domingo, 4 de dezembro de 2005

Guiné 63/74 - P317: Cabo Verde (1941/43) (4): Mindelo, terra de B. Leza e de Cesária Évora (Luís Graça)

Cabo Verde > Ilha de São Vicente > Legenda: "Jantar em San Vicente, nosse terre. Nativos em festa. Recordações da minha estada em C. Verde (Expedição). 1941-1943. Luís Henriques" . © Luís Graça (2005)

1. Em 11 de Novembro passado, recebi um e-mail de Mic Dax, tendo por assunto: Fotos de S.Vicente, Cabo Verde

Bom dia: Eu sou o Mic Dax, eu sou francès e não falo portuguès muito bem, falo só crioulo caboverdiano. Morando em Cabo Verde desde 5 anos, abri um site na Internet sobre Mindelo (Mindelo Infos ) e sobre o arquipelago em geral.

Encontrei vosso blog e as fotografias do vosso pai em São Vicente. Se o senhor permite-me, desejaria instalar-os no album de meu site.

Obrigado, até logo,
Mic Dax.

http://www.cesaria.info/

Cabo Verde > São Vicente > Legenda: O pôr do sol em São Vicente. O célebre Monte da Cara... E o lindo porto do mar que parece adormecido. Maio de 1963. São Vicente. Luís [Henriques] ".

© Luís Graça (2005)


2. Eis a minha resposta:

Enchanté, Mic Dax! Je parle français et je voudrais bien parler le créole du Cap-Vert… Salut, copain ! Tu peux utiliser les photos sur le Cap-Vert, que tu as trouvé dans mon blog (un blog colective sur la guerre coloniale en Guinée-Bissau, 1963/74).

Mon père a fait le service militaire dans l’île de Saint Vincent, pendant le période de 1941/43. Heuresement, il est encore vivant. Il aime beacoup les îles mas il n’est jamais retourné lá-bas. Il ya au moins trois textes sur mon père, avec des vieux photos de ce temps-là… Mais j’en irai publier plus…

Je ne connais pas ton île. J’y irais un autre jour, en vacances. Alors, tu me paies un verre de grogue (..).
________

(1) 12 de Julho de 2005 > Guiné 69/71 - CIV: Cabo Verde (1941/43) (1): os mortos e os esquecidos do império

(2)26 de Julho de 2005 > Guiné 63/74 - CXXVI: Cabo Verde (1941/1943) (2): esperando os invasores

(3) 22 de Outubro de 2005 > Guiné 63/74 - CCLIV: Cabo Verde (1941/43) (3): sodade di Son Vicente

Cabo Verde > São Vicente > Legenda: Hábito de São Vicente. Pisando o milho num almofariz para depois fazerem a cachupa. São Vicente. Maio de 1943 (?). Luís Henriques ".

© Luís Graça (2005)


3. Embora não conhecendo as ilhas (estive uma escassa hora ou duas no Sal, em paragem técnica do avião que me trouxe de férias, de Bissau a Lisboa, em 1970), prendem-me laços de afectividade a São Vicente e à cidade do Mindelo. Ou, no mínimo, memórias de infância.

De facto, o meu pai foi expedicionário na ilha, no auge da II Guerra Mundial (1941/43). Falava-me da ilha e da sua gente com ternura e saudade. Aliás, ainda me fala, porque felizmente está vivo.

Tenho aqui vindo a reproduzir algumas das fotos do seu tempo, que possam ter algum valor documental, apesar da fraca qualidade da imagem (a digitalização foi feita sobre cópias em formato reduzido e em muito mau estado).

Cabo Verde > São Vicente > Legenda: "Depois da parada, o desfile das viaturas. No dia 14 de Agosto de 1942 [, Dia da Infantaria Portuguesa]. Alguma das tantas autoambulâncias e outras viaturas. Mindelo. S. Vicente".

© Luís Graça (2005)

São Vicente é, além disso, a terra natal, entre muitos outros artistas, do (i) maior compositor de mornas de Cabo verde, de seu nome (artístico) B.Leza (injustamente esquecido, comemora-se este ano, a 3 de Dezembro, o seu 1º centenário de nascimento), além da (ii) grande Cesária Évora.

Amílcar Cabral, embora nascido em Bafatá (1924), de pais caboverdeanos, regressou à terra dos seus antepassados em 1932, e completou no Mindelo o Curso Liceal, em 1943. Era quatro anos mais novo do que o meu pai, que na época prestava serviço militar na ilha. A guerra de libertação da Guiné terá começado a germinar, enquanto ideia, no Liceu do Mindelo. Não sei, é uma mera hipótese a ser explorada pelos biógrafos de Amílcar Cabral e demais historiadores da guerra colonial.

Cabo Verde > São Vicente > Legenda: " As peças antiaéreas do Monte Sossego [monte sobranceiro a João Ribeiro, pelas indicações que o meu pai me dá; também havia artilharia contra-costa]. Fotografia oferecido pelo meu amigo Boaventura em 21/7(?)/43 em Mindelo. S. Vicente. Luís H. ". Segundo informação do meu pai, esta peça, depois de montada, só ao fim de seis meses é que poderia ser usada... Em Janeiro de 1942, a ilha foi sobrevoada por um avião não identificado (possivelmente alemão) e esta anti-aérea ainda não estava montada. Houve alarme geral... O pelotão dele (o 1º da 3ª Companhia do Batalhão de Infantaria nº 5) foi destacado, por uns dias, para o Calhau...

© Luís Graça (2005)

Foram anos muito difíceis para o povo caboverdiano e, em especial, para os mindelenses. Mas também não foram fáceis para os expedicionários portugueses cuja missão, na ilha de São Vicente, era defendê-la de um eventual ataque quer das potências do Eixo (em particular a Alemanha) quer dos Aliados (e em especial a Inglaterra).

Publico hoje mais umas fotos do velho álbum do meu pai.

Sem comentários: