quinta-feira, 22 de maio de 2008

Guiné 63/74 - P2871: Excerto do Diário do ex-Alf Mil A. Nunes Ferreira (CCAÇ 4540, Cadique, 31/1/73 a 20/2/73)



Guiné-Bissau > Região de Tombali > Cacine > Cadique > Junho de 2007 > Pedras que falam da CCAÇ 4540 - Somos um Caso Sério - que esteve aqui, em Cadique, em pleno coração do Cantanhez, na margem esquerda do Rio Cumbijã, de 12 de Dezembro de 1972 a 17 de Agosto de 1973.


Fotos :
Pepito / AD - Acção para o Desenvolvimento (2007). Direitos reservados.

1. Mensagem de Albertino Nunes Ferreira, 8 de Abril de 2008:


Assunto - CCaç 4540: passagem por Cadique 72/73


Tenho um pequeno diário da minha passagem por Cadique. Pergunto se vêem algum interesse na divulgação do mesmo no vosso blogue

Albertino Nunes Ferreira
Ex Alf Mil Inf da CCAÇ 4540



2. Excertos do diário de Albertino Nunes Ferreira, relativa à passagem do Cadique, Cantanhez, da sua unidade, a CCAÇ 4540 (1). Textos enviados em 9 de Abril e 19 de Maio de 2008:

Após dois meses e meio em Bigene, desembarcou a CCaç 4540 no dia 12/12/72 de bordo da LDG Bombarda em Cadique no âmbito da operação Grande Empresa com o auxílio dos Fiat da FAP e de um bi-grupo da CCP 121. Eis algumas notas respigadas de um pequeno diário :

31 de Janeiro de 1973

Só hoje me decidi a escrever um Diário íntimo da minha presença aqui neste lugar de Cadique, no Cantanhez, considerada área libertada pelo PAIGC. Dói-me a cabeça abominavelmente. Foi a primeira vez que comi razoavelmente bem depois do enjoo das rações de combate intragáveis de que só aproveito os sumos, dando o resto aos soldados do meu grupo de combate, que esses comem tudo o que lhes dão…

Neste momento vivo numa espécie de cabana com um abrigo-vala anexo, abaixo do nível do solo, o tecto feito de folhas de palmeiras secas e capim e deito-me ao nível do chão porque o colchão de borracha foi comido pelas formigas, tendo ainda por companhia uma colónia de morcegos e alguns ratos…

O rio Cumbijã faz uma grande curva à nossa frente e continua pela direita até Caboxanque. Aqui passo os dias quando não saímos para o mato em patrulha e vejo o pôr-do-sol magnífico sobre o rio voltado para Oeste. Nas primeiras andanças pela povoação e arredores notei que ao lado de todas as moranças havia grandes abrigos protegidos por cibes, que algumas bombas lançadas pelos Fiat não tinham rebentado e que as lavras estavam todas queimadas pelo napalm. Por outro lado a população era constituída só por velhos e crianças, estando os jovens logicamente na guerrilha…


2 de Fevereiro de 1973

Ontem estivemos na mata durante todo o dia. Andámos até ao esgotamento. Doem-me os músculos horrivelmente. Estou com fome, porque não como há 24 horas e dói-me terrivelmente a cabeça. Hoje é dia de descanso para o pessoal do 2º grupo de combate. Nada de especial há para assinalar. A rotina e o tédio aproximam-se subitamente com a tarde. Já perdi a noção do tempo, dos dias que se sucedem sem qualquer significado. Só se sabe que é domingo porque se ouvem os relatos de futebol. Anoiteceu rapidamente.


3 de Fevereiro de 1973


Hoje levantei-me excepcionalmente cedo e sinto uma sensação de bem-estar fantástica porque é dia de não sair para o mato. Contudo, vai custar a passar o resto do dia com este calor sufocante que aperta logo pela manhã e que nem a sesta nos deixa dormir…

Até ao fim do dia não deverá acontecer nada de anormal. Logo à noite vai haver cinema para a rapaziada e só espero que não haja ataque ao aquartelamento porque seria uma carnificina. Meu pai começou a mandar-me o Expresso e eu tornei-me assinante do Nouvel Observateur que recebo aqui regularmente. A sua leitura sempre ajuda a “matar o tempo” nas horas vagas…


4 de Fevereiro de 1973


Hoje fui dar uma volta pela bolanha até à beira do rio Cumbijã. Quando não tenho nada para ler fico psicologicamente deprimido. Passo as noites sem dormir. Só me apetecia ingerir um trago de uma droga qualquer… cuspir toda a noite o fogo das entranhas. Afogo-me em whisky para conseguir dormir alguma coisa e vou aos tropeções para a cabana, meio embriagado pelo álcool e tendo ainda nos ouvidos a canção The Savoy Trufle do George Harrison, tentando esquecer este quotidiano sem sentido que nos está reservado possivelmente até ao fim da comissão.


20 de Fevereiro de 1973

Só hoje me decidi a escrever um pouco mais . Não tenho tido realmente disposição para continuar este pequeno diário. Sinto-me horrorosamente cansado e doem-me o estômago e a cabeça.

Sinto o corpo todo partido por não conseguir dormir nas noites longas passadas na mata, emboscado, ao relento, por tecto as estrelas, sobre o chão duro, difícil e vermelho, alimentado á base dos líquidos da mísera ração de combate que nos dão, porque o resto é intragável e deito tudo fora ou dou aos soldados…
Um combatente não devia tratar-se assim, bolas… Apesar de tudo não recuamos nunca quando temos de fazer o que devemos para sobreviver. Ontem mesmo, quando fazíamos 5 meses de Guiné, durante um patrulhamento conseguimos capturar 24 granadas de canhão sem recuo e 1 de RPG 2. Foi um grande ronco para o 2º Grupo de Combate da CCaç 4540 e até os páras da [CCP] 123 que ainda estão connosco ficaram com uma pontinha de inveja da tropa macaca (2)…

Amanhã vamos sair novamente em missão operacional e há notícias de que o Caco Baldé vem aqui mais uma vez a Cadique, desta feita acompanhado de uma equipe da TV alemã para filmar alguns aspectos do destacamento e o andamento dos trabalhos de construção da estrada Cadique – Jemberém.

Não consigo escrever mais. Acabou.

Alf Mil Inf
A. Nunes Ferreira
CCAÇ 4540

3. Comentário de L.G.:

Meu caro Albertino:

Posso concluir que estas são as únicas notas que escreveste no teu diário ? São, em todo o caso, valiosas, e vê-se que foram escritas com sangue, suor e lágrimas... Tomei a liberdade de sublinhar, a bold e a vermelho, algumas das tuas frases...

É importante que certas coisas sejam escritas na primeira pessoa do singular... Os nossos filhos e netos não imaginam as duríssimas condições em que vivíamos e combatíamos na Guiné. Não se tirem conclusões, apressadas e ilegítimas, de pequenos documentos íntimos como este... Por exemplo, que a guerra estava ganha ou que estava perdida... Esse debate, pessoalmente, não me interessa. Admito que possa interessar a outros camaradas... Falta-nos a distância histórica e a visão sinóptica da época, e sobretudo a investigação historiográfica de primeira água, para tirar conclusões, com segurança, com rigor, sobre a situação político-militar (E este binómio é inseparável: não podemos analisar a situação militar, isolada do contexto político e geopolítico)...

De qualquer modo, a missão do nosso blogue - que não é um portal noticioso, nem é o sitío de nenhuma associação, nem uma tribuna, nem uma bandeira de causas perdidas ou por ganhar... - é sobretudo a de dar voz a pessoas como tu, que nem sequer pediste para integrar a nossa Tertúlia. Mas fica aqui, desde já, o convite: seria honroso para todos nós que o teu nome figurasse na lista dos amigos e camaradas da Guiné... Um abraço do tamanho do Cumbijã. Luís

________

Notas de L.G.:


(1) Vd. poste de 21 de Maio de 2008 > Guiné 63/74 - P2870: O meu álbum de recordações de Cadique e da CCAÇ 4540 (A. M. Conceição Santos)

(2) Vd. postes de:

27 de Junho de 2007 Guiné 63/74 - P1891: O Cantanhez (Cadique, Caboxanque, Cafine...) e os paraquedistas do BCP 12 (1972/74) (Victor Tavares, CCP 121)

9 de Agosto de 2007 > Guiné 63/74 - P2038: Os pára-quedistas no mítico Cantanhez: Operação Tigre Poderoso (I parte) (Victor Tavares, CCP 121 / BCP 12)

15 de Agosto de 2007 > Guiné 63/74 - P2051: Os pára-quedistas no mítico Cantanhez: Operação Tigre Poderoso (II parte) (Victor Tavares, CCP 121 / BCP 12)

Sem comentários: