segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Guiné 63/74 - P3397: Viagem à volta das minhas memórias (Luís Faria) (1): A ida, do RI5 a Bissau


Luís Faria,
ex-Fur Mil Inf MA
CCAÇ 2791,
Bula e Teixeira Pinto,
1970/72


Capítulo I > A minha viagem - Do RI5 a Bissau

Em 1969 era eu, um bom moço, melhor rapaz e estudante do antigo 7.º ano, quando me convidaram para o RI5 [Regimento de Infantaria nº 5, nas Caldas da Rainha), sob o comando de Giacomino Mendes Ferrari (creio ser o nome correcto). E por lá andei a fazer a recruta com as insígnias de Instruendo. Até que, chegou a hora de escolher uma das Especialidades disponíveis, a saber: Amanuense, Atirador e Operações Especiais. Dado que para Amanuense não ia concerteza e para Atirador era certo, optei por ser o melhor da minha rua e só por isso pelas Op Especiais!

Por lá apareceu um dia o famoso Cap Robles e… lá fui parar a Lamego, ao CIOE [Centro de Intrução de Operações Especiais].

Boa comida, bons pequenos almoços… e há que optar: Op Esp (Rangers) ou Comandos? Fui parar a Penude, ao novo Quartel dos Comandos sob o comando Cap Jaime Neves. Boa comida, más dormidas!...

Estávamos no Inverno, um frio de rachar e depois de muitas peripécias que recordo com saudade a camaradagem, a disciplina, a preparação física e bélica adquiridas, o conhecimento humano em várias vertentes… muito me serviram na Guiné!... Dizia eu do frio de rachar… e um belo (!?) regresso de fim de semana, vou dar com o corpo na enfermaria, com gripe. Lá se foram o salto da ponte, o esgoto, o slide e o rapel!... E lá fui eu para Tancos, sem crachá, mas com os conhecimentos, tirar o curso de Minas e Armadilhas (nada de novo) com direito a Diploma, claro está!

Depois de ter resolvido, a contento, um problema grave de despromoção e prisão por ter invadido um aquartelamento da NATO (entrei com o meu amigo Meirinhos e outro por um buraco na rede), eis-me a caminho do RI 16, Évora, cidade do Templo de Diana, para formar Companhia com destino à… Guiné (o pesadelo que poucos quereriam !)

Ao tempo Salazar morreu, Tenentes ausentaram-se, falou-se que a guerra na Guiné tinha amainado e ia acabar (grande alívio !!!), enfim, valeram aquelas donzelas simpáticas e de fala doce e musicada, que nos distraíram o pensamento. Certo, Jorge Fontinha? E já que o nosso Tenente se ausentou, quem assumiu o comando do 4.º Gr Comb, deixando o 3.º, fui eu, por ser o Furriel mais antigo. E assim, o Jorge Fontinha (Op Esp), o Chaves (açoriano) e eu, lá demos instrução ao 4.º Gr Comb, levando-o até ao aquartelamento abandonado do RAC-Espargal em Oeiras, de onde embarcámos, em 19 de Setembro de 1970, depois das cerimonias habituais - Movimento Nacional Feminino, cigarros, Parada, despedidas e mais (só um meu irmão soube da minha partida) - no paquete inclinado para bombordo Carvallho Araújo, que nos levou ao destino, via Açores e Cabo Verde.

Ao entrarmos no Geba, já noite, na amurada a pensar e a sentir o cheiro caraterístico daquela Terra, entrei em alerta ao ver que os Turras já nos estavam a atacar com objectos incendiários que vogavam pelas águas em direcção ao barco...

Ufa… que alívio?! Afinal era apenas fauna marítima eléctrica!!!!!

E eis-nos atracados no cais do Pijiguiti, prontíssimos para o IAO e para o que mais viesse. Estávamos a 2 de Outubro de 1970. A partir desta data nos iríamos transformar em Homens, rapidamente…

Um abraço a todos os Tertulianos
Luís Sampaio Faria


Foto 1 > Luís Faria na Parada do RI5, Caldas da Rainha, cujo Comandante era o Coronel Giacomino Mendes Ferrari

Foto 2 > Fevereiro de 1970 > Luís Faria já no Curso de Comandos, em Penude, no novo Quartel dos Comandos sob o comando Cap Jaime Neves.

Foto 3 > Setembro de 1970 > RI 16 > Luís Faria durante a Semana de Campo

Foto 4 > A bordo do Carvalho Araújo, saída de Angra do Heroísmo, a caminho da Guiné

Foto 5 > Setembro de 1970 > Luís Faria em Ponta Delgada

Foto 6 > Cabo Verde > Luís Faria em Mindelo, Ilha de São Vicente durante a escala do Carvalho Araújo naquele Arquipélago

Fotos: © Luís Faria (2008). Direitos reservados.

___________________

Nota de CV

Vd. poste de 31 de Outubro de 2008 > Guiné 63/74 - P3388: Tabanca Grande (94): Luís Sampaio Faria, ex-Fur Mil da CCAÇ 2791, Bula e Teixeira Pinto (1970/72)

3 comentários:

António Matos disse...

Diz-se que todos temos um sósia algures no mundo mas se isso não fôr verdade, não se poderão menosprezar as tuas parecenças ( 1ª foto na parada do RI5 )com o Steve McQueen quando interpretou um dos evadidos no filme "A Grande Evasão".
Agora percebo o tal assalto ao quartel da NATO entrando pelo buraco da rede .... andavas a treinar, não ?
A verdade é que mesmo sem o crachá dos comandos não terá sido agradável encontrar-te cara-a-cara no mato local onde, fruto dos disfarces de ocasião, talvez te parecesses com um Rambo... digo eu...
Pelos vistos augurava-te uma carreira cinematográfica ( no mínimo como duplo ) e olhando para ti agora, continuas a pereceres-te com um outro, agora português, de seu nome João Perry na novela "A outra".
Estarei bêbado ?
De vinho não é concerteza e os bróculos não embebedam assim !
Este comentário está a ficar um bocado non-sense mas está a dar-me muito gozo deixar correr os dedos no teclado ao sabor da imaginação...
Os tertulianos não sabem mas nós conhecemo-nos bem antes do tempo militar, lá no norte.
Numa das minhas récitas de finalistas, e enquanto "encenador" de alguns números, "contratei-te" como guitarrista para a apoteose do final. Brilhaste, principalmente porque dedilhaste a balada da despedida com as cordas da guitarra quase todas partidas !
Depois voltamos a encontrar-nos no Carvalho Araújo mas aí o filme já era outro.
Pertencemos a companhias do mesmo batalhão mas cada uma foi para seu lado ( a minha para Bula ; a tua para Teixeira Pinto ) até nos voltarmos a juntar para aquela miserável acção de montagem do famigerado campo de minas !
Um dia regressámos e quis o destino que a amizade se consolidasse e nada mais relevante do que ter apadrinhado o nascimento do teu filho Tiago !
Agora somos já avós e só temos que aguardar as surpresas que a vida ainda nos reserva ...
Um abraço

Anónimo disse...

A minha grande amizade contigo, começa em Tancos, quando ambos e mais uns tantos, transportamos para o meio da parada, um camara nosso, que ressonava de tal ordem, que nem por isso acordou e aí passou a noite.Continuou em Évora, dando instrução e cortejando as belas Alentejanas e frequentando, a
explendida piscina na qual aproveitavamos para as espiar.Continuou em Bolama onde aturei a tua 1ª "piela"... e prelongou-se por toda a comissão na Guiné.Continua hoje, cada vez mais reforçada.
Apraz-me o teu ingresso na tertúlia
e congratulo-me que por minha influência.Se calhar, um dia destes ainda conto algo das nossas cumplicidades, numa das "histórias do Jorge Fontinha"...
Um grande abraço.

JORGE FONTINHA

Anónimo disse...

Tu tavas uma nice :-)

abraço

urbano silva