha procura ao quartel novo, pois sabia da chegada dos periquitos, onde eu estava incluído mas, eu nem sequer pensava que ele estivesse naquelas paragens tão a Leste.

Precisei de dar uma espreitadela à tabanca, quando me deparo com esta notícia (*). Primeiro inundou-me uma grande alegria pois pensava ser o meu amigo a entrar em contacto, mas depois de ler, a maior tristeza com a perca deste amigo da adolescência.

Conhecemo-nos por volta dos treze anos e apesar de não estar em contacto com ele desde a Guiné, fiz varias diligências para o encontrar, mas tal não foi possível. Há vários anos, não me lembro de quantos, andava eu na labuta diária numa das ruas em Lisboa e pareceu-me ver o meu amigo a conduzir um autocarro da Carris. Foi tudo muito rápido e no meio da confusão do trânsito de Lisboa, fiquei perplexo pois se não era ele, seria um sósia, tal era a parecença. Passado algum tempo, (como a noção do tempo, agora é tão diferente da nossa adolescência), entrei em contacto com a Carris na Pontinha e foi-me dito que o seu nome não constava dos quadros da empresa!!! Por coincidência, um vizinho actual empregou-se há cerca de dois anos na mesma Carris. Claro que oencarreguei de tirar a limpo a situação mas, deram-lhe como resposta que a carris tinha mandado para a reforma a malta com 55 anos.

Que descanses em paz amigo.

Quanto ao pedido da filha do Gregório, infelizmente só posso ajudar com o envio de mais duas fotos tiradas na mesma altura em Nova Lamego, pelo que estas três fotos são o total que tenho em minha posse e curiosamente as únicas tiradas connosco e que chegaram até aos dias de hoje, (não digo o mesmo de tantas outras).

O porquê de só três? Porque o teu pai pertenceu a uma companhia de intervenção que parava pouco no mesmo local. Nas fotos aparece também o Graça, (hoje meu compadre), embora não conheças os locais, descrevo onde foram tiradas. A que já conheces do blogue é à porta do famoso cine Gabú, onde vimos alguns filmes. A do memorial, que se situava exactamente no meio do quartel velho que era a pensão onde ele morava na época e, finalmente a terceira, é dentro do quartel novo junto a uma caserna. Depois deste dia das fotos encontramo-nos varias vezes mas nunca estava o fotografo por perto. Quando foi para mais longe, só o via quando me visitava.

Carlos, se a filha do meu amigo estiver interessada nos meus contactos, estás à vontade.

PS: Aproveito o mail para enviar uma terceira foto minha que parece que é muito igual a de Farim.

Cumprimentos,
António Santos

Gabu > O trio de amigos no quartel velho

Gabu > O trio de amigos no quartel novo

António Santos junto ao momumento que assinala(va) o V Centenário da morte do Infante D.Henrique.

2. Comentário de CV

Infelizmente não temos o contacto da filha do nosso camarada Gaudêncio, pelo que fica a esperança de que ela nos leia e entre em contacto connosco. Tenho preparadas, para lhe enviar, as fotos que ficam neste poste, em tamanho ligeiramente maior.

Vamos aguardar o seu contacto. Caso queira o contacto do António Santos, será disponibilzado, segundo a sua vontade expressa.
________________

Nota de CV

(*) Vd. poste de 8 de Novembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3425: O Nosso Livro de Visitas (40): A.Gaudêncio, filha do nosso camarada Gregório Gil Gaudêncio

1 comentário:

Luís Graça disse...

António:

Recebe os meus sentimentos de pesar pela perda do teu amigo e nosso camarada Gregório... Mesmo que a morte faça parte da(s) lei(s) da vida (é o outro lado do binómio), a gente nunca se conforma com a perda dos nossos entes queridos... As minhas condolências são extensivas à família do Gregório, e em especial à sua filha, se ela nos está a ler.

Outra coisa: então o meu amigo e camarada tem um blogue e não diz nada à gente ? Nós queremos lá ir, fazer uma visita, conhecê-lo e divulgá-lo. Dá-me o endereço. E parabéns. Que mil e um blogues cubram a blogosfera com as nossas histórias (e estórias) da Guiné e das suas gentes...

Um Alfa Bravo. Luís