segunda-feira, 7 de julho de 2008

Guiné 63/74 - P3030: In Memoriam (6): General Hélio Felgas (Torcato Mendonça)

Mensagem do Torcato Mendonça, de 25 de Junho



Luís Graça e Editores,

Ontem quando li a notícia fiquei triste. Aos poucos – costuma dizer-se: da lei da Morte ou da Vida se vão libertando... Prefiro dizer: faleceram.

Neste caso, faleceu o General Hélio Felgas e já tinham falecido o Marechal Spínola, o Coronel Pimental Bastos, o Payne (médico BCaç 2852). Pessoas com as quais convivi, mais ou menos, na minha passagem pela Guiné.

Todos eles me mereceram e continuam a merecer o meu respeito. Nunca diria deles Caco Baldé, Pimbas ou outro "nome" a qualquer. Aceito que outros o usem. É problema que me transcende.

Mas outros militares foram desaparecendo, alguns que comigo ou contigo, Luís - estivemos na mesma zona – não conviveram, caso do Capitão José Neto e a todos, mais certamente aos que de perto com ele privaram, deixou (deixaram) grande saudade. São, queiramos ou não "bocados" de nós, que se vão aos poucos perdendo. É natural, é a lei da vida. Mas é triste, como era lá, meus caros. Todos por isso passamos.

Conheci o General Hélio Felgas. Antes da Lança Afiada, durante esta operação, quando estive em Galomaro, no COP 7, a trabalhar para a CCAÇ 2405, na operação que levou à destruição do acampamento do Mamadu Indjai e à captura do Malan Mané. Tudo davam estórias e mostravam facetas do Homem e Militar que Ele foi. Estás a pensar: Que raio, o tipo está a ficar militarista. Nada disso. Estou é a sentir que aos poucos muitos vão desaparecendo e, muitos ou alguns deles, em vida deviam ter tido melhor tratamento.

Repara, que não falo na cambança do Cheche: porquê? Aponto só dois motivos: o Alf Diniz era do meu curso e conheci-o; ouvi o relato feito por um ou dois militares que lá estiveram (um o Capitão Neto, de Nova Lamego) e aceito o relato dos nossos camaradas da 2405. Nessa data estava em Portugal, em férias. Dava um bom dossiê e não difícil de formar. Até convinha…Como convinha o dossier Lança Afiada e o erro da falta de mais apoio aéreo (Leia-se bombardeamentos – da minha responsabilidade – e emprego de forças especiais que, devido á sua mobilidade teriam provocado outro desenlace, ou seja, baixas ao IN).

Permitam-me uma sugestão:

(i) Que se faça uma página no blogue com nome e curta biografia destes Homens;

(ii) Que certas operações, ou casos polémicos, tenham página própria para rápida consulta e estudo. (Certamente seriam melhor completados)!

À vossa consideração

Um abraço,

Torcato Mendonça
Apartado 43,
6230-909 Fundão
__________

Notas:

1. Fixação do texto: vb
2. Artigos relacionados em:

24 de Junho de 2008 > Guiné 63/74 - P2980: In Memoriam (5): Morreu ontem o Major General Hélio Felgas, antigo comandante do Agrupamento nº 2957, Bafatá (1968/69)

24 de Junho de 2008 > Guiné 63/74 - P2981: Hélio Felgas, com Spínola, em Bambadinca (Jaime Machado)

25 de Junho de 2008> Guiné 63/74 - P2984: Op Mabecos Bravios: a retirada de Madina do Boé e o desastre de Cheche (Maj Gen Hélio Felgas † )

25 de Junho de 2008 > Guiné 63/74 - P2985: Homenagem ao meu professor da Academia Militar, Hélio Felgas (António Costa, Cadete aluno nº 11/650, Curso ART 1964/67)

Sem comentários: