quinta-feira, 7 de setembro de 2006

Guiné 63/74 - P1054: Agradecimento da viúva do Rosa Gonçalves (CCAÇ 3566, Os Metralhas, Empada/Catió, 1972/74)


Guiné-Bissau > Região de Quínara (Buba) > Empada > Abril de 2006 > De novo, o pai, Xico Allen, e a filha, Inês, juntos na pesquisa de vestígios da presença dos Metralhas (CCAÇ 3566) nos já idos tempos de 1972/74.


Foto: © A. Marques Lopes (2006)


1. Mensagem que me foi enviada, em 26 de Agosto último por Maria Clarinda Gonçalves, viúva de um camarada nosso, da CCAÇ 3566 (Empada/Catió, 1972/74)

Viúva de um ex-combatente dos Metralhas

Lembram-se certamente do António Joaquim Rosa Gonçalves, também ele pertenceu à vossa companhia, também ele foi um metralha... Pois eu sou a viúva dele, que era grande amigo do Xico Allen (1) e do Joaquim P. Silva, o brasileiro (2), e mais outros (3).

O meu marido falava tanto dos amigos, tinha tanta coisa para contar de Empada, o meu filho andava sempre a pedir ao pai para falar dos amigos da tropa e, claro, lá vinham mais histórias.

Por curiosidade fui à Internet e dei comigo a pesquisar sítios sobre a Guiné e a CCAÇ 3566. Gostei do que li e vi, lembro-me perfeitamente do meu marido falar de alguns nomes de vocês, senti que o meu marido deixou em mim o gosto pela vossa companhia, OS METRALHAS.

Agora quero que todos vocês, OS METRALHAS, fiquem a saber que, a quando da doença do meu marido, recebi apoio que da parte do Xico Allen e do Joaquim Pinheiro da Silva , o brasileiro (este mesmo estando do outro lado do Atlântico, as dezenas de vezes que telefonava para saber do amigo Rosa!).

Não me esquecerei também de um colega vosso que apareceu no hospital para saber como o meu marido se encontrava, e como a situação era muito complicada, prontificou-se a nos apoiar, a mim e ao meu filho. Nunca mais o vi para lhe agradecer pessoalmente.

Agora passados 7 anos após a morte do meu marido, quero agradecer a todos por terem sido tão amigos dele, não deixando de sublinhar o quanto é grande e bonita a amizade que vos une, amizade essa que transmitiram para nós, mulheres,como é bom saber que ao longo dos anos ainda mantêm bem vivas as lembranças, a amizade.

Sendo mulher de um dos vossos e já não o tendo junto de nós, ele e outros colegas que já partiram deste mundo continuarão a estar sempre nos nossos corações. A todos OS METRALHAS espero que se mantenham sempre unidos porque uma amizade como a vossa já é uma raridade nos dias de hoje. Além disso, quantas lembranças há ainda em cada uma de vós!

Maria Clarinda (Lina) e Venâncio Gonçalves.

2. Comentário de L.G.:

É uma mensagem singela mas que nos toca a todos, esta da Maria Clarinda Gonçalves que já viu o seu companheiro partir, precocemente, e que vem agora, através deste espaço que é o nosso blogue, agradecer as provas de amizade e solidariedade que recebeu, ela e a sua família, por ocasião da doença e da morte do nosso camarada da CCAÇ 3566, o Rosa Gonçalves. Aqui fica o convite para ela se juntar à nossa tertúlia, se assim o entender, e partilhar connosco as memórias da Guiné, do nosso Rosa Gonçalves (aerogramas, fotos, etc.).
_________

Notas de L.G.

(1) Vd. post de 1 de Junho de 2006 > Guiné 63/74 - P831: Do Porto a Bissau (23): Matando saudades de Empada (A. Marques Lopes e Inês)

(2) Vd. post de 15 de Maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCCLIV: Que maravilha de trabalho (Joaquim Pinheiro, CCAÇ 3566, Empada/Catió, 1972/74)

(3) Sobre outros camaradas da CCAÇ 3566 - Os Metralhas, vd os posts de:

16 de Dezembro de 2005 > Guiné 63/74 - CCCLXXVI: O Xico de Empada, grande amigo dos guinéus (Albano Costa)

18 de Abril de 2006 > Guiné 63/74 - DCCX: O Cherno Rachid da Aldeia Formosa (Antero Santos, CCAÇ 3566 e CCAÇ 18)

Sem comentários: