sexta-feira, 6 de outubro de 2006

Guiné 63/74 - P1155: Álbum fotográfico (Hugo Moura Ferreira) (1): Bedanda, CCAÇ 6, 1970: O Obus 14 contra o foguete Katiusha

Photobucket - Video and Image Hosting

Guiné > Bedanda > CCAÇ 6 > 1970 > Resposta do Obus 14 a ataque de foguetes Katiusha, de 122 mm.

Foto: © Hugo Moura Ferreira (2006). Direitos reservados. Foto alojada no álbum de Luís Graça > Guinea-Bissau: Colonial War. Copyright © 2003-2006 Photobucket Inc. All rights reserved.


1. Damos início à publicação do Álbum Fotográfico do Hugo Moura Ferreira, ex-Alf Mil de Infantaria, que esteve na Guiné, entre Novembro de 1966 e Novembro de 1968, primeiro na CCAÇ 1621 (Cufar) e depois na CCAÇ 6 (Bedanda)(1) (vd. carta de Bedanda).

Ele mandou-nos um primeiro lote de fotografias, seleccionadas, através de e-mail de 26 de Julho de 2006. Meteram-se pelo meio as férias de verão e só agora houve disponibilidade para começar a inserir no nosso blogue esse material, de grande interesse documental. As nossas desculpas ao Hugo (que de certo nos compreenderá) bem como ao resto da tertúlia. (LG)

Caro Luís:

Tenho andado um pouco arredado por força dos afastamentos geográficos que tenho feito daqui de Lisboa. Hoje à noite vou sair outra vez por mais uns dias. Não queria, no entanto deixar de te informar que tenho lido tudo o que tens feito passar, quer por mail quer por inserção no blogue.

Quase tudo o que ali é relatado é posterior à minha estadia por aquele chão. Não deixo, contudo, de viver tudo o que por lá se conta. Por mim gostaria de ser mais participativo mas as minhas memórias serão possivelmente mais curtas e depois de ler estórias tão bem contadas, com tanto conteúdo e pormenor, fico um pouco retraído e com dúvidas acerca das minhas contribuições.

E assim, penso que posso contribuir, não com estórias, mas com outras coisas, por exemplo, fotos e outras curiosidades(...).

Hoje queria aproveitar para a enviar-te meia dúzia de fotos que tu utilizarás como entenderes. Se precisares de alguma explicação complementar sobre elas, apenas farás o favor de me dizer para eu as comentar. Estão divididas em cinco pequenos conjuntos:

1 - Confraternização da CCAÇ 1621, em 2 de Julho de 2006;

2 - Bedanda (CCAÇ 6)

3 - Cufar, Cachil, Sangonhá (CCAÇ 1621)

4 - Coluna de Sangonhá para Cacine em 1968 (CCAÇ 1621)

5 - O Furriel Correia Pinto (CCaç1621, 1º Gr Comb, 3ª Secção).


2. Para abrir o álbum do Hugo, começamos por um espectacular imagem de Bedanda, à noite, com a resposta a rapaziada da CCAÇ 6 a um ataque de mísseis (?), em 1970... Julgo que deverá tratar-se de foguetes Katiusha, de origem soviética. Na foto, vê-se o clarão do nosso obus 14, no momento do disparo. A foto foi recolhida pelo Hugo, entre o pessoal da CCAÇ 6: em 1970, ele já não estava lá... (LG)

______________

Notas de L.G.

(1) Vd. post de 22 de Dezembro de 2005 > Guiné 63/74 - CCCXCV: CCAÇ 16121 (Cufar); CCAÇ 6 (Bedanda) (1966/68)

(2) Vd. também o Sítio do Moura Ferreira, na Net.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Luís Graça,

Não estou fazendo comentário ao seu Blogue. Obtive acesso a uma notícia do seu blogue através do google. Sou brasileiro, vivo e moro na cidade de Fortaleza, Estado do Ceará, Brasil. Fui contemporâneo/colega na Universidade Federal do Ceará - UFC - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia - de um estudante da Güiné-Bissau, nos anos aproximados de 1978 à 1980, cujo nome, se não me engano, era MAMADU BALDE (não sei se a grafia está correta). Na verdade, gosto de averiguar o mundo na internet e devido seu contato com as pessoas da Güiné-Bissau, peço-lhe ajuda para localizar o MAMADU BALDE e, se possível, pedir que o mesmo (espero que vivo e com saúde) entre em contato comigo, através do e-mail jlcfcolares@bol.com.br . Muito obrigado, aguardo seu contato. Parabén pelo seu Blogue.
Colares