terça-feira, 29 de novembro de 2005

Guiné 63/74 - P300: Tabanca Grande: Parece que foi ontem (CCAÇ 3327, 1971/73: Teixeira Pinto, Bissássema) (Rui Esteves)

Caro Luís Graça,

Chamo-me Rui Esteves, tenho 57 anos de idade, fui furriel miliciano enfermeiro. Pertenci à Companhia de Caçadores 3327, formada nos Açores,companhia denominada independente.
Chegámos a Bissau em Janeiro de 1971; regressámos em Janeiro de 1973.

Estivemos na zona de Teixeira Pinto / Cacheu ("acampámos"ao longo de meses ao longo da estrada que começou em Teixeira Pinto: a dormir no chão; sem água para banhos; sem qualquer construção que não fosse feita de folhas de palmeira).

Aqui morreu o único soldado da nossa companhia.

Quando começou a estação das chuvas, fomos distribuídos por vários aquartelamentos da zona.
Em Novembro fomos transferidos para a zona de Tite, para Bissássema (1), onde rendemos uma CCAÇ que estava muito desmoralizada e com muitas baixas quer em combate quer por motivos de saúde.

Encontrei aqui um rapaz que tinha feito a recruta comigo, nas Caldas da Raínha: falo do Pedro Alegre, que tinha um jeitão para a música e um azar do caneco em tudo o que se metia.

Os meses foram passando, escorrendo devagar... O tempo que eu passei a olhar para dentro, a sonhar com a vida aqui; os meus projectos para quando regressasse !

Em Janeiro de 1973, prestes a completar 24 meses de comissão, regressámos à Metrópole.
Tivemos sorte, as Companhias que se seguiram já fizeram 27, 28 meses de comissão...

Parece que foi ontem, e já estamos aqui quase a verificar na prática como será quando tiver 64 anos (lembram-se do When I'm Sixty-Four, do album Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band ?).

Voltarei a dar sinal.

Um abraço,
Rui Esteves

Os meus contactos:
Telemóvel (...)
E-mail: ruber@netcabo.pt
_____

(1) Em frente a Bissau, na margem esquerda do Rio Geba. Vd. Carta da Guiné.

Sem comentários: