quinta-feira, 26 de julho de 2007

Guiné 63/74 - P1999: Vamos arranjar uma caderneta militar nova para o António Batista (Rui Ferreira / Paulo Santiago)

Espanha > Região Autónoma da Galiza > Santiago de Compostela > 28 de Junho de 2007 > O nosso Paulo...Radical, mais a Médica Veterinária Rosário Azevedo, uma jovem de 28 anos, sua colega na Divisão de Intervenção Veterinária de Aveiro. Os dois partiram, com as suas Bikes, de Astorga a 23... Uma sugestão (e um exemplo) de férias alternativas e sobretudo de companheirismo. Parabéns, Paulo!

Foto: © Paulo Santiago (2006). Direitos reservados.


1. Mensagem do Paulo Santiago, com data de 25 do corrente:

Luís:

Telefonou-me, hoje à tarde, o Rui Alexandrino [Ferreira] (1) a convidar-me para o seu aniversário (64 anos) no próximo dia 4, onde, por motivos pessoais, e com grande pena minha, não poderei estar presente. Ele está de férias no Algarve, sem acesso ao blogue.

Falei-lhe na minha/nossa luta para preenchermos o "espaço de vazio" da Caderneta do António Batista (2). O Ruizinho, com aquela humanidade que tu conheces, disse-me:
-Paulo, tem calma, deixa passar este tempo de férias, depois iremos aos Arquivos do Exército e vamos arranjar uma Caderneta nova e correcta para esse ex-combatente e prisioneiro de guerra.

Antes tinha estado com a minha Chefe de Divisão, que também me questionou sobre o assunto. À Anabela (é a minha coordenadora) disse-me que andava nervoso, devido a um encontro,que ia ter na 6ªfeira.
- Como é que correu?

Após lhe fazer um relato, com alguma emoção, confesso, mostrou-se também chocada como puderam fazer tal coisa ao António Batista (2). Estava outra veterinária presente,também completamente espantada com tal drama humano. Não pensavam ser possível tal coisa. Há uma semana atrás,telefonou-me a DrªAnabela, tinha-lhe dado o endereço do blogue, vira o post com o Batista a colocar a coroa de flores e dizia-me:
- Oh Paulo, tem que me explicar isto, como é possível um homem dado como morto aparecer vivo ?

São estes dramas, estes traumas, estas tragédias que temos e devemos explicar e contar às pessoas mais novas, porque elas sabem que houve uma guerra mas não imaginam o que a nossa geração lá passou. Dizia-me também a Anabela:
- Depois de ler o blogue, compreendo melhor, era eu novita, o padrinho da minha irmã fez a guerra na Guiné e regressou muito estranho, nós não entendíamos as atitudes do senhor, a sua personalidade alterara-se radicalmente.

No Sábado, fui com a minha amiga e companheira de aventuras, a Rosário, que também lê o blogue, fazer uma caminhada na Serra de Sicó, seguida de um almoço em casa do Vitor Junqueira. Caminhava,ía-lhe contando o meu encontro da véspera, a revolta que me assolara no regresso da Maia, alguma paz de espírito que estava a sentir com aquela caminhada, mas o pior seria à noite quando me sentasse em frente do computador. Normalmente só escrevo depois de jantar, fecho-me no escritório, vou teclando, muitas vezes tenho de parar, porque as lágrimas enchem-me os olhos,volto a escrever, perdendo muitas vezes a noção do tempo, eu que tenho de me levantar às 6H00.

Hoje a minha chefe, na despedida, perguntava-me pelo ambiente, que continua tenso, no meu local de trabalho (3). Respondi-lhe:
- Doutora, neste momento estou forte e marimbando-me para qualquer ameaça, cumpro cada vez com mais afinco o meu serviço mas, na minha cabeça, está uma mente reforçada a tentar soluções para o drama do Batista.

Luís, o teu/nosso blogue é visitado, cada dia que passa, por mais pessoas, algumas bastante jovens, ficam-nos a conhecer e a compreender. Foi um dos motivos para que o criaste. Continua firme no comando com a companhia do Vinhal e Briote.

Abraço
Paulo



2. Comentário de L.G.:

Paulo, dizes bem, o nosso blogue... Estamos-te reconhecidos, a ti e ao Álvaro Basto e por outars camaradas como o Ayala Botto ou o Rui Ferreira, por esta tentativa (que será sucedida) de ajudar a recuperar a dignidade e a honra de um camarada nosso que conehceu o inferno (a emboscada do Quirafo, o massacre dos camaradas, a morte anunciada, a prisão, o pelotão de fuzilamento, a libertação, o regresso ao outro mundo, a visita à sua própria campa, o pesadelo kafkiano da peluda...).
_______

Notas de L.G.


(1) Vd. post de 17 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1285: Bibliografia de uma guerra (14): Rumo a Fulacunda, um best seller, de Rui Alexandrino Ferreira (Luís Graça)

(2) Vd. posts de:

23 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P1986: António da Silva Batista, o morto-vivo do Quirafo: um processo kafkiano que envergonha o Exército Português (Luís Graça)

22 de Julho de 2007:Guiné 63/74 - P1983: Prisioneiro do PAIGC: António da Silva Batista, ex-Sold At Inf, CCAÇ 3490 / BCAÇ 3872 (1) (Álvaro Basto / João e Paulo Santiago)

22 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P1985: Prisioneiro do PAIGC: António da Silva Batista, ex-Sold At Inf, CCAÇ 3490 / BCAÇ 3872 (2) (Álvaro Basto / João e Paulo Santiago)

24 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P1990: Carta aberta ao Cor Ayala Botto: O caso Batista: O que fazer para salvar a sua honra militar ? (Paulo Santiago)

24 de Julho de 2007 > Guiné 63/74 - P1991: O Simplex, o Kafka e o Batista ou a Estória do Vivo que a Burocracia Quer como Morto (João Tunes)

(3) O Paulo, que trabalha na Inspecção Sanitária, ligado à Divisão de Intervenção Veterinária de Aveiro, mais concretamente num dado matadouro da região, desafou há dias - no princípio do mês de Julho - com os seus amigos e camaradas, dando-nos conta das "graves ameaças" a que esteve ou tem estado sujeito... Escusado será dizer que teve a solidariedade, em peso, dos seus camaradas da Guiné... Por se tratar de um assunto delicado e particular, não vamos publicar aqui a troca de emails que o assunto já proporcionou entre nós... Mas estamos atentos, vigilantes e solidarários...

Sem comentários: