quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Guiné 63/74 - P3348: Tabanca Grande (93): José Pinho da Costa, ex-1.º Cabo Op Mensagens da CCS/BART 1914, Guiné, 1967/69



José Pinho da Costa
ex-1.º Cabo Op de Mensagens
CCS/BART 1914
Tite
1967/69



1. Mensagem com data de hoje do nosso camarada José Pinho da Costa (*):

Assunto - Re: Convite para adesão ao Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné

Boa tarde Carlos!

Pois aqui estou a apresentar-me.
Ao mesmo tempo a fazer um agradecimento ao vosso BLOG, porque foi precisamente através dele que eu consegui contactar os meus antigos colegas, cujo paradeiro deles eu desconhecia.

Um dia, aí há uns dois anos ou mais, deixei um anúncio no BLOG a saber onde paravam os camaradas do BART 1914. E precisamente no dia que fazia 41 anos do nosso desembarque em Lisboa, um amigo, o Leandro Guedes, autor do nosso BLOG encontrou-me a partir desse anúncio algures perdido no vosso BLOG. Foi uma alegria enorme. A partir daí, lembrei-me do baú onde tinha cartas enviadas por mim e para mim nesses 24 meses de Guiné.

Ao abrir aquele baú, estava fechado desde a última carta recebida lá na Guiné, deparei-me com um maço de cartas da minha madrinha de guerra. Foi com muita emoção que comecei a reler aquelas cartas, onde a palavra esperança aparece muitas vezes. Sempre desejei conhecê-la. Mas por contingências várias, quando regressei não a fui conhecer. Mas nunca me esqueci dela e esperei sempre uma oportunidade. Com o aparecimento dos meus antigos colegas, enchi-me de coragem e encontrei-a.

Foi um momento e uma sensação única conhecer a pessoa que esteve disposta a gastar o seu tempo e dinheiro em selos e cartas, só pra alimentar a minha esperança de regressar com vida.

Nesse dia escrevi no nosso BLOG o encontro com a minha madrinha. Entretanto uma jornalista andava a fazer pesquisas sobre a guerra colonial para o programa A MINHA GERAÇÃO ANOS 60, leu e convidou-nos a ir ao programa dar o nosso testemunho. Naquele pouco tempo disponível, não era possível falar mais e melhor. Mas penso pelas mensagens que recebi de muitos camaradas ex-combatentes espalhados pelo país, o nosso desempenho deu para os mais novos terem a noção da realidade que se vivia naquelas décadas,e fazer uma pequena mas merecida homenagem às milhares de madrinhas anónimas espalhadas pelo país.

Podem visionar um pequeno enxerto da entrevista em:

http://br.youtube.com/watch?v=u4BrCqMjx1k

O meu cartão de militar é:

JOSÉ PINHO DA COSTA
1.º Cabo Op de Mensagens
CCS/BART 1914
Ano de embarque: 8 Abril de 1967
Ano de desembarque: 9 Março 1969

Contactos actuais:
964013329
jpcovr@sapo.pt

Um grande abraço a todos ex-combatentes
José Costa

2. Comentário de CV

Caro José Costa

Estás apresentado à tertúlia da nossa e agora tua Tabanca Grande.

Não sabíamos que afinal tinha sido o Blogue do Luís Graça a desencadear toda a trama para vires a reencontrar os teus camaradas de Batalhão e a seguir a tua madrinha de guerra. São estes acontecimentos que dão razão à existência de páginas como a nossa, onde camaradas e amigos desencontrados há décadas, se juntam para relembrar e reviver tempos difíceis da nossa juventude, mas que fazem parte do nosso passado individual e colectivo.

Como te disse já, contamos com a tua colaboração e disponibilizamo-nos para o que entenderes necessário.

Recebe um abraço de boas-vindas dos editores e da restante tertúlia.
Carlos Vinhal
________________

Nota de CV

(*) Vd. poste de 20 de Outubro de 2008 > Guiné 63/74 - P3334: História de Vida (17): O Costa e a Madrinha de Guerra (José Martins)

Sem comentários: