segunda-feira, 16 de outubro de 2006

Guiné 63/74 - P1183: Ameira: Bem hajam, todos (José Casimiro Carvalho)

Guiné > Região de Tombali > Guileje > CCAV 8350/72 (Outubro de 1972/Julho de 1973) > O ex-furriel miliciano de operações especiais Casimiro Carvalho, actualmente a viver na Maia, distrito do Porto. Foto amavelmente cedida pelo próprio e digitalizada pelo seu amigo e vizinho de Matosinhos, o ex-ranger Eduardo Magalhães Ribeiro.

Foto: © Magalhães Ribeiro (2005)


Mensagem do José Casimiro Carvalho:



Caros camaradas, esposas e convidados:

Não queria deixar passar este momento de puro convívio [, na Ameira, sábado, 14 de Outubro,] sem expressar a minha opinião acerca do mesmo.

Ora quis o acaso que eu descobrisse há tempos este blogue, local de tertúlia, qual bola de neve. Não sei (não me lembro) se foi o acaso ou se foi o Magalhães Ribeiro, que mandou umas fotos e uns textos a meu respeito, mas que muito me orgulhou, ao serem publicados com a frase "o nosso herói de Gadamael" (1), lembrando-me que na altura (1973), escrevi um aerograma ou carta (eu deixei estes documentos nas mão do Graça) onde dizia: "Devo levar um louvor pelo que fiz em Gadamael, só não mo dão se foram loucos"...

Bem...foram loucos, mas a tertúlia se encarregau de dar o seu a seu dono, só por isso mil agradecimentos: vocês estiveram no inferno, souberam e sabem o que passámos. E este encontro serviu, como alguém frisou e bem, para exorcizar fantasmas...

Não conhecia ninguém mas senti-me como se todos me fossem familiares...Que sensação tão boa, indescritível, senti-me como peixe na água e as senhoras então...sempre interessadas e atentas... Fiquei muito comovido quando uma delas leu o meu texto que pus a disposição, na mesa, e a seguir as lágrimas lhe correram pela cara, como se a história fosse de um seu familiar muito próximo...Bonito !!!

Ter conhecido os Homens da Orion [,o Pedro Laureti e o Manuel Lema Santos,] foi algo que não consigo explicar por palavras... Se o meu coração falasse...

Gostaria de ter tido alguém da FAP [Força Aérea Portuguesa]. Então, o círculo ficava completo, mas como diria o Pinto da Costa, "largos dias têm cem anos"... Hão-de aparecer.

O Luís Graça tem um perfil e um saber-estar acima da média, passou a ser um dos meus admirados, sem qualquer favor.

Quanto a Pombal [, local sugerido para o próximo encontro]...Apoiado, nessa altura levarei alguém comigo.

Bem hajam, todos.

_________

Nota de L.G.:

(1) Vd. post de 2 de Dezembro de 2005 > Guiné 63/74 - CCCXXVIII: No corredor da morte (CCAV 8350, Guileje e Gadamael, 1972/73)


Vd. ainda os seguintes posts:
2 de Julho de 2005 > Guiné 69/71 - XCI: Antologia (6): A batalha de Guileje e Gadamael
15 de Junho de 2006 > Guiné 63/74 - P878: Antologia (42): Os heróis desconhecidos de Gadamael (Parte I)

15 de Junho de 2006 > Guiné 63/74 - P879: Antologia (43): Os heróis desconhecidos de Gadamael (II Parte)
(...) "Guiné > Guileje > O ex-furriel miliciano de operações especiais Casimiro Carvalho, da Companhia Independente de Cavalaria 8350, que esteve naquele que ficou conhecido pelo corredor da morte, entre Guilege e Gadamael , entre Outubro de 1972 e Junho de 1973. Ele foi reconhecido como um dos heróis de Gadamael, não só pelos seus camaradas e pelos seus superiores imediatos (o Capitão Quintas, comandante da CCAV 8350, ferido em combate na batalha de Gadamael, bem como pelo capitão comando Ferreira da Silva, nomeado de urgência para chefiar o COP 5, e aqui evocado e entrevistado pelo jornalista do Público)... Mas esse facto nunca foi devidamente reconhecido pela hierarquia do Exército (LG)" (...)

14 de Julho de 2006 > Guiné 63/74 - P877: Nós, os que não fazemos parte da história oficial desta guerra (Manuel Rebocho)

(...) "Ah, faltava dizer-lhes, que tomei contacto com o vosso/nosso blogue, através do então Furriel Miliciano José Casimiro Carvalho, da CCAV 8350 (a que abandonou Guileje, em 22 de Maio de 1973), o grande herói de Gadamael Porto, que, não obstante isso, também não faz parte da história oficial da Guerra da Guiné"(...).

Sem comentários: