sábado, 10 de março de 2007

Guiné 63/74 - P1579: Buba: Graves incidentes entre camaradas, comandos e fuzileiros, em 19 de Abril de 1969 (Zé Teixeira)

Guiné > Região de Quínara > Buba > 1969 > O Zé Teixeira, em Buba, com um grupo de barbudos camaradas...


Foto: © José Teixeira (2006). Direitos reservados.

Mensagem do José Teixeira (1º cabo enfermeiro Teixeira, da CCAÇ 2381, Buba, Quebo, Mampatá, Empada, 1968/70):


Caríssimos:

Infelizmente não foi cena única naquela triste guerra (1). No meu diário escrevi (2):


Buba, 19 de Abril de 1969:


Pela primeira vez, num ano de guerra com diversos casos graves e mortais, vi camaradas meus serem varados por balas de armas manejadas por companheiros só porque já não se houve a voz da razão.

Um pequeno incidente de palavras entre um soldado da minha Companhia e um Comando Africano, quando tomavam banho originou uma luta entre Fuzileiros e Comandos com consequências graves. Parece está tudo louco.

Um Comando branco defendeu o Africano e alguns Fuzas intrometeram-se. A coisa azedou e surgiu uma cena de pancadaria de que resultaram algumas cabeças partidas e olhos negros. Aparece uma G3 a vomitar uma rajada e quatro meros espectadores ficam gravemente feridos. Uma perna desfeita, um braço cortado e o mais grave veio a falecer com uma bala na cabeça. Foi este o resultado de uma simples discussão.

Eu estava de saída para o mato e mal vi os feridos. Pela primeira vez na minha vida de guerra, chorei. Lágrimas de raiva ... e de sangue.

O que aconteceu na realidade: A minha companhia estava encarregue dos trabalhos de protecção na construção da estrada de Buba para Aldeia Formosa (Quebo). Os Comandos tinham chegado de um Patrulhamento. Os Fuzas também estavam a chegar de uma saída. Na altura Buba era um centro operacional em movimento constante. Toda a gente foi refrescar-se com um agradável duche fresquinho, pois água era coisa que não faltava. Água, minas e encontros desagradáveis com o IN era coisa que não faltava. Comida essa foi durante muito tempo feijão com chispe (amostras) ao almoço e arroz com chispe ao jantar.

Mesmo assim fazia-se fila para o duche, dada a quantidade de candidatos a colocarem a cabeça debaixo de água. No meu baptismo de fogo, nesta mesma terra, um ano antes, estavam cerca de três Companhias a tomar banho, no regresso de uma coluna, quando o IN atacou em pleno dia. Resultou que saltamos todos para a Vala, uns nus, outros ensaboados e outros molhados, tudo à molhada. Que espectáculo ! Coubemos todos e não houve feridos, pois o IN não acertou sequer com uma dentro do quartel, apesar de terem atacado de duas frentes distintas e ao mesmo tempo.

Voltando ao triste relato dos acontecimentos. Um camarada da minha Companhia estava no duche a cantarolar. Alguém do lado mandou-o cantarolar para a Puta que o pariu . Era um comando africano integrado na Companhia de comandos, com quem convíviamos há vários meses e a nossa relação era estupenda. Palavra puxa palavra e ao fim de algum tempo começa uma cena de batatada, pois há um fuza que se põe do lado do meu colega, que entretanto se afasta, bem como o outro contendor.

A luta centra-se entre Comandos e Fuzas. Não sei quem estava a ganhar, primeiro porque não gostava deste tipo de cenas, segundo porque estava a preparar-me para sair a fazer patrulhamento nocturo. De repente ouço uma rajada de G3. Naturalmente que após alguns segundos de expectativa, fui ver o que se passava, temendo o pior, e o pior tinha acontecido. Não me recordo quem foi, mas alguém, talvez cansado de levar tareia, afastou-se da contenda, foi à caserna e pegou na G3. A tragédia aconteceu.

Após a cura emotiva, resultante do tempo que já passou, penso hoje que cenas destas só eram possíveis devido ao estado de pressão emotiva que todos vivíamos. Não culpo ninguém, mas ainda sofro ao reviver esta e outras cenas entre camaradas e amigos, brancos e africanos, que de repente se exaltavam e passavam a vias de facto, tal era o estado de espírito em que nos encontrávamos. Abraços para todos e façam o favor de procurar ser felizes.

Zé Teixeira
Esquilo Sorridente

_________

Notas da L.G.:


(1) Vd. posts de:

10 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1512: Estórias de Bissau (11): Paras, Fuzos e...Parafuzos (Tino Neves)

11 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1515: Antologia (58): A batalha de Bissau em Janeiro de 1968: boinas verdes contra boinas negras... Saldo: 2 mortos (Carmo Vicente)


(2) Vd. post de 30 de Janeiro de 2006 > Guiné 63/74 - CDLXXXVI: O meu diário (José Teixeira, enfermeiro, CCAÇ 2381) (10): Abril/Maio de 1969, 'Senhora, nem Tu me salvaste!'

Sem comentários: