domingo, 23 de março de 2008

Guiné 63/74 - P2675: As novas emoções daquela terra vermelha, Fevereiro/Março de 2008 (Paulo Santiago) (1): Este ano foi uma festa, fui um felizardo

Contabane > Sinchã Sambel > 3 Março de 2008 > Eu, o Pedro Lauret com o régulo Suleimane Baldé, régulo de Contabane, e outros habitantes da tabanca


Guiné-Bissau > Bissau > Eu e o coronel Paulo Malu.

Guiné-Bissau > Bissau > Hotel Palce > 3 de Março de 2008 > Abertura do Simpósio,tendo ao meu lado esquerdo, o jornalista do Correio da Manhã, José Carlos Marques; à direiota, um dos
ex-militares de Guiledje, o Sérgio Sousa; à minha frente, pelado como eu, o cubano Ulisses Estrada.

Conversando com a senhora Isabel Buscardini, Ministra dos Antigos Combatentes da Liberdade da Pátria, que nos acompanho na visita ao sul da Guiné-Bissau.

Fotos: © Paulo Santiago (2006). Direitos reservados.


1. Mensagem do Paulo Santiago (ex-alf mil, comandante do Pel Caç Nat 53, Saltinho, 1970/72), que voltà Guiné, em Fevereiro e Março de 2008, tendo partiicpado no Simpósio Internacionald e Guiledje (1 a 7 de Março de 2008):


Luís, Briote e Vinhal

Ainda ando a digerir a viagem à Guiné. Contrariamente,ao acontecido em 2005 (1), este ano foi mais soft,não fui em romagem àquela GMC, transformada em túmulo (2). O ex-quartel, agora estalagem, no Saltinho com o Memorial da CCAÇ 2406, já não mexeu com o meu saco lacrimal. Mas, há sempre novas emoções naquela terra.

Há três anos conheci alguns antigos guerrilheiros,estive no quartel de Bambadinca, convivi com militares, nunca escondendo a minha condição de ex-combatente, nunca tendo sido hostilizado, sempre recebido com prazer e cordialidade. O meu filho,meu único acompanhante, português, ficou também apanhado por aquelas gentes e aquela terra vermelha.

Este ano foi diferente. Este ano era oficial, era único. Ex-combatentes Portugueses, Guineenses e Cubanos, que há quarenta anos,nas matas e tarrafos,lutavam em campos opostos,encontrarem-se em Bissau,em Guiledje, em Jemberem, na presença da Ministra dos Antigos Combatentes, Senhora Isabel Buscardini, foi uma Festa. Foi um grande Ronco. E, nas tabancas, não eram só ex-guerrilheiros, também lá estavam ex-milícias e ex-militares que combateram ao nosso lado.

No porto de Canamine, estava o Régulo da zona, ex-fuzileiro do Destacamento 22 e em Cacine ouvimos, grande lucidez, um antigo militar de uma Bateria de Artilharia, mobilizado para Angola, regressado à Guiné em 74 e escolhido pelas autoridades Portuguesas, no fim das hostilidades, para servir de elo de ligação entre aquelas e o PAIGC. Na altura, dizia-nos na presença de
militares guineenses, a sua situação ficou algo complicada, hoje está perfeitamente integrado, lamentando apenas nunca ter recebido qualquer compensação de Portugal.

No regresso a Bissau, 2ª feira, dia 3 de Março, parei em Sinchã Sambel, já lá parara no sábado, mas não encontrara o Régulo de Contabane, Suleimane Baldé, meu amigo e meu ex-Cabo no Pel Caç Nat 53. Mais uma festa. No Domingo telefonara para o Cor Carlos Clemente, em Lisboa, dizendo "o Santiago já cá passou ontem, volta a passar amanhã, vocês da [CCAÇ] 2701 é que nunca mais cá voltam"...

O bom do Suleimane queria dar-me uma cabra, tive de argumentar que não podia trazer o animal para Bissau, então queria matá-la e esfolá-la para a meter-mos no jipe, desculpei-me com o tempo que era escasso para chegar-mos a Bissau à abertura do Simpósio.

O Pedro Lauret, meu acompanhante no jipe, encontrara,entretanto,dois civis, agora residentes em Sinchã Sambel,e em 73, milícias em Guiledje. Tinham sido transportados para Cacine no Orion naqueles dias tumultuosos [, sendo o Pedro Lauret o imediato do navio].

Por falar no jipe, mais um agradecimento a um amigo. Na 6ª feira, no Aeroporto, o Pepito quando lhe perguntei qual era o meu transporte para Guiledje, informou-me que já não havia lugar nos carros, pensava que eu ía no carro que me transportara desde Portugal. Acontece que os amigos de Coimbra com quem fora, não iam ao Simpósio, estava apeado. Valeu-me o Sado Baldé, grande amigo, que me disse de imediato "levas o meu jipe e vou arranjar-te um condutor"... O condutor foi um jovem, o Papé, mandinga, filho do Cor do EMGFA, Braima Sanhá, que conheci depois em Bissau, muito culto,e antigo comandante na Frente Sul. Foi um condutor excelente, o Papé, para mim e para o Pedro.

Voltando a Sinchã Sambel, lá me despedi do Suleimane,dizendo-lhe,se tivesse oportunidade, voltaria na 5ªfeira para levar a cabra. Arrancámos com destino a Bissau. Logo à frente,ao passarmos ao lado da estalagem do Saltinho, fazem-nos sinal para parar. Era o Xico Allen, o Pimentel e o João Rocha que estavam bebendo uns copos com uns militares. Um destes, Major, comandante do Sector de Contabane, balanta, exprimia-se com grande fluência, parecendo ter nascido e vivido em Portugal, e, como bom balanta, bebia bem. Diz-me a mim e ao Pedro chamar-se Alfama.
- Sabes porque tenho este nome ? Quando era puto,em Tite, o Fabião,Capitão naquele tempo,levou-me para o quartel,e como morava em Alfama deu-me esse nome. Ainda hoje, depois dos anos da guerrilha, considero que foi o meu pai.

Já atrasados seguimos para Bissau sem mais paragens.

À tarde foi a Abertura Oficial do Simpósio no Bissau Palace, onde não gostei da postura do Embaixador de Portugal.Parece que na audiência concedida pelo Presidente Nino,o mesmo senhor, não teve comportamento adequado [para com os seus compatriotas].

Gostei do que ouvi e aprendi nas intervenções e nos debates. Foi uma semana vivida intensamente.

Tive tempo para falar com o Paulo Malu (2), mas é conversa para outra altura. Não precisei de ficar num hotel em Bissau, fiquei em casa do meu irmão mais negro, Domingos Pereira, meu colega da Escola Agrícola, director de produção da Cicer, [a fábrica de cerveja] que reabre em Maio. Sou um felizardo.

Abraço

Paulo Santiago
________

Notas de L.G.

(1) Sobre a viagem do Paulo e do João Santiago, em 2005, vd. posts de:

26 de Junho de 2006 > Guiné 63/74 - P914: As emoções de um regresso (Paulo Santiago, Pel Caç Nat 53) (1): Bissau

29 de Junho de 2006 > Guiné 63/74 - P923: As emoções de um regresso (Paulo Santiago, Pel Caç Nat 53) (2): Bambadinca

30 de Junho de 2006 > Guiné 63/74 - P926: As emoções de um regresso (Paulo Santiago, Pel Caç Nat 53) (3): Saltinho e Contabane

5 de Julho de 2006 > Guiné 63/74 - P938: As emoções de um regresso (Paulo Santiago, Pel Caç Nat 53) (4): branco com coração negro no Rio Corubal

12 de Julho de 2006 > Guiné 63/74 - P955: As emoções de um regresso (Paulo Santiago, Pel Caç Nat 53) (5): O pesadelo da terrível emboscada de 17 de Abril de 1972

13 de Julho de 2006 > Guiné 63/74 - P957: As emoções de um regresso (Paulo Santiago, Pel Caç Nat 53) (6): De volta ao Saltinho, Bambadinca e Bissau

20 de Julho de 2006 > Guiné 63/74 - P975: As emoções de um regresso (Paulo Santiago, Pel Caç Nat 53) (7): ainda as trágicas recordações do dia 17 de Abril de 1972

2) Paulo Malú, hoje coronel, e quadro superior das alfândegas, em Bissau; em 1972, era o comandante ou chefe do bigrupo que emboscou, no Quirafo, forças da CART 3490 (Saltinho, 1972/74), causando mais de duas dezenas de mortos e um prisioneiro (o nosso António da Silva Batista, só libertado em depois do 25 de Abril de 1974)

Vd. poste de 12 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P1947: O Coronel Paulo Malu, ex-comandante do PAIGC, fala-nos da terrível emboscada do Quirafo (Pepito / Paulo Santiago).

Sobre a tragédia do Quirafo, vd. também os seguintes postes de:

17 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P1962: Blogoterapia (25): Os Quirafos do nosso Passado (Torcato Mendonça / Virgínio Briote)

21 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P1980: Blogoterapia (26): Os nossos fantasmas, os nossos Quirafos (Virgínio Briote / Torcato Mendonça/Luís Graça)

23 de Julho de 2006 > Guiné 63/74 - P980: A tragédia do Quirafo (Parte I): o capitão-proveta Lourenço (Paulo Santiago)

25 de Julho de 2006 > Guiné 63/74 - P986: A tragédia do Quirafo (Parte II): a ida premonitória à foz do Rio Cantoro (Paulo Santiago)

26 de Julho de 2006 > Guiné 63/74 - P990: A tragédia do Quirafo (parte III): a fatídica segunda-feira, 17 de Abril de 1972 (Paulo Santiago)

28 de Julho de 2006 > Guiné 63/74 - P1000: A tragédia do Quirafo (Parte IV): Spínola no Saltinho (Paulo Santiago

15 de Setembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1077: A tragédia do Quirafo (Parte V): eles comem tudo! (Paulo Santiago)

Sem comentários: