domingo, 1 de julho de 2007

Guiné 63/74 - P1908: Cap Cav Luís Rei Vilar, comandante da CCAV 2538, morto no campo da honra, em incursão no Senegal (Afonso M.F. Sousa)

1. Mensagem do Afonso M. F. Sousa, em complemento de outra anterior sobre o caso do Cap Cav Luís Rei Vilar (1):

Caro amigo Luís:

Falei com o ex-furriel enfermeiro da CCAV 2538, o Jesus, que me deu a informação que o Manuel Rei Vilar procura (2). Tratou-se, efectivamente de uma emboscada que ocorreu no interior do Senegal, a cerca de 8 Km para lá da linha de fronteira.

Este capitão (de carreira) era muito aguerrido e, frequentemente, integrava operações de rotina. Esta era mais uma. Mas por azar seu, ter-se-á enganado nas coordenadas e penetraram até cerca de 10 Km no Senegal. Numa zona de clareira, já em retorno, foram surpreendidos pelos guerrilheiros do PAIGC.

A cerca de 2 metros do furriel Jesus, o capitão Luis Vilar tombou mortalmente (provavelmente um tiro no coração, conforme refere). Um nativo ficou sem uma perna, após accionar uma mina antipessoal. Foram ambos recolhidos e evacuados de helicóptero para Bissau, onde o africano viria também a falecer.

Um abraço
Afonso M. F. Sousa


2. Comentário de L.G.:

Agradeço esta preciosa informação prestada pelo Jesus, ex-Fur Mil Enf da CCAV 2538, ao nosso camarada Afonso Sousa (sempre tão diligente, generoso e solidário). Afonso, será possível obter o contacto (endereço postal, mail ou telefone) do Jesus, que assistiu à morte do seu comandante ? Possivelmente o irmão do nosso camarada, o Manuel Rei Vilar - que reside em França, sendo, ao que julgo saber, investigador do CNRS - gostará de contactar, pessoalmente, o Jesus. Aproveito para informar que há, em Cascais, uma rua com o nome do Capitão Rei Vilar. Será o mesmo oficial ?
_________

Notas de L.G.:

(1) Vd. post de 30 de Junho de 2007 > Guiné 63/74 - P1903: Cap Cav Luís Filipe Rei Vilar, comandante da CCAV 2538, morto numa emboscada (Afonso M.F. Sousa)

(2) Vd. post de 30 de Junho de 2007 > Guiné 63/74 - P1902: Manuel Rei Vilar, França: Quem conheceu o meu irmão, Cap Cav Luís Filipe Rei Vilar, morto em Susana, em Fevereiro de 1970 ?

4 comentários:

Anónimo disse...

Queria contactar com o irmão do Cap.Cav. Luís Rei Vilar é que estive com este capitão em suzana e gostava de lhe contar o que aconteceu. O meu mail é rosario.pedro.martins@gmail.com

2010/05/03

Anónimo disse...

A todos os camaradas da BCCV 2538 que queiram contactar comigo podem contactar para o TM 916795560 ou para 915263876 e para o mail rosario.pedro.martins@gmail.com
Com os melhores comprimentos

A.Martins

Anónimo disse...

Gostava que quem tiver o contacto do Furriel Enfermeiro Jesus agradecia que me ligasse ou mandasse um mail a dar-me o contacto dele, pois gostava muito de falar com ele. O meu contacto é o 916795560 ou rosario.pedro.martins@gmail.com.
Obrigado pela vossa atenção.
A.Martins

Anónimo disse...

Boa noite Sr. Luís Graça é possivel arranjar-me o contacto do Enfermeiro Furriel Jesus da CCAV2538. Se tiver o contacto do Enfermeiro Jesus agradecia que me telefonasse ou me mandasse um mail para rosario.pedro.martins@gmail.com ou para o TM 916795560 ou 915263876.
Obrigado pela sua atenção.