sábado, 29 de março de 2008

Guiné 63/74 - P2697: As últimas, boas, notícias do caso do nosso camarada António Batista (Álvaro Basto, Paulo Santiago e Pereira da Costa)

1. Parece que o assunto do nosso camarada António Batista (1) está a ter alguma evolução, face às últimas trocas de mensagens entre os mais sérios responsáveis pelo tratamento deste caso.

Vejamos.

No dia 25 de Março pelas 14,57 horas Paulo Santiago dirigia-se a Diana Andringa nestes termos:

Cara Diana:

Já existe alguma resposta ao mail enviado ao Ministro da Defesa? Li, hoje, no blogue a mensagem do Cor Pereira da Costa, pessoa que não conheço. Ainda não falei com o Álvaro Basto, iremos aguardar mais uns dias.

Também estou um pouco indeciso sobre a porta a que hei-de bater. A saga do Batista, que no Verão passado, pensei ser fácil de resolver, está a prolongar-se demais e eu, aqui em Águeda, não tenho muito por onde mexer-me.

Aguardo alguma notícia.

Abraço
Paulo Santiago


2. No mesmo dia pelas 19,31 horas era a vez de Álvaro Basto se dirigir ao Paulo Santiago:

Caro Paulo:

Uma vez mais obrigado pelo teu empenho na resolução deste assunto e claro, obrigado igualmente a todos quantos se esforçaram por ver esta situação resolvida o mais rapidamente possivel.

Acabo de receber um telefonema do António Baptista informando-me que recebeu um ofício comunicando-lhe que o processo dele se encontrava completo e que deveria aguardar o despacho da sua pensão.

Longe de ser um assunto encerrado, a conquista desta pensão é pelo menos um acto da mais elementar justiça da Pátria para com aqueles que tanto deram de si na sua defesa.

Aguardemos pois
Alvaro Basto


3. Às 19,58 horas Paulo Santiago respondia:

Fico feliz com essa tua notícia do ofício recebido pelo Batista. Não lhe telefonei depois do regresso da Guiné, não sabia bem o que dizer-lhe. Aguardemos. Se a conclusão fôr a que esperamos, temos de comemorar juntos com o Batista.

Obrigado a todos e recebam um abraço

Paulo Santiago

4. No mesmo dia, ainda, às 22,29 horas, era a vez do Coronel António Pereira da Costa manifestar o seu agrado face às últimas notícias.

Caros Amigos:

Agrada-me saber que as coisas estão bem encaminhadas para o Baptista, que não conheço, mas que acho, como profissional e ex-combatente, que devo ajudar. Para mim, não tenho dúvidas de que há um erro de identificação, depois de ter lido alguns documentos no Arquivo Histórico Militar e na Comissão para o Estudo das Campanhas de África, cujas fotocópias fiz seguir para o oficial averiguante.

Creio que é fundamental inquirir o Cor Reformado Eurico de Deus Corvacho, que o recebeu no QG/RMNorte, quando ele regressou.

Agora parece-me que seria bom alguém acompanhá-lo ao Porto e conversarem com o oficial averiguante para saberem para onde seguem os autos e qual a tramitação seguinte.

Um Abraço
António Costa

5. No dia 26 de Março, Paulo Santiago dirigia-se ao Coronel António Pereira da Costa e a Diana Andringa assim:

António, Diana:

O Álvaro está no Porto, ele tem sido incansável no acompanhamento ao Batista, tem o
contacto do oficial averiguante. Isto agora vai resolver-se. Estou optimista.

Abraço para todos
Paulo Santiago
_____________

Nota dos editores

(1) Vd. poste de 25 de Março de 2008 > Guiné 63/74 - P2680: O caso do nosso camarada António Batista (Carlos Vinhal / Álvaro Basto / Paulo Santiago e Pereira da Costa)

Sem comentários: