quarta-feira, 7 de maio de 2008

Guiné 63/74 - P2817: Blogoterapia (51): O Alentejo do Casadinho e do Cascalheira, o Tura Baldé, a Op Gavião... (Torcato Mendonça / Beja Santos)

Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Mansambo > CART 2339 > 1968 > Fotos Falantes II > O Casadinho, bazuqueiro, do Grupo de Combate do Alf Mil Torcato Mendonça, morto estupidamente num acidente de viação na estrada Bissau-Bissalanca... Está sepultado no cemitério da sua terra natal, São Matias, concelho de Beja.

Foto: © Torcato Mendonça (2006). Direitos reservados.

1. Mensagem do Torcato Mendonça (ex-Alf Mil, CART 2339, Mansambo, 1968/69):

 Meus Caros Editores: Há cerca de duas semanas segui o voo contrário ao das aves nesta época do ano. Ou seja, rumei ao Sul até onde a terra acaba e o oceano começa... Por lá andei a coscuvilhar, a trabalhar e a sentir terras que amo. Apresentei-me hoje ao serviço, lendo ao correr da rodinha do rato os escritos, os e-mail e entrando em rotinas de vida… Ontem atravessei o Alentejo. A partir da zona de Castro Verde abandonei a Auto Estrada, rumei a Beja, parei no cemitério de S. Matias e visitei o Casadinho (1)... 

Falei, esqueci-me do tempo, com gentes de lá, um oficial do exército no activo, um ex-combatente de Guileje e Gadamael, uma mulher espantada com um regador na mão… Saí e já me vinham chamar, senti um aperto até Évora. Passei o volante à mulher e vim deixando o Alentejo para trás; o Algarve há muito que abalara… D cante alentejano: …Abalei do Alentejo, / olhei para trás chorando, /Alentejo da minha alma, / tão longe me vais ficando… 

Coisas da vida e segue que há muito a fazer aqui na Beira… Li o escrito do Beja Santos (2) e lembrei-me: 

 (i) O Cascalheira não era um Sargento Miliciano de Beja? 

 (ii) Ao Poidom [ou Poindom, como vem na carta do Xime ? A gente dizia Poidão, L.G.] fui várias vezes. Bonita a paisagem e os arredores. Na picada haviam uns cajueiros com minas por baixo… diziam as más-línguas. Certamente para algum, mais esperto, se ir servir ou abastecer, o melhor era passar de lado… 

 (iii) Em Abril de 68, com a CART 2339 [ e não com CART 2338, como certamente por lapso menciona o TM; era uma irmã gémea, que esteve também também na Zona Leste, mas em Nova Lamego] e os Pel Caç Nat 52 e 53, saímos do Enxalé e partimos [em direcção a ] Madina, Belel, Sinchã Camisa... 

O IN teve baixas confirmadas, apanharam-se umas armadilhazinhas, nada de especial. O Saiegh ia lá e um Alferes que tu, Beja Santos, foste substituir (Ou era do outro Pelotão? Mário, põe a tua segunda memória a funcionar. Dou uma pequena achega, morreu o milícia do Xime, Tura Baldé – conversou com o IN pensando serem das NT e levou um tiro)... As abelhas atacaram e a fuga de alguns deu assalto a casa de mato, qual?... 

Não me lembro. Mas foi um assalto giro, tivemos várias flagelações e, na última, vítima de susto faleceu o Guia… Sem tecto arrastámos gente sã, feridos e vítimas de abelhas até S. Belchior. Aí as viaturas do Enxalé transportaram os incapacitados. Operação Gavião. Não vou ver as Cartas e, menos ainda o Historial da CART 2339, fico-me pela minúscula agenda e meninges… mais acertadas? … Parece-me que sim! 

 Nem vou ler o que escrevi. Tudo para dizer – estou vivo (não se recomenda); fazer uma ou duas perguntas ao Beja Santos e a todos dar um forte abraço do, Torcato Mendonça Apartado 43, 6230-909 Fundão 

 2. Resposta do Beja Santos (ex-Alf Mil, Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70): 

 Minha Mendonçal e Torcatal figura: Vens do Algarve e do Alentejo e resolves atirar-me uma curta rajada, não és peco a pedir esclarecimentos. 

 (i) O Manuel das Dores Tecedeiro Cascalheira era sargento de infantaria (do quadro permanente ou miliciano, não sei) e dos arredores de Beja. Militar destemido mas de muito mau vinho (pelo menos na altura). Deu-me dores de cabeça com uma zaragata no Gabu, algumas arruaças em Bambadinca, guardo no coração a forma destemida como me ajudou em diferentes operações, colunas e patrulhamentos. 

 (ii) Mudando de assunto, é o que dizes, o Poidom tem uma lindíssima paisagem. Estava cultivada, ali nas barbas do Xime, com bons trilhos para ir foguear, junto a Ponta Varela, embarcações civis ou militares. Ao certo, as minas estavam mesmo na estrada para a Ponta do Inglês ou no acesso a alguns dos acampamentos. 

 (iii) Tempos depois a Operação Gavião, em Abril de 1968. Participaram a companhia do Enxalé (capitão Pires, Zagalo Matos e outros), a tua companhia [, a CART 2339,] e os Pel Caç Nat 52 e 53. Inicialmente, estava destinado a ser uma operação de 5 dias, ficou-se em menos de três. 

Vocês saíram do Enxalé, numa lala perto de Madina, Tura Baldé, um milícia de Demba Taco, ao beber água numa fonte encontrou-se com um soldado do PAIGC que lhe deu um tiro, desacasos da fortuna. Na operação Gavião, o guia era Quebá Soncó, o filho primogénito do régulo Malã, que foi atingido por um tiro numa rótula, foi-lhe amputada a perna. Não ia o Saiegh mas os furriéis Vaz, Altino e Monteiro (o Saiegh chegou em finais de Maio de 1968, o alferes Azevedo já estava em Bissau, eu só cheguei em 4 de Agosto). 

Falas em que "partiram" Madina, Belel e Sinchã Camisa, para Queta Baldé e Cherno Suane, não foi bem assim. Com o tiroteio para tentar liquidar o executor de Tura Baldé, Madina esvaziou-se, o que vocês encontraram foi milho, roupas, esteiras, pilões e coisas parecidas. Para os meus informadores, não havia rasto de gente ferida ou morta. Quanto a Belel, a única vez que se lá entrou pelas picadas e com tropa do Exército foi no Tigre Vadio, em finais de Março de 1970 (3).

 Podes perguntar ao Luís Graça como tivemos sorte e como foi muito doloroso. 

Despeço-me com a esperança de te ver em Monte Real, tenho um projecto para debater contigo, para aproveitarmos as tuas belíssimas fotografias. E vê lá se acabas com essa conversa mórbida em que andas a dizer que não se recomenda que não estejas vivo, precisamos do teu azedume, da tua indignação, da tua heterodoxia. Um abração de estima, Mário.

  __________ 

Notas dos editores: 


 "Faço aqui um parêntese para contar breve história deste militar [, o Casadinho]: "Era o Bazuqueiro do grupo. Alentejano de S. Matias, aldeola quase encostada a Beja. Cerca de dois ou três meses, após a chegada à Guiné, soube do nascimento da filha. Os meses passaram, o desgaste era grande e, como era necessário um militar da Companhia ir para Bissau – serviços de apoio logístico – foi indicado o Casadinho. Pouco tempo lá esteve. No dia 3 de Outubro, a dois meses do embarque, faleceu vítima de um desastre de viação na estrada para Bissalanca. Depois de quase dois anos de mato, muitas horas debaixo de fogo, morre, estupidamente, num acidente. Repousa no cemitério da sua terra natal. Nunca conheceu a filha. "Quando lá passo, no IP2, o carro, todos os carros que, ao longo destes anos tenho tido, abrandam sempre, aceleram e travam um pouco, num engasgar de soluço, de modo a que eu me possa voltar na direcção dele e o cumprimente. Nunca tive coragem de procurar a viúva ou a filha. Um dia..." (...).


1 comentário:

Torcato Mendonca disse...

Operação Gavião- 3 dias:
Destacamento A Cart 2338 e PelCaçNat52;Destacamento B Cart 2339 e PelCaçNat53. Nós DestB saimos do Enxalé. O Dest a saiu de Missirá?
Apreendidas 1 Mauser, 2 marmitas, granadas, dopcumentos. In 5 mortos; NT 1 morto Tura Baldé.
O pior inimigo as "baguera" (abelhas).
Pessoalmente esclareço melhor. Já respondi p+or e-mail com bolinha.
Abraços á TertuliaTM