domingo, 14 de janeiro de 2007

Guiné 63/74 - P1428: Vídeo jockey do Porto à procura de material sobre a guerra colonial (Luís Sarmento)

Guiné-Bissau > Bissau > Abril de 2006 . Foto de Hugo Costa (filho do nosso camarada Albano Costa, natural de Guifões, Matosinhos).

Foto: © Albano Costa (2005). Direitos reservados.

1. Mensagem do Luís Sarmento, que não tenho o prazer de conhecer, e que está ligado à Faculdade de Economia da Universidade do Porto, a avaliar pelo endereço do seu e-mail...

Caro Professor,

Sou um interessado nos assuntos de guerra colonial já que como quase todos os portugueses nascidos na década de 70 tive um avô, um tio avô e um pai na guerra colonial.

Sou também um video jockey amador e tenho trabalhado com vários temas mas nunca um tema com a profundidade da guerra colonial, que gostaria de trazer a público na sessões que faço em alguns bares do Porto.

Eu sei que parece talvez um pouco estranho a mistura de certos assuntos com certos ambientes, mas trata-se de um projecto de intervenção que venho desenvolvendo em locais habitualmente destinados à diversão que é onde as pessoas acabam por estar mais permeáveis à mensagem que pretendo passar.

Por outro lado, e apesar de estar há imenso tempo a pesquisar na rede à procura de vídeos sobre o assunto (isto é a minha matéria-prima que depois decomponho / desconstruo), não encontro qualquer registo videográfico (convertido de película) sobre o assunto, o que é extremamente curioso e demonstrativo de como lidamos mal com o nosso passado recente (e o que reforça a minha vontade de puxar o assunto).

Por isso dirijo-me a si, através do sítio que mantêm e que me parece de uma relevância enorme, no sentido de eventualmente me indicar onde posso obter tal registo. Qualquer tipo de ficheiro videográfico serviria. Será que me pode dar tal informação?

Desde já agradeço o tempo despendido.

Obrigado e parabéns pelo sítio web.

Luís Sarmento

2. Meu caro Luís Sarmento:

Esse é um projecto de intervenção muito original e que pode vir a entusiasmar alguns de nós... Nunca tinha realizado (não é assim que se diz agora ?) o potencial alcance, importância e interesse do trabalho de um video jockey...

Prometo, desde já, ajudá-lo, apelando à colaboração dos membros da nossa tertúlia e divulgando, dentro de dias, alguns links com registos videográficos (estrangeiros) sobre a guerra colonial na Guiné, em colaboração com o nosso camarada Virgínio Briote. Infelizmente, no nosso tempo ainda não havia os meios de registo de som e imagem que há hoje.

Poderá usar, entretanto, o nosso material fotográfico, disponibilizado nas nossas páginas, desde que: (i) nos dê conhecimento do material seleccionado; (ii) obtenha autorização, através do editor do blogue, dos autores das imagens; e (iii) cite o nosso blogue, Luís Graça & Camaradas da Guiné.
A sua contribuição para preservar a memória de uma geração que foi mobilizada para uma longa guerra em três frentes, a milhares de quilómetros da pátria, será devidamente apreciada. L.G.

Sem comentários: