sábado, 11 de novembro de 2006

Guiné 63/74 - P1268: Homenagem ao ex-1º Cabo Comando A. Mendes (Mário Roseira Dias, ex-sargento comando)

Mensagem do Mário Dias, aliás, ex-sargento comando Roseira Dias, um dos fundadores dos comandos na Guiné, e um dos participantes na Batalha do Como (1964)

Tenho seguido com muito interesse os relatos dos vários intervenientes dos acontecimentos do cerco a Guidaje mas com especial atenção os do 1º cabo comando A. Mendes porque o conhecei pessoalmente e com ele trabalhei, não na Guiné (não estava lá nessa altura) mas mais tarde no regimento de Comandos, na Amadora.

Certamente que ele, se por acaso ler ou já leu alguma das minhas intervenções no blogue (1), não liga o nome à pessoa porque, no Regimento de Comandos onde estive desde 1975 a 1986, com um interregno de 1981 a 1984 em missão de serviço em Macau, eu era tratado e conhecido por Roseira Dias.

Pronto Mendes: Daqui te envio um grande abraço e a minha admiração pelo teu passado enquanto militar e comando. Recordo-me perfeitamente de ver o teu aprumo e eficicência na instrução dos Cursos de Comandos onde também eu participei como instrutor de sapadores (navegação fluvial; construção e transposição de obstáculos; e explosivos, minas e armadilhas).

Espero ver-te um dia e, até lá, mantém vivo o nosso código, não te esquecendo de seres sempre generoso na vitória e paciente na adversidade...

Um abraço extensivo a todos os tertulianos.
Mário Dias
_________

Nota de L.G.:

(1) Vd. por exemplo os posts do Mário Dias sobre a Batalha da Ilha do Como (de 14 de Janeiro a 24 de Março de 1964):

15 de Dezembro > Guiné 63/74 - CCCLXXII: Op Tridente (Ilha do Como, 1964): Parte I (Mário Dias).

16 de Dezembro de 2005 > Guiné 63/74 - CCCLXXV: Op Tridente (Ilha do Como, 1964): II Parte (Mário Dias).

17 de Dezembro de 2005 > Guiné 63/74 - CCCLXXX: Op Tridente (Ilha do Como, 1964): III Parte (Mário Dias)

Sem comentários: