quinta-feira, 3 de abril de 2008

Guiné 63/74 - P2715: Construtores de Gandembel / Balana (7): As minhas andanças com o Pel Caç Nat 55, no tempo da CCAÇ 2317 (Hugo Guerra)


Guiné-Bissau > Região de Tombali > Gandembel > 2007 > Restos do antigo aquartelamento das NT, abandonado em Janeiro de 1969... De quem seria estas inscrições no cimento dos abrigos ? Seguramento dos primitivos construtores: Barreto... Globe-Trotters...

Fotos: © Pepito / AD - Acção para o Desenvolvimento (2007). Direitos reservados.
1. Mensagem do Hugo Guerra, dirigida ao José Teixeira, com conhecimento aos editores do blogue, com data de 30 de Março (1):


Zé Teixeira:

Como dizíamos na tropa estava à espera "que te apresentasses" (brincadeira, claro) para encetarmos este papo entre nós que começou nos idos de 1968.

Já hoje tinha andado a bisbilhotar o blogue para ver se estavas atento e, como respondeste para o mail da minha mulher, só agora te respondo. Vamos pôr as nossas memórias em dia, se possível (2):

(i) Cheguei à Aldeia Formosa de Helicóptero e saí para Gandembel também de Heli.

(ii) Era mesmo este sub-nutrido (54 kilos) que conheceste na Aldeia e vou contar-te porque fui parar a Mampatá. Nessa altura, Gandembel embrulhava todas as noites e, embora eu estivesse em trânsito para lá, houve uma noite que na hora de jantar começou o fogachal e o Major Azeredo mandou o Alferes Artilheiro mandar umas obuzadas para lá, para aliviar a pressão.Já era hábito para vocês mas para mim foi de tal maneira horrível que era aquilo que me esperava, que tive um ataque de choro que só acalmou quando o Médico me pôs a dormir.

(iii) No dia seguinte, mais calmo, fui eu que pedi ao Major que me deixasse ir dormir a Mampatá umas noites para me ambientar (e esconder a vergonha, claro).

(iv) Aí nos devemos ter encontrado, mas as minhas recordações são muito diluidas. Recordo-me que foi a minha primeira noite debaixo do chão no abrigo do Alferes que comandava o destacamento. Gandembel tornou a ser flagelada mas lá me aguentei e tomei a decisão de ir ter com o meu Pel Caç Nat 55 o mais rápido possível.

(v) Não fui, portanto, na coluna que referes, mas sim num heli que ali parou com destino a Gandembel e, como eu pesava pouco, deram-me boleia.

(vi) Quanto à Chamarra só não nos encontramos por dias, sei lá. Eu vinha de Ponte Balana na coluna de 19 de Janeiro [E 1969] e fomos descomprimir na Aldeia Formosa durante uns dias. Fui para a Chamarra substituir o Alferes Magro, com o meu Pel Caç Nat 55. A CCAÇ 2317 seguiu para Buba na mesma altura que tu, penso eu.

(viii) Fiquei na Chamarra até vir de férias ao Continente, em Junho ou Julho desse ano e depois.... Bem, é outra estória para outro dia.

Foi bonito o teu gesto carregado de simbolismo em Gandembel (3).

Tive muita pena de não poder ir mas o meu médico quebra-ossos desaconselhou-me de todo. É o Francisco Silva que foi com vocês.....Que raiva.

Para já um grande abraço
do Hugo Guerra
___________

Notas dos editores:

(1) O Hugo Guerra, hoje Cor DFA, comandou os Pel Caç Nat 55 (que esteve adstrito à CCAÇ 2317, Gandembel, Ponte Balana, Chamarra, 1968/69) e depois o Pel Caç Nat 50 (S. Domingos, 1969/70):


(2) Vd. postes de:






Sem comentários: