terça-feira, 26 de junho de 2007

Guiné 63/74 - P1888: Tabanca Grande (19): Álvaro Basto, ex-Fur Mil Enf, CART 3492/BART 3873 (Xitole, 71/74)

Mensagem do camarada Álvaro Basto, de 5 de Junho, endereçada ao Editor do Blogue, Luís Graça:

Caro Luís Graça e caros camaradas tertulianos

O meu nome é Álvaro Basto, tenho 58 anos e, tal como vocês, não escapei ao Servicinho Militar Obrigatório em 70.

Após algumas cabulices no liceu, fui incorporado nas Caldas da Rainha e posteriormente em Lisboa no HMP - Hospital Militar Principal - vindo, após os 3 meses obrigatórios da especialidade, a ser integrado como enfermeiro no HMR (Hospital Militar Regional) do Porto onde sempre vivi e onde permaneci um ano inteiro (pertinho de casa, vejam lá a sorte e os maus hábitos que adquiri)...

No início de Dezembro de 1971 sou informado que iria embarcar no dia 18 seguinte para a Guiné (imaginem o choque lá em casa, filho único... há um ano praticamente em regime de emprego civil perto de casa; enfim, foi o drama, um drama afinal igual a tantos e tantos outros que na altura grassavam pelas famílias portuguesas...).

Não embarquei no dia 18 mas em 22 desse mesmo mês (acho que a explicação já foi aqui, na tertúlia, avançada por um camarada) e foi nessa viagem que conheci o Mexia Alves, o António Barroso e o Artur Soares, digníssimos tertulianos aqui presentes, integrado na CART 3492 (Xitole) do BART 3873 (Bambadinca).

Temos pois muitas estórias em comum e um acervo fotográfico interessante que, apesar do desgaste do colorido provocado pelo tempo, se tem mantido em condições razoáveis.

Logo após o regresso da Guiné que para mim, por ser Furriel Enfermeiro, durou até ao dia 1 de Abril de 1974 (dia de enganos, daí eu dizer sempre que só regressei de lá vivo por engano...), ainda mantive o contacto com alguns daqueles com quem mais tinha privado, mas o stress era tal que decidi afastar de vez da mente aquela época vivida longe, que teve muitos maus momentos, mas teve sobretudo um papel importantíssimo na minha formação social com os seus incontáveis momentos de alegria e descontracção, que em conjunto aí vivemos todos.

Tive entretanto, nos anos seguintes, conhecimento que havia encontros anuais dos antigos resistentes, especialmente da CCS de Bambadinca mas por uma razão ou por outra nunca apareci. O grande dinamizador era o Fur Enf da CCS (único elemento profissional já que todos nós enfermeiros éramos, além de milicianos na tropa, milicianos na enfermagem, isto para não dizer verdadeiros enfermeiros - proveta). A memória já não é o que era e, além de lhe ter perdido o rasto esqueci, para vergonha minha, até o seu nome...

Tantas vezes ele insistiu em vão que acabou por desistir de me contactar. Mais recentemente, e já com algum tempo livre, dado que estou reformado, decidi fazer uma daquelas arrumações que me ajudam a superar as neuras, e as caixas dos slides da Guiné lá estavam todas alinhadinhas e arrumadas num armário do escritório.... Lembrei-me.... e se eu digitalizasse isto tudo? E assim fiz...

Por ironia do destino, nesse dia recebo uma chamada telefónica do António Vilas Boas Barroso, daqui de Valadares, a perguntar que era feito de mim... Vejam lá, há 34 anos que não falávamos e aqui tão perto...

Foi ele que me falou do blogue e, a partir daí, tem sido um revirar e um revirar com a colher de pau no caldeirão das memórias.

Acho que lhe perdi o medo.-

Eu também estive no Quirafo.. Já só fui ajudar a identificar os mortos nos balneários do Saltinho. Fui de heli com o médico Dr. Azevedo (se não me engano, que isto da memória às vezes prega-nos partidas)... E imaginem como fiquei ao ler os relatos e testemunhos que aqui foram deixados sobre esse fatídico dia de Abril... Recordo sobretudo e infelizmente o Armandino e os pormenores mais macabros que me levaram a perder o sono durante muito tempo e a recorrer, de forma quase viciante, às diazepinas (valiuns) para dormir e sossegar a mente e o medo....

Quando após o 25 de Abril leio, uma bela manhã, na primeira página do Jornal de Notícias, do Porto, a reportagem do morto que, afinal, estava vivo, a visitar a sua campa no cemitério de S. Mamede Infesta com a namorada que afinal já tinha casado com outro porque se julgava livre, imaginem como fiquei!... Era mesmo o tal transmissões que foi alapando na emboscada do Quirafo. Durante anos guardei a reportagem do jornal mas acabei por deitá-la fora numa dessas minhas alucinadas crises de arrumação compulsiva... Como lamento hoje....

Queria terminar fazendo referência a um e-mail que aqui foi reproduzido de um tal Artur Pereira, cabo enfermeiro no Xitole em 72/74, há vinte e tal anos na Austrália e de quem o Mexia Alves já não se recordava a cara...Aqui vai uma foto dele. Escrevi-lhe um e-mail emocionado, pois era mesmo um os cabos enfermeiros da minha companhia, um alfacinha de gema, calmo e dedicado, e de quem guardo muitas e boas recordações.

Aproveito para enviar igualmente as fotos da praxe, o antes e o depois....

Finalizo agradecendo-te, Luís, o teu enorme ´(e trabalhoso) altruísmo neste verdadeiro Serviço Publico de nos ajudares a manter viva a memória de tempo, tão importantes na nossa vida e direi mesmo na nossa formação como homens.

O contributo que este Blogue representa para a Historia Verdadeira da Guerra do Ultramar (já que tem havido tantas vezes grandes doses de mistificação a este respeito um pouco ao sabor das políticas e dos interesses imediatos dos homens) é um valor de que serás seguramente lembrado pelas gerações vindouras.

Um grande bem hajas

Álvaro Basto
ex-FurMil Enfermeiro
Rua de Recarei, 158-5-Esq.
4465-725 Leça do Balio
Matosinhos
Tel.229554932/telem 965031310


2. Mensagem do co-editor do Blogue:

Caro Amigo e Camarada Álvaro:

Diz o ditado, mais vale (um pouco) tarde do que nunca. Tu, como outros camaradas, estiveram um pouco mais de tempo à espera de terem resposta às solicitações de entrada no nosso Blogue. Não se tratou de dar muita cerimónia ao assunto, nós somos todos muito simples e modestos, mas coincidiu com uma alteração de funcionamento interno do Blogue, com transferência de mensagens dos endereços pessoais do Luís para o Gmail. As nossas desculpas a ti e aos camaradas que só este mês tiveram resposta.

És mais um representante do Concelho de Matosinhos no Blogue do Luís Graça. Por aqui já marcam presença os camaradas Marques Lopes, José Teixeira, Albano Costa, Magalhães Ribeiro, Ernesto Ribeiro, Amaro Samúdio e este camarada que te escreve. Se me esqueci de alguém, peço perdão.

Aproveito para te pedir para usares preferencialmente o endereço luisgracaecamaradasdaguine@gmail.com para envio de textos e fotos para publicação no Blogue. Assim não haverá extravio de correspondência e longas demoras na obtenção de resposta.

Outro tipo de correspondência pode ser enviado, em alternativa, para os endereços pessoais do Luís ou meus, conforme o assunto a tratar.

Já agora, não uses o Gmail para envio de mails de diversão ou similares, para não congestionar e sobrecarregar o sistema. Claro que estas observações são válidas para toda a gente.

Em meu nome e no do Luís, sê bem-vindo.
Recebe um abraço fraterno do camarada

Carlos Vinhal

Leça da Palmeira
Telem 916032220

Ex-Fur Mil Art MA
CART 2732/Mansabá
CTIGuiné 1970/72
 

1 comentário:

joaquim disse...

Um grande abraço Álvaro, sê bem vindo à tabanca, á tertúlia, enfim ao convivio.
Estou ansioso por ver essas fotos que espero não me envergonhem, porque eu às vezes não era muito certo!!!
Joaquim Mexia Alves