quinta-feira, 8 de junho de 2006

Guiné 63/74 - P856: Encontro da nossa tertúlia no 10 de Junho, em Belém, Lisboa (Luís Graça)

1. Há uns dias (29 de Maio último), o Hugo Moura Ferreira lançou uma proposta de encontro dos tertulianos pr ocasião do feridado do 10 de Junho, em Lisboa, que eu pus de imediato a circular por e-mail e já recebeu alguns comentários.

Aqui fica o filme dos acontecimentos. Deixem-me dizer que o Hugo tem sido um dos mais entusiastas, entre todos nós, na divulgação do nosso blogue.

Eu por mim vou fazer um esforço por poder estar presente, no local indicado entre as 11 e as 12h, quanto mais não seja para conhecer e dar um abraço àqueles que puderem e quiserem aparecer.

Sei que não é o melhor dia nem o melhor local: muitos dos nossos amigos e camaradas são do Norte; outros costumam tirar férias nesta altura; e, por fim, 0 10 de Junho traz, para alguns de nós, más memórias, pelo seu aproveitamento político-partidário antes e depois do 25 de Abril de 1974... Mas enfim pelos amigos e camaradas da Guiné, faz-se tudo (ou quase tudo).



O meu telemóvel é o 93 281 08 72. E o meu nome é Luís Graça.

2. Mensagem do Hugo Moura Fereira:

Caro Luís.

Estava eu por aqui cogitando e lembrei-me... (para já estou satisfeito porque a caixa dos pirolitos ainda funciona, não quer dizer é que saia coisa de jeito)...

Então pus-me a escrever o que estava a pensar e a fazer uns bonecos. Abre o anexo s.f.f.

Queres fazer o favor de dar uma voltinha e dizer de tua opinião.

Um abraço.

Hugo Moura Ferreira
(Ex-Alf Mil, Cufar - CCAÇ 1621, Bedanda - CCAÇ 6, Novembro de 1966 e Novembro de 1968)



O 10 de Junho…

Seria giro que os Tertulianos que, por acaso se desloquem ao Forte do Bom Sucesso, em Lisboa se encontrassem. Afinal este local da Net até se está a tornar numa grande camarata mista, que integra civis e militares.

Como eu vou sempre todos os anos, com raras excepções, teria muito gosto em conhecer aqueles que comungam nos princípios da Tertúlia, que o Blogue-fora-nada integra.

Se estiveres de acordo e achares que esta ideia interessante, deixo-te aqui a ideia de promover através do Blogue-fora-nada esse encontro, pelo menos daqueles que residem por estes lados, de Lisboa.

Se achares a ideia exequível e interessante deixo então aqui a ideia do local de concentração através da foto que anexo:
Portugal > Lisboa > Forte do Bom Sucesso, junto à Torre de Belém > Local de encontro dos amigos e camaradas da Guiné, no dia 10 de Junho de 2006, das 11h às 12h.

Este local seria aquele em que habitualmente o pessoal da Guiné se reúne com maior concentração.

Para se identificarem uns aos outros e não haver a necessidade de andar a perguntar a uns e a outros, poder-se-ia idealizar um pequeno dístico com o nome, que cada um imprimiria e colocaria na sua lapela quando ali se encontrasse. Uma coisa do género disto:


Ao mesmo tempo era minha ideia poder entregar a todo o pessoal que por acaso ali se encontre e de que se venha a ter conhecimento de que são ex-combatentes da Guiné um recortezinho, com o endereço do nosso blogue. Já tenho isto feito e pela minha parte vou fazê-lo, já que ando sempre com alguns para distribuir, como se fosse um business card.

Anexo - Programa do 13º Encontro Nacional de Combatentes




3. Mensagem do Manuel Pereira (2 de Junho de 2006)

Caramba, não posso mesmo estar presente!

A ideia é óptima e também eu (sempre que possível) participo neste evento. Ficará para outra ocasião o encontro dos tertulianos.

Um abraço,

Manuel Oliveira Pereira

Ex-Fur Mil da CCAÇ 3547 (BCAÇ 3884)

(Guiné, Março de 1972 a Julho de 1974 – Contuboel, Bafatá, Bissau, SareBacar, Sonaco, Nova Lamego, Medina Mandinga, Galomaro e Dulombi)


Contactos> Manuel Pereira

Hospital CUF Infante Santo
Direcção de Produção

Tel. 21 3926 224


4. Mensagem do Torcato Mendonça (2 de Junho de 2006)

Luís Graça: A partir de 9 de Junho conto estar no Algarve, [aproveitando os] feriados – e uma semana faz bem… De qualquer modo não gosto de encontros deste género. Dos 15 da minha Companhia fui a dois.

Viva o(s) Blogue(s)

Um abraço,

Torcato Mendonça
Apartado 43,

6230-909 Fundão
(ex-Alf Mil da CART 2339, Mansambo, 1968/69):


5. Opinião do Sousa de Castro (2 de Junho de 2006):

É uma excelente ideia, mas nesse dia temos o nosso convívio em Vila Nova de Gaia, no ex-RAP 2. Foi neste Quartel que formámos Batalhão e daqui saímos em Dezembro de 1971 para a Guiné e por lá ficámos até Abril 1974, passando pelo Xime e por Mansambo. O programa do nosso convívio anual já aqui foi divulgado (1).

Saudações tertulianas.


António Manuel Sousa de Castro, Viana do Castelo
(Ex-1º Cabo TRMS (1971/1974)
CART 3494 (Guiné - Xime e Mansambo)


6. Comentário do A. Marques Lopes (2 de Junho de 2006):

Acho a ideia interessante, até porque o Forte do Bom Sucesso foi a primeira sede da Associação 25 de Abril e é, também por isso, uma referência. Lá estaria, se me fosse possível. Mas não vai ser, porque na véspera, dia 9 de Junho, ao fim da tarde e à noite, terei de estar no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto numa "Sessão Solene de Boas Vindas a Sua Excelência o Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva", em representação da Associação 25 de Abril. Coube-me a mim... Não dá para seguir para Lisboa.
Mas acho boa ideia. Abraços

A. Marques Lopes , Matosinhos

(Cor, DAF, ex-Alf Mil
CART 1690, Geba, 1967/68; CCAÇ 3, Barro, 1968)

7. Mensagem do José Martins (3 de JUnho de 2006)

Caro Luis!

Oportunidade imperdivel! Que os acompanhantes se identifiquem também.

Um abraço E ATÉ SÁBADO!
José Martins, Odivelas
(ex-Fur Mil Trms, CCAÇ 5, Canjaude, 1968/70)


8. Mensagem do Fernando Franco (3 de Junho de 2006)

Amigo Luis:

Concordo plenamente com a ideia do Hugo e lá estarei, como já vem sendo hábito, desta vez não só pelo acto em si, mas também com todo o prazer em conhecer e trocar ideias com todos vós,com o respectivo dístico, pois acho que todos nós temos algo muito em comum: GUINÉ.

Um forte abraço.

Fernando Franco
BIG - Batalhão de Intendência, Bissau (1973 e 1974)
9. Texto do Albano Costa (6 de Junho de 2006)

Caro LG

Não tenho tido lá muito tempo para escrever ou comentar mas vou sempre dar uma espreitadela ao nosso blogue, e já agora só gostaria de saber se chegaste a receber umas fotos que enviei da ponte Balana actual, que tem pouco ou quase nada a ver do que era antigamente mas quem lá for dá bem para ver os vestigios do antigamente.

Era só para isso é que se por acaso não recebeste eu volto a enviar, é que eu acho que deve ter interesse para eles veres como é hoje a ponte Balana? (2)

Também em relação ao 10 de Junho mais uma vez não vai dar para lá ir neste dia com muita pena minha, sempre ia conhecer mais alguns tertuliano mas fica para uma próxima.

Um abraço, Albano, Guifões / Matosinhos
(ex-1º cabo, CCAÇ 4150, Guidaje, 1973/74)

__________

Notas de L.G.

(1) Vd. pots de 5 de Junho de 2006 > Guiné 63/74 - P847: XXI Convívio da CART 3494 (1972/74), no Quartel Serra do Pilar, V.N. Gaia, em 10 de Junho

(2) Vd. pots de 6 de Junho de 2006 > Guiné 63/74 - P850: O Álbum fotográfico do Albano Costa (2): a Ponte Balana (Gandembel)

Sem comentários: