terça-feira, 3 de junho de 2008

Guiné 63/74 - P2914: Em busca de...(28): Quem conheceu o Inissa Cassamá, Soldado Enfermeiro, natural de Sangonhá? (Famara Cassamá, irmão)

Famara Cassamá entrou recentemente em contacto connosco, através do Nelson Herbert (da Voz da América, já aqui apresentado como um guineense da diáspora), pedindo informações sobre o paradeiro de alguns militares ou ex-militares dos tempos em que ele era um menino em Sangonhã.

1. O Nelson Herbert dava-lhe uma ajuda, informando-o de que:

"Entretanto tomei a iniciativa de reencaminhar o teu email à atenção de dois dos responsáveis pelo blogue.

Quem sabe, atraves do blogue chegues às pessoas que procuras. São milhares de antigos soldados e oficiais da tropa portuguesa, que diariamente nele se cruzam e, nisso de reencontros e localizacões, pelo que tenho seguido a distância, tem havido 'milagres'".

Nelson Herbert
Journalist-Editor
Voice of America
Washington DC, USA
__________

2. A seguir a esta mensagem, Famara Cassamá (mailto:famaracassama@yahoo.com.br)escreveu ao Nelson Herbert, em 26 de Maio, dando-lhe conta dos progressos:

"Olá, Prezado Nelson,

O digníssimo Coronel Nuno Rubim já me indicou esse blogue, só que não consegui ainda localizar nenhum deles.

Vou continuando a tentar. Aliás, já disponho do nº de telefone do Cap. Leandro, que é agora General reformado.

O meu interesse por eles é que estou a escrever um livro da minha infância. Eles estiveram na Guiné quando eu era criança.
Reencontrá-los, mesmo que através de fotos, é uma sede belamente aliviada.

Fique bem,

Famará"
___________

3. E o nosso Correspondente na América, o Nelson Herbert, em 23 de Maio de 2008 dava-lhe indicações mais precisas:


"Caro Famara,

Visita igualmente este outro blogue, que paralelamente ao do Didinho, quem sabe te faça chegar a essas pessoas...blogueforanadaevaotres.blogspot.com "
(...)

__________

4. Em 27 de Maio, Famara Cassama apresenta-se:

Olá, Prezado Briote,

Olha, o meu interesse pelo General Leandro tem, é certo, alguma dose de 'matar saudade' mesmo que através de uma foto dele, mas certo também, é que estou escrevendo uma memória sobre essa guerra colonial que portugueses e guineenses viveram sem o quererem.

Ainda, antes de vir a publicar o aludido livro de memória, eu gostaria de lho enviar para ele poder opinar, e, quem sabe, o prefaciar.

A minha memória nele jamais se apagará.

Fique bem, Prezado Virgínio Briote,

Famará
__________

5. Hoje, 3 de Junho de 2008, Famara faz outro apelo à Tertúlia. Seu irmão Inissa Cassamá foi militar do Exército Português. Quem o conhece e/ou quem conhece o então Capitão Vaz Pinto Monteiro, o ex-Furriel Mil Loureiro e o 1º Cabo Enfº Amorim?

Bom dia, sr. Briote,

Antes de tudo, peço-lhe desculpa pela forma como me introduzi no blog. É pela seguinte razão: tenho um irmão que vive em Cacine, uma área da Guiné que não possui internet. Ele gostaria de reencontrar velhos camaradas seus de arma durante a guerra colonial. Eis seus dados, cuja inserção no seu blog ele pede:

- Sou Inissa Cassamá, fui soldado Nº 82180069, recrutado na aldeia de Sangonhá, sul da então Província da Guiné Portuguesa.

- Especializei-me como Soldado Maqueiro no Hospital Militar de Bissau.

- Em 1970, fui transferido para o C.I.M. de Bolama.

- Em 1972 fui de novo transferido para o Hospital Militar de Bissau, onde, após especialização, passei a Soldado Enfermeiro Auxiliar.

- No final da especialização (formação), fui transferido para o Batalhão Nº 4513, da então Aldeia Formosa, mas servindo na Companhia Nº 4513, em Buba, cujo comandante (salvo erro!), era o Capitão Vaz Pinto Monteiro, até o cessar-fogo em 1974.

- Eu pertencia ao 4º Pelotão em Buba e tinha como colegas o Furriel Loureiro, o 1º Cabo Enfermeiro Amorim, natural de Porto e o meu íntimo amigo, Paulino.

Reajam Camaradas! Quero matar saudades.

Nestes contactos:

Famaracassama@yahoo.com.br
cassama@un.org

Com a devida vénia,

Inissa Cassamá (ex-soldado enfermeiro)

___________

O editor, Virgínio Briote

Sem comentários: