terça-feira, 17 de abril de 2007

Guiné 63/74 - P1667: Tabanca Grande (7): Artur Soares, ex-Fur Mil Mec Auto da CART 3492 (Xitole, 1972/74)


O Artur Soares, ontem (em baixo) e hoje (em cima). O nosso novo tertuliano foi Fur Mil, tendo pertencido à CART 3492 (Xitole, 1972/74), a mesma unidade a que pertenceu originalmente o Alf Mil Op Espec Joaquim Mexia Alves, antes de ingressar no Pel Caç Nat 52 (Bambadinca) e ainda na CCAÇ 15 (Mansoa).

Fotos: © Artur Soares (2007). Direitos reservados.

Mensagem do Artur Soares:


1. Mensagem do Artur Soares:

Figueira da Foz, 16 de Abril de 2007


Caro Luís Graça:

Antes de mais, quero felicitar-te pelo magnífico Blogue, que nos ajuda a recordar os bons e os maus momentos que passámos na Guiné; pois recordar é viver.

O Mexia Alves já te deu conhecimento que, mais dia menos dia, eu iria entrar em contacto contigo (1)

Peço desculpa do tratamento por tu, mas é uma das regras da Tertúlia.

Eu também estive na Guiné desde Dezembro de 1971 a Março de 1974.

Agora passo a apresentar-me:

(i) Sou o Artur Manuel Soares;
(ii) Vivo em Figueira da Foz;
(iii) Fui Furriel Miliciano Mecânico Auto;
(iv) Pertenci à CART 3492, sedeada no Xitole, companhia que fazia parte do BART 3873, que esteve em Bambadinca;
(v) Desse batalhão, ainda faziam parte as CART 3493 (Mansambo) e a 3494 (Xime). Mais tarde a CART 3493, foi para a zona do Cantanhês e a CART 3494, para Mansambo.

Junto envio duas fotos - uma militar e outra civil, actual. Peço autorização para fazer parte da Tertúlia de amigos e camaradas da Guiné.

Também gostava de estar presente no almoço convívio que se vai realizar em Pombal, no dia 28 de Abril. O Mexia Alves deu-me conhecimento deste convívio (2), há já alguns dias, mas só agora tive oportunidade de me inscrever na Tertúlia.

A ementa será a 1B. Deixo também o meu nº de telemóvel (965647246), no caso de necessidade de algum contacto.

Por hoje é tudo, cumprimentos do
Artur Manuel Soares

2. Comentário de L.G.:

Artur, cumpridas as formalidades, entra e fecha a porta. Fico feliz por encontrares aqui camaradas do teu batalhão e da tua unidade. Como sabes, embora em época diferente (1969/71), passei algumas vezes pelo Xitole, em colunas logísticas, oriundas de Bambadinca. Espero que te sintas bem entre os amigos e camaradas da Guiné. Ficas-nos a dever uma estóroa (pode ser sobre o pessoal da ferrugem ou sobre os malucos dos nossos condutoresou sobre o milagre que vocês faziam, ao manter de pé as Berliet, as MGC, os Unimog)... Encontramo-nos em Pombal, no próximo dia 28 de Abril de 2007. L.G.

3. O Joaquim Mexia Alves anda encantado por encontrar malta do seu tempo de Xitole e da sua CART 3492. Eis algumas mensagens dele:

7 de Abril de 2007

Caro Luís Graça:

Renovo os meus votos de Santa e Feliz Páscoa. Olha só o que faz o teu/nosso blogue:
Fui agora contactado por um Soldado Conductor, David Peixoto, da CART 3492, a minha companhia, que viu o meu telemóvel e as fotografias no blogue.

No espaço de um mês já falei pelo menos com três camaradas da Guiné [, Artur Soares, Barroso, David Peixoto], com quem não falava há 35 anos.

Claro, disse-lhe, ao David, para se colocar em contacto contigo, para se juntar a nós em Pombal no dia 28.

Vai ser uma festa!!! Obrigado Luis, por estas alegrias que nos proporcionas! Abraço amigo, que te darei pessoalmente, se Deus quiser, no dia 28.

Joaquim Mexia Alves
Telemóvel > 913455362


21 de Março de 2007:

Caro Luís Graça

Sem saberes deste-me hoje uma grande alegria. Por causa do blogue e das mensagens do Artur Soares que lá colocaste, telefonou-me agora o Barroso (viu o meu nº de telemovel nessas mensagens), meu camarada Alferes da Cart 3492, e o único oficial do início da Companhia que ficou com ela até ao fim.

Já me lembrou em conversa, que o Alf Oliveira, do 2º Pelotão, não chegou a embarcar connosco para a Guiné e, como já viste pelos meus textos, o Alf Gonçalves Dias, do 4º Pelotão, foi para a CCS sendo substituido pelo Alf Rodrigues que era da CCS e eu próprio fui para as africanas [ Pel Caç Nat 52 e CCAÇ 15] pelo que foi ele o último dos moicanos.

Pedi-lhe para passar a pertencer à nossa Tabanca, como diz o David Guimarães, salvo o erro, e ele respondeu-me que brevemente iria entrar em contacto comigo para depois formalizar contigo a entrada na Tertúlia.

Disse-lhe do agendamento do nosso encontro em Pombal, que poderá servir para nos revermos.

Foi bom ouvir a sua voz, o que não acontecia desde 1972, se não me falha a memória.

Obrigado, Luís, pelo teu trabalho que nos dá estas alegrias!!!

Um abraço forte e amigo do

Joaquim Mexia Alves

_______________

Notas de L.G.:


(1) Vd. posts de:

18 de Março de 2007 > Guiné 63/74 - P1609: Álbum das Glórias (9): Pessoal da CART 3942 em Bolama (Joaquim Mexia Alves)

17 de Março de 2007 > Guiné 63/74 - P1608: Xitole, CART 3492: Uma nota de bom humor no quotidiano da guerra (Joaquim Mexia Alves)

17 de Março de 2007 > Guiné 63/74 - P1607: Artur Soares, ex- Furriel Mecânico Auto, CART 3492, Xitole, 1972/74 (Joaquim Mexia Alves)

(2) Vd. posts de:

9 de Abril de 2007 > Guiné 63/74 - P1649: 2º Encontro da nossa tertúlia: Pombal, Restaurante Manjar do Marquês, 28 de Abril de 2007 (Vitor Junqueira / Luís Graça)

10 de Abril de 2007 > http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2007/04/guin-6374-p1650-tods-pombal-28-de-abril.html

Sem comentários: