sábado, 23 de setembro de 2006

Guiné 63/74 - P1105: Como escrever um livro de memórias de guerra 'à la carte' (Raul Albino, CCAÇ 2402)

Texto do Raul Albino, ex-alf mil da CCAÇ 2402, pertencente ao BCAÇ 2851 (, Mansabá, Olossato, 1968/70), que embarcou no Uíge, em finais de Julho, juntamente com o BCAÇ 2852 (Bambadinca, 1968/70) (1)


Volto ao vosso convívio para vos informar de que não me deixei dormir.

Recebi já algumas dicas de ajuda que eu vos pedi e que agradeço. Já consegui visualizar nos mapas as localidades de Có, Mansabá e Olossato, por onde andou a minha companhia. Já consegui verificar que o problema com os caracteres especiais na leitura do vosso blogue só se verifica quando for lido através do anexo dos emails que o Beja Santos me manda. Não sei porquê mas não é grave.

Estou a preparar as minhas fotografias, antiga e recente, para enviar [para a fotogaleria da tertúlia].

Estou a estudar a forma e o estilo dos textos que passarei a enviar-vos regularmente. Serão extraídos do livro que recentemente editei, denominado Memórias de Campanha da CCAÇ 2402. Para o livro escolhi o estilo reportagem para ser acessível ao público-alvo (todos os elementos da companhia) e poder incluir relatos desses mesmos elementos sem os inibir na sua participação.

Creio que agora vou escolher o estilo folhetim, continua no próximo capítulo, de texto curto, reescrito e incidindo nos temas que possam ter mais interesse para o colectivo.

Se alguém estiver interessado em produzir algum livro de memórias, estou disponível para partilhar a minha experiência com esses tertulianos. O meu livro levou três anos a ver a luz do dia, sendo que o primeiro ano foi gasto na estruturação do livro, aquisição do hardware necessário (PC, Impressoras e Scanners), estudo do software de composição e fotografia.

O livro ficou com uma particularidade curiosa: como foi totalmente redigido, composto e impresso por mim, fiquei com a possibilidade de criar versões personalizadas, adicionando páginas particulares com textos e fotos de interesse exclusivo dum indíviduo.

Por hoje é tudo, um até breve,

Raul Albino

Comentário de L.G.:

Os meus, os nossos, parabéns ao Raul pela aventura (intelectual) em que se meteu. Parabéns ao novo escritor. Espero que o seu exemplo possa ser seguido por outros camaradas. Afinal, e como diria o Eça de Queiroz, fazer um filho, plantar uma árvore e escrever um livro são três coisas (essenciais) da realização humana... Outra será saber sobreviver a uma guerra como aquela que fomos obrigados a fazer no TO da Guiné... Fico a aguardar, com muito interesse, os posts deste nosso novo membro da tertúlia.

__________

Nota de L.G.

(1) Vd. post de 17 de Setembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1082: Notícias da CCAÇ 2402 e do BCAÇ 2851 (Raul Albino)

Sem comentários: