segunda-feira, 28 de abril de 2008

Guiné 63/74 - P2798: Em busca de ... (24): Sargento Diniz, amigo de meu pai, chefe dos correios, Catió, 1967/68 (Leopoldo Amado)

Guiné > Região de Tombali > Cat~ió > 1967/68 > O Leoopoldo Amado (1), em criança (6/7anos), mais o irmão José Pedro (o mais novo) e o sargento Diniz... Alguém, da nossa Tabanca Grande, se lembra do sargento Diniz ? Talvez o Vitor Condeço (2), que foi furriel miliciano de armamento na CCS do BART 1913, e que esteve justamente em Catió nessa época (1967/68).

Foto: © Leopoldo Amado (2008). Direitos reservados.


1. Mensagem do Leopoldo Amado, o nosso historiador, doutorado pela Universidade de Lisboa que agora foi viver para o Porto. Ouviu-o há dias na RDP - África, falando da sua vinda para Portugal, em 1980, para estudar. Foi colocado no Porto, de que não gostou, pedindo de imediato ao reitor da Univerdide a sua transferência para Lisboa. Hoje, voltou ao Porto, por razões profissionais e está a adorar viver lá. Há sempe um Porto desconhecido à nossa espera, meu caro Leopoldo. (Soube, além disso, pela tua entrevista, que querias ser psicólogo, o raio da matemática é que te tramou... Mas, deixa estar, em troca ganhámos um historiador que, infelizmente, ainda não pode trabalhar na sua terra, onde falta tudo ou quase tudo a um historiador, a começar pelos arquivos...).

Espero que a malta da tertúlia de Matosinhos te convide um dia destes para o almoço das 4ªas feiras, na casa Teresa. Com eles, irás perceber melhor quanto a malta a malta do norte e os amigos e camaradas da Guiné são gente fixe. Espero que continues a dar-te bem por aí. Agora vamos à tua mensagem, que enviaste em 10 de Abril último. Espero que alguém te possa ajudar.

Caro Luís, Briote e Vinhal,


Assunto - Diniz ainda é vivo ?


Como é do vosso conhecimento (se não é, passa a ser), o meu pai foi durante muitos anos Chefe dos Correios em várias localidades da Guiné. Foi assim que percorremos Bambadinca (1960-1963), Bafatá (1963-1964), Fulacunda (1964-1966), Catió (1966-1969) e Bolama (1969-1973). Na realidade, de dois em dois anos (máximo três) éramos transferidos de um local para o outro até que, em 69, regressamos novamente à Bolama, nossa terra e nosso ponto de partida inicial, antes de rumarmos definitivamente para Bissau, em 1973, já nas vésperas da independência.

Em todas as localidades, o meu pai fazia e possuía imensos amigos, designadamente, entre a soldadesca portuguesa. Dentre esses, lembro-me com saudades do sargento Diniz que, sendo um grande amigo do meu pai, encarregava-se de passear connosco (eu e meu irmão) pelas ruelas de Catió, aí pelos anos idos de 1967-1968.

A foto que vos envio (em anexo) foi feita nessa altura em Catió, no quintal da minha casa, ou seja, defronte aos Correios e o então quartel, que ficavam lado a lado. Da esquerda para a direita, o Diniz (de camuflado) e, no seu colo, o José Pedro (meu irmão mais novo, que vive há muitos anos em Paris) e eu próprio (de pé), com a idade provável de 6/7 anos.

A foto é da autoria de um soldado-fotógrafo profissional (o meu pai não se lembra do nome) a quem cedeu uma divisão na parte traseira da nossa casa, onde ele estabeleceu um improvisado e funcional estúdio-laboratório que servia a tropa toda e ainda os civis.

Eu e o meu pai gostaríamos de rever o Diniz e talvez o TABANCA GRANDE nos possa ser útil nisso.

Diniz, ainda é vivo?

Oxalá!


Leopoldo Amado

___________

Notas de L.G.:

(1) Sobre o Leopoldo Amado:

7 de Setembro de 2005 > Guiné 63/74 - CLXXIX: Leopoldo Amado, guinense, historiador, novo membro da nossa tertúlia

24 de Maio de 2007 > Guiné 63/74 - P1782: O nosso doutorando Leopoldo Amado vai ter o seu 'baptismo de fogo' no próximo dia 28, na Universidade de Lisboa (Luís Graça)

24 de Maio de 2007 > Guiné 63/74 - P1783: Tese de doutoramento de Leopoldo Amado: Guerra colonial 'versus' guerra de libertação (João Tunes)


29 de Maio de 2007 > Guiné 63/74 - P1794: Blogoterapia (21): Falar da guerra, com pudor... e com alegria do novo Doutor, Leopoldo Amado (Luís Graça)


(2) Sobre o Vitor Condeço:

1. Mensagem enviada a 21 de Agosto de 2005:

21 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1301: O cruzeiro das nossas vidas (4): Uíge, a viagem nº 127 (Victor Condeço, CCS/BART 1913)

3 de Dezembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1335: Um mecânico de armamento para a nossa companhia (Victor Condeço, CCS/BART 1913, Catió)

19 de Janeiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2453: O que fazia um militar da ferrugem como eu ? (Victor Condeço, ex- Fur Mil Mec Armamento, CCS/BART 1913, Catió, 1967/69)

Sem comentários: