quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Guiné 63/74 - P1506: Convívio do BCAÇ 1888: CCS e CCAÇ 1549 (1966/68) (Joaquim Peixeira / Natalino S. Batista, o barreirense)

1. Através do José Martins, procurou-me há tempos, na Escola Nacional de Saúde Pública onde trabalho, o Joaquim Peixeira, que foi Furriel Miliciano da CCAÇ 1549, pertencente ao BCAÇ 1888 (Tite, Fulacunda, Quinhamel, 1966/68). Tem, além disso, uma filha ligada à administração hospitalar, colega do nosso Paulo Salgado.

O Peixeira viu morrer nos seus braços o alferes do seu pelotão. Não se terá calado sobre o que se passou. A hierarquia militar não gostou. O Peixeira acabou por ser transferido por motivos disciplinares, para a CCAV 1617, pertencente ao BCAV 1897 (Mansabá).

Natural de Campo Maior, mora actualmnete em Loures: R José Marques Raso, 16, 2670-445 Loures. Infelizmente não tem e-mail.

2. Mais uma vez, ele vai organizar, este ano, o convívio da malta da CCAÇ 1549 . Deixou-me a seguinte mensagem, com pedido de divulgação no nosso blogue:

"Missiva aos amigos: passaram quatro décadas, mas não passou a amizade criada durante o tempo que estivemos juntos. Por isso vamos realizar mais um encontro e contamos com a vossa presença.

"Dia 25 de Abril de 2007. Mafra. Concentração junto ao Convento. Inscrições até 15 de Abril.

"Almoço (entradas, sopa, peixe, carne, sobremesa e digestivos) > Preço por pessoa: adultos= 22,5€; Crianças (de 5 a 12 anos)= 11,25€; menores de 5 anos= grátis.

"Contactos: J. Peixeira > Telef 21 983 24 78 / TM 96 293 05 30".

3. No dia 29 de Abril de 2007, será a vez de se reunirem os antigos elementos da CCS do BCAÇ 1888. Local: Restaurante David, sito na Estrada Leiria-Figueira da Foz (Ortigosa, Leiria).

A CCS do BCAÇ 1888 passou por Bambadinca (1966/68). Quem fazia parte desta unidade era o nosso camarada Natalino da Silva Batista, operador de transmissões. Era conhecido como o barreirense. Vive desde 1970 na Alemanha, onde "tenho a mulher mais querida da minha vida; duas filhas e um rapaz; e ainda dois netos, um moço e uma moça". O Natalino tinha-nos há tempo escrito: "tenho pena de só agora saber que ainda há malta do meu tempo e não poder estar com alguns porque a minha saúde não dá para ir aí"... Nessa altura (4 de Agosto de 2006), também me disse que não se lembrava de nenhuma explosão do paiol de Bambadinca, até porque ele andava sempre em destacamentos (Saltinho, Enxalé, etc.).

O J. Peixeira pediu-me para lhe transmitir, de qualquer modo, a notícia do convívio da sua unidade, a CCS do BCAÇ 1888.

A organização também é do J. Peixeira.

Sem comentários: