quarta-feira, 23 de novembro de 2005

Guiné 63/74 - P287: Convívios do pessoal do BCAÇ 2852 e da CCAÇ 12: Resende (1999) (Humberto Reis)

Fotos que o Humberto Reis me mandou em 17 de Agosto de 2005, e que só agora chegam ao conhecimento da tertúlia. Aqui vão, com legenda. Os créditos fotográficos são do fotógrafo de serviço...

Faço votos para que estes camaradas, aqui identificados, apareçam aqui um dia destes a bater à porta da nossa tertúlia... Por minha parte, recordo com saudade, o pessoal da minha companhia, a CCAÇ 12: o Valente (ferido em combate), o Ramos, o Encarnação, o Galvão (ferido ao meu lado num operação na região do Xime, de que haveremos de falar um dia destes), o Patronilho, para além, obviamente, do Vacas de Carvalho, das Daimlers (que foi meu vizinho aqui, em Alfragide) e do pessoal do BCAÇ 2852, incluindo o nosso major Cunha Ribeiro, o eléctrico, o tal que um dia me disse, a mim e aos meus nharros:
- Se esta merda fosse uma fábrica minha, eu despedia-vos a todos, cambada de malandros!... (Andávamos a abrir valas, no perímetro do quartel, sob o sol escaldante da Guiné... E a pior coisa que podiam fazer a uma fula era dar-lhe uma enxada, uma pá e/ou uma picareta... Idiossincrasias dos fulas, que me diziam: - Trabalhar é bom para a mulher e para o tuga... Em contrapartida, era preciso andar à porrada com eles, debaixo de fogo, para eles se calaram por uns segundos!).

Claro que hoje recordo este (e outros episódios do nosso convívio quotidiano em Bambadinca) com um sorriso nos lábios... Porque recordar é viver. Falhei este almoço em Resende, em 1999, na casa de campo do Pinto dos Santos, de quem afinal também sou vizinho (vd. A Nossa Quinta de Candoz). Luís Graça

© Humberto Reis (2005).

Luís: Aqui vai uma foto de um almoço em Resende, na quinta do Pinto dos Santos, ex-furriel miliciano de Operações e Informações da CCS do BCAÇ 2852 (Bambadinca, 1968/72), realizado em 29 de Maio de 1999.

Identificam-se sentados na zona da relva e da esquerda para a direita :

(i) eu (e a Teresa); o ex-1º cabo Valente (o nosso barbeiro, da CCAÇ 12), residente no Porto; o ex-alferes miliciano Vacas de Carvalho, do Pelotão Daimler, residente em Lisboa;

(ii) no 1º degrau da escada reconhece-se o anfitrião, residente no Porto-Miramar e em Resende;

(iii) no 2º degrau, de barbas, o ex-soldado radiotelegrafista da CCAÇ 12, Ramos, residente na Quinta do Anjo, em Palmela;

(iv) no 3º degrau, o ex-1º cabo Galvão, da CCAÇ 12, residente na Covilhã; a seguir o ex-major de operações do BCAÇ 2852, o Cunha Ribeiro (mais conhecido por "o eléctrico" ou "o tiques") , residente no Porto;

(v) e no último degrau, ainda sentado, o ex-1º cabo Encarnação da CCAÇ 12 e residente em Massamá; o que está de pé, com a mão no corrimão da escada, é o ex-soldado condutor auto da CCAÇ 12 Patronilho, residente em Azeitão; dos restantes não me lembro dos nomes.


© Humberto Reis (2005).

Eis a segunda foto do almoço de Resende, com uma vista espectacular do Douro, tirada do quarto onde fiquei instalado lá no Turismo Rural (ou de Habitação?), do Pinto dos Santos.

Reconhecem-se da esquerda para a direita: (i) o Vacas de Carvalho; (ii) o Pinto dos Santos a conversar com o Cunha Ribeiro, que está de costas; (iii) o ex-furriel miliciano Lopes, dos Reabastecimentos, do BCAÇ 2852, residente em Linda A Velha; (iv) o ex-fur mil sapador do BCAÇ 2852 Bernardo, residente em Leiria; (v) e, de polo amarelo, o ex-1º cabo enfermeiro da CCAÇ 12 Sousa, residente na Trofa.

Sem comentários: