sexta-feira, 15 de setembro de 2006

Guiné 63/74 - P1076: Álbum das glórias (4): Eu e o coronel Cunha Ribeiro, o nosso 'major eléctrico' (Mário Beja Santos)


Texto e foto: © Beja Santos (2006)

Fotografia enviada em 24 de Agosto de 2006 pelo nosso camarada Beja Santos.

Cá estou eu, de braço dado com o Coronel Ângelo Augusto da Cunha Ribeiro (1), de quem guardo afetuosa recordações.

A fotografia foi tirada numa reunião de convívio do pessoal de Bambadinca (1968/71), em Fão, em 1994. A senhora ao lado é a sua mulher.

Do Cunha Ribeiro haverá menção a partir de Setembro de 69 e o seu inesquecível carinho aquando dos trágicos acontecimentos da mina de Canturé (2).

Mário Beja Santos

(ex-alf mil, comandante do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70)

__________

Notas de L.G.

(1) Major do BCAÇ 2852. Substituiu em Setembro de 1969 o major Viriato Amílcar Pires da Silva, transferido por motivos disciplinares (2). Foi vítima de acidente grave com um jipe. Era mais conhecido, na caserna - e nomeadamente pela malta da CCAÇ 12 - como o 'major eléctrico', devido à sua energia...

(2) O major Pires da Silva era de operações, sendo comandante do BCAÇ 2852 o tenente-coronel Pimentel Bastos: vd. posts de:

1 de Agosto de 2006 > Guiné 63/74 - P1012: Operação Macaréu à Vista (Beja Santos) (3): Eu e o BCAÇ 2852, uma amizade inquebrantável )

1 de Agosto de 2006> Guiné 63/74 - P1014: A galeria dos meus heróis (5): Ó Pimbas, não tenhas medo!) (Luís Graça)

4 de Agosto de 2006 > Guiné 63/74 - P1025: Tenente-coronel Pimentel Bastos: a honra e a verdade (Luís Graça)

2 comentários:

MochoVigilante disse...

Este se eu não me engano foi o 1º encontro realizado para estes ex-combatentes, foi realiado no Café Juventude em Fão (Esposende) um dos seus organizadores é o meu Sogro António (Tony)Carlão, ou o Alferes Carlão, eu estive presente não só para ajudar no evento, tirando as fotos deste encontro, como para assistir e ouvir as histórias de alguns Homens aqui presentes, algumas delas comoventes, mesmo pelos relatores, aos quais as lágrimas vieram aos olhos quando ainda se lembram desses momentos. Os meus agradecimentos para todos.
João Areias

MochoVigilante disse...

Este se eu não me engano foi o 1º encontro realizado para estes ex-combatentes, foi realiado no Café Juventude em Fão (Esposende) um dos seus organizadores é o meu Sogro António (Tony)Carlão, ou o Alferes Carlão, eu estive presente não só para ajudar no evento, tirando as fotos deste encontro, como para assistir e ouvir as histórias de alguns Homens aqui presentes, algumas delas comoventes, mesmo pelos relatores, aos quais as lágrimas vieram aos olhos quando ainda se lembram desses momentos. Os meus agradecimentos para todos.
João Areias