terça-feira, 20 de novembro de 2007

Guiné 63/74 - P2288: Também não possuo a minha Caderneta Militar (José Martins)

José Martins
ex-Fur Mil Trms
CCAÇ 5
Canjadude
1968/70



1. Oportuníssima mensagem, de hoje, do nosso camarada José Martins:

Caros Camaradas:

Também não possuo a minha Caderneta Militar.

Soube que ela chegou à minha Unidade, Guarnição Normal da Guiné, porque o Furriel Amanuense falou nisso, mas não cheguei a vê-la e, sinceramente, nunca me importou.

Porém, quando tive necessidade de tirar a carta de condução (1970) era documento obrigatório, pelo que contactei o Depósito de Adidos, em Lisboa (já extinto), que me remeteu para a Unidade à qual, naquela data e após passagem à disponibilidade, passei a pertencer: Regimento de Infantaria n.º 6, no Porto, já extinto.

No momento presente, todos os elementos pertencentes aos militares, nomeadamente Sargentos e Praças do Exército a partir dos meados do século XIX, estão no Arquivo Geral do Exército, sito na Estrada de Chelas - 1900-159 Lisboa.

Assim, creio que os interessados poderão solicitar ao Director do Arquivo que lhes mande passar uma Certidão Narrativa Completa, do que constar nos arquivos.

Neste momento não sei como funciona. Parece-me que está muito burocratizado. Em tempos consegui as fotocópias das Notas de Assento do meu avô materno e de um tio paterno, ambos militares de carreira e presentes em França durante a I Grande Guerra.

Espero que esta mensagem dê os resultados que se pretendem.

Um abraço
José Martins


2. Comentário de CV:

Aqui ficam umas dicas importantes para quem queira obter documentos ou dados dos seus tempos de campanha.

CV

Sem comentários: