quinta-feira, 24 de novembro de 2005

Guiné 63/74 - P289: O Hélio Felgas do nosso tempo

1. Texto do A. Marques Lopes (coronel DFA, na reserva, e membro da nossa tertúlia):

Pois, caros camaradas tertulianos, conheci bem o então tenente-coronel Hélio Felgas, quando ele, no meu tempo por aquela zona, era comandante do agrupamento sediado em Bafatá.

Foi ele um dos culpados da minha estadia nocturna na bolanha de Sinchã Jobel e das desgraçadas operações que, depois, lá se fizeram. Foi ele que se mostrou grandemente preocupado se eu tinha ou não trazido a G3, quando regressei, e me levantou um problema sério:

- Você esteve 24 horas no campo do inimigo!.... - Consciencioso, como se vê, teórico (!) da guerra subversiva, chegou a dar esta cadeira na Academia Militar e passou à reserva como brigadeiro.

Não conheço o livro que o Luís e Humberto Reis referem, nem sabia que ele passou compulsivamente à reserva. De qualquer forma, não terá sido ouvido porque a sua história e comportamentos eram por demais conhecidos. E o Spinola conhecia-o bem.

Mantenhas
A. Marques Lopes

2. Texto do David Guimarães (ex-furriel miliciano da CART 2716, Xitole, 1970/72):

Sei que o comandante de Batalhão que estava em Bambadinca [BCAÇ 2852, 1968/70], antes de a gente os substituir [BART 2917, 1970/72], tinha apanhado uma porrada - pois no ataque que tiveram, em Maio de 1969, o General foi lá e encontrou a situação dos morteiros como eu já te disse, em massa e não instalados... Não sei se é verdade, foi o que me contaram...

Bem, aquela coisa [Op Lança Afiada] não foi como eles contam e não conquistaram nada ... O Fiofioli lá continuou... E isso de comer mais porco ou menos porco, enfim, foi o que nós fizémos... Sei que era a juventude e todos fizemos merda... Agora o que não aceito é que contem uma história de merdas e se vangloriem do que nem chegou a acontecer...

Como é óbvio os turras também seríamos nós, um pouco. Eles viviam na terra deles e defenderam-na com unhas e dentes até à independência... Depois eles tomaram como traidores os que andaram do nosso lado... Bem, será que não tiveram razão? Não sei...

Sabes, eu tenho que ser delicado e num blogue não posso dizer que um dos senhores tenentes coronéis que participou na Op Lança Afiada andava a tirar fotografias, obrigando ao General Spínola a ordenar ao seu ajudante de campo para ir falar com ele e pô-lo no sítio... Era o que se dizia no Xitole...

Quanto ao Coronel Felgas não sei, nem ouvi falar nele na altura...

Bem, quanto ao Spínola era uma bestinha mas também diziam que era um grande General...


3. Anteriormente eu tinha comentado para o David:

A rapaziada da tertúlia ainda não pegou na história do Fiofioli, tirando tu... Tu já viste a monumental churrascada que foi aquela merda ?! Os gajos do BCAÇ 2852 deitaram fora as rações e mataram e comeram os porcos todos dos balantas e beafadas! Milhares! Até vacas trouxeram, vivas, para o Xitole... Queimaram e esfoçaram tudo o que apareceu... E tudo para quê ? No final, arrebanharam uns 17 gatos pingados, quase tudo mulheres!... Que heróis!...

O relatório é uma maravilha e então as conclusões são do melhor! Recordas-te alguma vez de ouvir dizer que o coronel Hélio Felgas (Bafatá) tinha apanhado uma porrada do Spínola, jna mesma altura dos gajos do BCAÇ 2852 ? Eu sei que isto não é do teu tempo, mas podes ter conversado sobre isto com a velhice... Gostava que me confirmasses ...

Sem comentários: