terça-feira, 26 de junho de 2007

Guiné 63/74 - P1885: Tabanca Grande (17): Manuel Henrique Quintas de Pinho, Marinheiro Radiotelegrafista, LDM 301 e 107 (Guiné, 1971/73)

1. Mensagem de 4 de Março último, enviada pelo nosso novo camarada Manuel Henrique Quintas de Pinho, Marinheiro Radiotelegrafista, dirigida ao Editor do Blogue:

Amigo Luís Graça:

O meu nome é MANUEL HENRIQUE QUINTAS DE PINHO, habito em Chave, uma freguesia do Concelho de Arouca, Distrito de Aveiro. Prestei serviço militar na Marinha de Guerra Portuguesa e estive na antiga província da Guiné desde Setembro de 1971 a Junho de 1973, embarcado nas lanchas de desembarque médio, primeiro na LDM 301 (que foi abatida ao efectivo por ser muito antiga e estar desactualizada, pois teria vindo da América), e depois na LDM 107, fabrico português.

Durante este período sofremos apenas um ataque directo no Rio Cacheu, perto da clareira de Olossato, a montante de Ganturé, que, embora muito forte, não causou estragos nem vítimas, felizmente. Foi no dia 26 de Janeiro de 1972, às 18.00h.

Percorri toda a Guiné, via fluvial, desde o Rio Cacine, passando pelo Rio Cumbijã até Bedanda, Tombali, Buba, Rio Geba até Porto Gole, Rio Mansoa até Mansoa, Encheia e Rio Cacheu até norte de Farim. Tenho algumas fotografias mas não consigo enviá-las. Se puder diga-me como hei-de proceder.

De qualquer modo, gosto de navegar por este Blogue, pois traz aquela saudade que ainda hoje se sente pelos bons e até menos bons momentos que lá passei. Sem outro assunto, apresento os meus cumprimentos e não podemos parar.

Henrique Pinho
Marinheiro Radiotelegrafista N.º 850/70.

2. Comentário de C.V., co-editor do blogue:

Meu caro Manuel Henrique:

A tua entrada na nossa tertúlia esteve um pouco 'enguiçada', em grande parte por causa das fotos que mandaste, num formato (pdf) que não é compatível com o nosso blogue. De qualquer modo, eu já tinha feito a tua apresentação interna. Ficamos todos mais ricos com a presença de mais um Marinheiro. Ficamos ansiosos por conhecer algumas das tuas andanças pelos rios e braços de mar da Guiné. De futuro, manda-nos as tuas fotos, de preferência em formato jpg. Recebe um grande abraço meu e do Luís Graça.

CV

Sem comentários: