domingo, 23 de julho de 2006

Guiné 63/74 - P981: Tabanca Grande: Martins Julião, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 2701 (Saltinho, 1970/72)



Guiné > Zona Leste >Ector L1 >Xitole > 1970 > O Alf Mil J. L. Vacas de Carvalho, de lencinho ao pescoço no Xitole, sentado em cima de uma das suas Daimler... À sua direita, o Fur Mil Humberto Reis, o nosso fotógrafo... À direita, o Fur Mil Roda, ambos da CCAÇ 12 (Bambadinca, 1969/71)... Atrás do Roda, o furriel enfermeiro Godinho da CCS do BART 2917

Foto: © Humberto Reis (2006)


Caro companheiro Luis Graça,

Só há pouco tempo conheci este espaço de encontro. O Paulo Santiago (Pel Caç Nat 53, Saltinho), foi o camarada responsável pela minha apresentação aos camaradas de tertúlia.

Chamo-me Martins Julião, fui Alferes Miliciano de Infantaria da CCAÇ 2701 (Saltinho, Abril de 1970/Abril de 72).

Hoje sou um pequeno empresário e gerente de uma unidade industrial, após mais de 20 anos como professor do Ensino Secundário.

Tocou-me profundamente aquele recordar, in sitio, da emboscada do Quirafo (1). O Alf Armandino, que era o Alferes mais velho da companhia que me rendeu (eu era na CCAÇ 2701 o Alferes mais velho), tornou-se de imediato, até pela sua imensa simpatia e gentileza, o meu protegido e confidente.

Lembro-me da minha ansiedade em lhe passar toda a minha experiência do terreno e de lhe dizer aquilo que eu considerava nunca se poder fazer em termos operacionais. O seu comandante de companhia era um incompetente perigoso.

O Armandino deu-me umas lembranças típicas da Guiné para entregar à mãe, que morava no concelho de Castro Daire. Nunca reuni coragem para lhas entregar.

Em Dezembro próximo vou à Guiné, provalmente com o Paulo Santiago e outros camaradas da CCAÇ 2701. Prometo trazer notícias.

Um abraço para ti e para todos os nossos camaradas.

Obrigado por teres tomado esta iniciativa de nos juntares de novo.


Martins Julião


PS - Se vires por aí o Vacas de Carvalho dá-lhe um abraço apertado meu e que se deixe de fazer avarias naquelas socatas das Daimler.

Comentário de L.G.:

É sempre uma alegria encontrar camaradas da Guiné, ainda por cima do nosso tempo e da nossa região... És, naturalmente, bem vindo, por estas duas razões. Um abraço... L.G.

Sem comentários: