domingo, 12 de outubro de 2008

Guiné 63/74 - P3302: Tabanca Grande (91): António Varela, ex-Fur Mil Sapador da CCS/BART 2865, Catió, 1969/70


António Marques Maltês Varela, ex-Fur Mil Sap Minas e Armadilhas, CCS/BART 2865, Catió, 1969/70

1. Mensagem do nosso novo camarada António Varela, com data de 8 de Outubro de 2008:

Caro Luis Graça
Em 29 de Dezembro de 1970, cumpri a minha última missão no Exército, na entrega do espólio do meu Pelotão de Sapadores no RAP2 em Vila Nova de Gaia.

Conseguido isso sem encargos para os soldados (o que era difícil na época) e depois das despedidas, faltava-me fazer o meu próprio espólio, bem mais fácil, era todo meu, far-lhe-ía o que muito bem entendesse. Entendi que o devia abandonar ali mesmo, num quarto qualquer de um camarada qualquer, quem o encontrasse que fizesse dele o que quisesse. Era preciso encerrar e esquecer os anos de guerra na Guiné.

Puro engano, os anos foram passando, mas as lembranças não desapareciam. Algumas coisas caíram no esquecimento, vejo as caras mas não lembro dos nomes, lembro-me de algumas coisas que passei, mas tenho dificuldade em localizá-las no tempo, apenas o amor à Guiné ficou para sempre.

Há algum tempo, com a ajuda do meu filho, encontrei o Blogue do Luisgraçaecamaradasdaguiné, e visito-o com alguma assiduidade. Quero desde já agradecer a disponibilidade do Luis Graça e restantes camaradas co-editores, pois fazer um trabalho desta envergadura, exige muito empenho e disponibilidade de tempo.

É bom voltar a encontrar no blogue camaradas de andanças na Guiné, o Victor Condeço que pertencia à CCS do BART 1913 que nós BART 2865 fomos render, o João Tunes lembro-me da cara dele e o Jorge Teixeira do Pelotão de canhões, de que me lembro bem, mas como diferentes estamos agora, é a velhice que anda por aí.

Eu sou o António Marques Maltês Varela, ex-Fur Mil Sap de Minas e Armadilhas, estive na Guiné em Catió de Fevereiro de 1969 a Dezembro de 1970. Na vida civil sou pré-reformado da PT.

Não vos roubo mais tempo, até breve.
Um abraço
António Varela


2. No mesmo dia foi enviada a seguinte resposta ao nosso camarada Varela:

Caro António Varela
Esperamos vir a ter a tua colaboração no nosso Blogue, já que te dirigiste a nós na condição de ex-combatente da Guiné.
Podes colaborar connosco, contando aquilo de que te lembras. Envia-nos as tuas histórias e fotos que tenhas e passarás a ser um elemento activo do nosso Blogue.

Não podemos esquecer o passado como combatentes e a melhor forma de exorcizarmos alguns fantasmas que ainda vagueiam pelas nossas cabeças, é contar, escrevendo, as nossas experiências de guerra.

Manda uma foto do teu tempo de tropa e outra actual, tipo passe de preferência, para seres apresentado formalmente à nossa Tabanca Grande, como também é conhecido o Blogue Luís Graça e Camaradas da Guiné.

Um abraço de toda a malta par ti.
Carlos Vinhal
Co-editor

3. No dia 9 de Outubro, o camarada António Varela, correspondendo ao solicitado enviou-nos as fotos da praxe, que se publicam em conformidade, na série Tabanca Grande.

Caro Vinhal
Agradeço-te o bom acolhimento no blogue, e espero colaborar sempre que possível com algumas estórias.

Para já envio-te as duas fotografias que me pediste, para apresentação à Tabanca Grande. Futuramente tentarei fazer uma selecção de fotografias de Catió e caso haja interesse enviá-las-ei.

Um abraço
Ex-Fur Mil Sap Varela

4. No dia 10 de Outubro, o nosso tertuliano Victor Condeço enviava esta mensagem ao Varela, com conhecimento ao nosso Blogue:

Meu caro Varela,
É com muito gosto que respondo à sua apresentação aqui na Tabanca, seja bem-vindo e votos de que sinta bem entre nós! Por certo identificou-me no blogue apenas por eu pertencer à CCS/BART 1913, que o seu BART2865 rendeu a 17 de Fevereiro de 1969 em Catió.

Eu, só saí de Catió no dia 20, pois fiquei a concluir as entregas de algum material, até poderei ter-lhe entregue o material do Pelotão de Sapadores, não faço a mínima ideia. Lembro-me que alguns de vós chegaram uns dias antes, com o fim de fazerem o recebimento, não sei se foi o seu caso, de qualquer modo mesmo que tivessem sido mais de 3 os dias que ali estivemos juntos não dá para recordar quem quer que seja, pelo menos pela minha parte.

Desses dias lembro apenas de festejar no Bar Catió com alguns de vós, a vossa chegada e a nossa partida. Em particular apenas lembro um nome, o do Fur Mil José Nascimento, por ser meu conterrâneo e meu amigo dos tempos de estudante na nossa juventude. Vamos por certo ter oportunidade de trocar outras informações, recordar pessoas e lugares que nos foram comuns embora em tempos diferentes.

Receba um abraço e disponha,
Victor Condeço

5. Comentário de CV

Caro António Varela,
Estás apresentado formalmente à Tertúlia. A partir de hoje tens mais duzentos e sessenta e tal camaradas e amigos a quem poderás contar a tua experiência na Guiné.

Não te disse na mensagem que te enviei, mas nunca mais digas, tu ou qualquer outro camarada, que nos estás a roubar tempo. Embora com algum sacrifício da vida privada, estamos disponíveis para receber os vossos trabalhos, sugestões, reclamações e tudo o que seja de interesse para o nosso Blogue e tertulianos.

Recebe um abraço da tertúlia.

Sem comentários: